A internacionalização das notícias e o periódico O Correio Paulistano na cobertura da Revolução Russa
Resumo
O objetivo desse artigo é apresentar como a imprensa empresarial brasileira divulgou os principais acontecimentos da Revolução Russa entre setembro e outubro de 1917, marcados pela ascensão dos bolcheviques. Para tanto, foi realizada uma análise temática por meio do Software NVivo das edições do jornal O Correio Paulistano no contexto da modernização dos jornais cujo marco é a cobertura internacional da Primeira Guerra Mundial e no bojo dela estão as notícias da Revolução Russa. A hipótese inicial é que os jornais brasileiros construíram leituras que atuaram na elaboração das análises e perspectivas sobre a experiência histórica da Revolução Russa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Iamara Andrade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).