Alma em Linguagem
o anímico na filosofia de Wittgenstein
Resumo
Resumo: Neste artigo discute-se a atribuição de objetividade a expressões psicológicas subjetivas na filosofia de Wittgenstein, considerando o estatuto lógico do anímico em sua obra. Para tal, comenta-se brevemente dados biográficos do filósofo e apresenta-se conceitos essenciais como anímico, jogo de linguagem e significado. Então se explora o conceito de vivência do significado, abordando conceitos relacionados. Em seguida, examina-se como Wittgenstein estabelece a objetividade das expressões subjetivas. E arremata-se, enfim, com uma reflexão sobre as idiossincrasias da filosofia da psicologia de Wittgenstein e seus impactos na compreensão ontológica do ser humano e sua vida anímica.
Palavras-chave: Wittgenstein. Filosofia da psicologia. Anímico. Linguagem. Significado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mateus Ântoni Moreira da Silva Maciel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).