Star Wars (1977) as an appealing fiction: the success and the gathering symbols of Americanness
the success and the gathering symbols of Americanness
Resumo
Resumo: Este artigo aborda a Star Wars (1977), Hollywood e a utilização da Americanness pelo filme num contexto e modo específicos. Argumenta-se que a ficção do filme resulta sobretudo da fusão de elementos da tradição democrática, da exploração espacial, da fronteira ocidental e do orientalismo norte-americano sob uma interpretação específica da Americanness. Esta fusão ocorreu precisamente após mais ou menos uma década de cinema da Nova Hollywood, que, juntamente com a utilização de símbolos culturais amalgamados, produziu o filme considerado o salvador de Hollywood. Começando com as definições de Hollywood e de Americannness, o artigo contextualiza a dinâmica das salas de cinema até os anos 60 e a ascensão do cinema da Nova Hollywood. Logo a seguir, examina como estes elementos contextuais contribuíram para um espantoso sucesso de bilheteira, salientando o potencial de estudo de filmes de sucesso comercial num âmbito onde a investigação é relativamente escassa.
Palavras-chave: Star Wars; História do cinema; Americanness
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Arthur Menozzo da Rosa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).







