PERSPECTIVAS DE HISTÓRIA GLOBAL NA AMÉRICA LATINA
Resumo
A história global, enquanto uma perspectiva teórico-metodológica, vem ganhando cada vez mais espaço, enriquecendo as discussões historiográficas em diversos campos. Esse interesse inegavelmente possui relações com o processo de globalização que vivenciamos. A perspectiva global propõe uma reflexão mais abrangente e crítica das narrativas eivadas de um eurocentrismo e nacionalismo metodológico. A América Latina possui uma tradição historiográfica preocupada com temas e abordagens mais amplos, que dialogam, em muitos aspectos, com uma perspectiva de história global. Nesse sentido, a produção epistemológica latino-americana, incorporando e assimilando conceitos e categorias como colonialidade do poder e do saber, aplicando uma perspectiva teórico-metodológica global e dialogando com outras áreas, vertentes teóricas e escolas acadêmicas, vem ganhando relevância e enriquecendo o debate, na medida em que propõe e promove novas perspectivas e ideias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Henrique Spitz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).