Entre estratégia e táticas: a inserção de Paulo Menten no campo das artes em São Paulo em meados dos anos 1960

Autores

  • Priscilla Perrud Silva Mestranda em História Social (Bolsista CAPES/DS 2014-2015) Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Palavras-chave:

Paulo Menten, Tática, Estratégia.

Resumo

Por meio deste escrito, objetivamos apresentar o artista visual Paulo Menten (1927- 2011), cuja participação ocorreu em duas Exposições Bienais Internacionais de São Paulo: a IX Bienal de São Paulo em 1967 e a X Bienal de São Paulo em 1969. O artista buscava ser inserido no campo das artes no início da década de 1960, quando decidiu deixar o trabalho como bancário e seguir a carreira artística. Assim, de acordo com as proposições conceituais de Michel de Certeau, entendemos que Paulo Menten utilizou de táticas a fim de alcançar sua principal estratégia, expor suas obras na Bienal de São Paulo, esta que visava acima de tudo, sua inserção definitiva no campo das artes de São Paulo-SP. Considerando nesta linha de interpretação, a conjuntura sócio-política e cultural do período do Regime Militar no Brasil.

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Publicado

2015-05-30