O Concílio de Niceia definiu a regulamentação da data da Páscoa no século IV?
Resumo
A Páscoa católica tem uma data móvel no calendário, sendo prescrita no primeiro domingo de Lua Cheia após o equinócio da primavera no Hemisfério Norte. Muitos autores afirmam que essa normatização da Páscoa foi instituída pelo Concílio de Niceia, realizado no ano de 325. Neste trabalho, objetiva-se desconstruir a ideia dessa vinculação por meio da problematização de diversosdocumentos do período que indicam a falta de normatização da data da Páscoa até o século IV e a fragilidade de tal atribuição à Niceia. A partir da documentação analisada, temos como resultado que a regulamentação dessa data é fruto de uma atribuição posterior, feita por clérigos como Dionísio, o Exíguo. Assim, depreende-se que a definição de uma data para a Páscoa, distinta do Pessach judaico, fez parte de um processo de definição identitária cristã.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Nathany Andrea Wagenheimer Belmaia, Cassio Henrique dos Santos Amador
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).