“MINHA HONRA SE CHAMA LEALDADE” A Mítica Cavaleiresca no Imaginário Nacional Socialista - Usos Propagandísticos de um Passado Lendário (1933 – 1945)

Autores

Palavras-chave:

Cavalaria, Medievalismo, Propaganda

Resumo

Neste artigo, analisamos cinco materiais propagandísticos do NSDAP produzidos entre os anos de 1933 e 1945. Nosso estudo se foca em artefatos publicitários (pôsteres, cartões postais e capas de revistas) que fazem referência direta ou indireta ao que nomeamos ‘mítica cavaleiresca’ – ou seja, que reproduzem ícones, símbolos e/ou padrões imagéticos amparados na figura do cavaleiro medieval como construção mítica. Neste sentido, acreditamos que o uso desta referência pela indústria midiática Nacional Socialista possui relevante papel retórico e discursivo; a representação do herói cavaleiresco como representante da ordem, da justiça e da moral vigente, possui um caráter eminentemente polissêmico, capaz de se adaptar a visões políticas e ideológicas distintas. Trata-se também de um trabalho que busca compreender os valores e simbolismos atrelados a determinadas imagens ‘canônicas’ da cultura ocidental e as razões que levam à sobrevivência destas no imaginário coletivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

PITERSE, Jan Nederveen. O Fim do Império Americano?: Os Estados Unidos depois da Crise. Trad. de Tommaso Besozzi. Belo Horizonte: Geração editorial, 2009. P. 21
JÚNIOR BRAGANÇA, Álvaro Alfredo. O germano e os Ritter a serviço do nacional-socialismo – propaganda e reapropriação política da imagem dos germanos e dos cavaleiros medievais na Alemanha nos 40. Brathair, São Luiz, v. 14, n. 2, 2014, p. 80.
DENNIS, David B. Desumanidades: Interpretações Nazistas da Cultura Ocidental. Trad. de João Barata. São Paulo: Madras, 2014. P. 41.
SILVA, Daniele Gallindo Gonçalves. Para uma (Re)Mitificação dos Nibelungen no Período entre Guerras Mundiais. Revista Eletrônicas Literatura e Autoritarismo. Cascavel, v._. nº 23, 2014, p. 62)
IDEM à nota nº 4
CLAXTON, E. Haley. The Knights of the Front: Medieval Hostory’s Influence on Great War propaganda. Crossing Borders: A Multidisciplinary Journal of Undergraduate Scholarship. Kansas; v. 1, Issue 1. 2015, p.2.
ALDROVANDI, Cibele Elisa Viegas. A Imagética Pretérita: Perspectivas Teóricas sobre a Arqueologia da Imagem. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia. São Paulo, v._, nº 19, 2009, p. 43.
ALDROVANDI, Cibele Elisa Viegas. A Imagética Pretérita: Perspectivas Teóricas sobre a Arqueologia da Imagem. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia. São Paulo, v._, nº 19, 2009, p. 39.
Aos pesquisadores interessados em verificar as imagens por nós coletadas, seja fins de pesquisa futura, ou no intuito de confirmar ou discordar dos argumentos apresentados neste artigo, ver a pasta “Propaganda Nazi – Representações do Medievo”, no site Pinterest. Link para acesso: <https://br.pinterest.com/rafaelomansan/propaganda-nazi-representa%C3%A7%C3%B5es-do-medievo/>
LE GOFF, Jacques. Heróis e Maravilhas da Idade Média. Trad. De Stephania Matousek. Petrópolis: Editora vozes, 2009. p. 88.
LUMSDEN, Robin. Himmler’s Black Order: A history of the SS, 1923-1945. Stroud, Reino Unido: History Press Limited, 2005. p. 64-66.
KEEGAN, John. Waffen-SS – Os Soldados da Morte. Tradução de Edmond Jorge. Rio de Janeiro: Renes, 1973. p. 31-33.
3 BURLEIGH, Michael. The Third Reich: A New History. Nova York: Hill & Wang, 2000. p. 80.
4 JÚNIOR BRAGANÇA, Álvaro Alfredo. O germano e os Ritter a serviço do nacional-socialismo – propaganda e reapropriação política da imagem dos germanos e dos cavaleiros medievais na Alemanha nos 40. Brathair, São Luiz, v. 14, n. 2, 2014, p. 85.
5 HOBSBAWM, Eric. Age of Extremes: The short Twentieth Century 1914-1991. Londres: Abacus, 1995, p. 118.
6 WETTE, Wolfram. The National Socialist Ideology of Violence and Hitler’s War Plans. In: DEIST, Wilhelm; MESSERSCHMIDT, Manfred; VOLKMANN, Hans- Erich; WETTE, Wolfram (orgs.). Germany and The Second World War. Oxford; Clarendon Press, 1990, p. 17.


WELCH, David. The Third Reich: Politics and Propaganda. Londres: Routledge, 2005. p. 61.

WELCH. The Third Reich: Politics and Propaganda. p.83
______. The Third Reich: Politics and Propaganda. p.84
GRAY, Colin S. War, Peace, and International Relations: An Introduction to Strategic History. Londres: Routledge, 2013, p. 126.
KOEHL, Robert. Feudal Aspects of National Socialism. American Political Science Review. Cambridge: Cambridge University Press, v. 54, n. 4, 1960, p. 921-933. Apud. KALLIS, Nazi Propaganda and the Second World War. p. 41.
Link para a imagem à esquerda:< https://www.buchfreund.de/Wochenspruch-der-NSDAP-1941-Folge-41-Dr-Goebbels-Bauern-und-Soldaten-Reichspropagandaleitung-der-NSDAP-Hg,56761491-buch?v=1>. Link para a imagem à direita: < https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&ved=0ahUKEwio44zqkqDTAhXCD5AKHeSXDcQQjBwIBA&url=https%3A%2F%2Fs-media-cache-ak0.pinimg.com%2F564x%2F7a%2Fa0%2F02%2F7aa002007209cf0c1ae946439bdd3352.jpg&bvm=bv.152180690,d.Y2I&psig=AFQjCNGvwJgLGLQfNQsq8PQHn4DClwpkdQ&ust=1492128730381831 >. Ambos os endereços acessados em 12/04/2017.
BRAGANÇA JÚNIOR, Álvaro Alfredo. Do guerreiro germano ao cavaleiro do século XIII Personagens históricos e modelos civilizacionais no mundo germânico continental: faces e interfaces. In: Lênia Márcia Mongelli. (Org.). De cavaleiros e cavalarias. Por terras de Europa e Américas. 1 ed. São Paulo: Humanitas, 2012. p. 77-86.
Link para acesso: < https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/564x/5a/ed/05/5aed054459571df55049d9c22e3b3b1e.jpg> . Acessado em 12/04/2017.
Link para acesso: https: <//br.pinterest.com/pin/552816922994269051/>. Acessado em 15/04/2017
Link para a imagem: <https://br.pinterest.com/pin/466826317596870861/>. Acessado em 15/04/2017
Link para a imagem: <https://br.pinterest.com/pin/502292164671467111/>. Acessado em 15/04/2017.
Link para a matéria: < http://www.publicmedievalist.com/vile-love-affair/> Acessado em 15/04/2017.
GEARY, Patrick. O Mito das Nações. São Paulo: Conrad, 2005.

Downloads

Publicado

2017-09-30