Entre a identidade e a devoção

Os conflitos entre o Cabido da Sé e a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos na cidade do Rio de Janeiro no século XVIII

Autores

  • Diego Santos Barbosa (21) 97469-2677

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender as práticas e estratégias da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, principalmente com relação ao período em que a igreja da irmandade foi tomada pelo Cabido da Sé do Rio de Janeiro entre os anos de 1737 até 1808, sendo assim, o estudo recai sobre os conflitos e disputas que foram travados por estas duas instituições. Neste sentido, privilegiaremos o enfoque sobre a busca da autonomia e das práticas devocionais desenvolvidas da irmandade pelo espaço de sua igreja, e, também, tentamos demonstrar como se construiu a relação entre a irmandade e outras instâncias de poder, como a judicial e a eclesiástica no período proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Santos Barbosa, (21) 97469-2677

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em História pelo mesmo programa  e universidade (PPGH-UNIRIO). Mestre em Ciência da Religião pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPCIR-UFJF). Autor do livro: A Festa do Divino Espírito Santo em Paraty: Entre o Religioso e o Secular, Editora: PacoEditorial (2017). Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Ex-bolsista pesquisador do Núcleo de Estudos da Religião (NUER/UERJ) com a Professora Doutora Sandra Maria de Sá Carneiro (2010-2011) e Ex-bolsista do Núcleo de Estudos da Antiguidade (NEA/UERJ) com a Professora Doutora Maria Regina Cândido (2012-2013). Atualmente curso Bacharelado em Psicologia pela Universidade IBMR. Interesse nos estudos de História, Psicologia, Antropologia e Religião. Realização do Intercâmbio na Universidade de Coimbra - Portugal (2011). Prêmio de Menção Honrosa conferido pela Prefeitura do Município de Magé / Secretaria de Educação e Cultura (2014).

Downloads

Publicado

2021-07-10