O Nacionalismo na educação brasileira: a construção de uma pátria (1838-2009)

Autores

  • Edson Alexandre Santos Real

Palavras-chave:

Nacionalismo, Educação, Nação

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar as políticas educacionais implementadas pelo governo brasileiro, entre meados do século XIX e durante o século XX. O foco central da discussão está baseado na educação e na construção de um pensamento nacionalista na recém criada República Federativa do Brasil, em 1889. Para conseguir suas metas, o Estado utilizou de todas as formas para criar a ideia de uma nação anterior aos fatos ocorridos em 1889. Para isso, a administração do país tentou munir um imaginário de “nação brasileira”, utilizando um pentágono composto pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, pelo Exército, pelo herói Tiradentes, pela Bandeira Nacional e o pelo Hino da Pátria. Esses símbolos do passado contribuíram para que a ideia de pertencimento a nação fosse aumentada gradativamente na mentalidade da população nacional. A escola, nesse sentido, foi utilizada como o principal veículo de promoção dos ideais estatais.

ABSTRACT: The aim of this paper is to analyze the educational policies implemented by the Brazilian government, between the late nineteenth century and during the twentieth century. The central focus of the discussion is based on education and the construction of a nationalist thinking in the newly created Federative Republic of Brazil, in 1889. To achieve its goals, the state of all forms used to create the idea of a nation before the events that occurred in 1889. For this, the country's administration tried to equip an imaginary "the Brazilian nation," using a pentagon composed of the Brazilian Historical and Geographical Institute, the Brazilian Army, the hero Tiradentes, the national flag and the anthem. These symbols of the past contributed to the idea of belonging to the nation was gradually increased in the mentality of the population. The school, in this sense, was used as the primary vehicle for promoting the ideal state.

KEYWORDS: Nationalism, Education, Nation.

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Publicado

2013-04-30