Estudo da ocorrência de cyberbullying contra professores na rede social Twitter por meio de um algoritmo de classificação bayesiano

Autores

  • Rafael José de Alencar Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.5.1.77-83

Palavras-chave:

Cyberbullying. Twitter. Mineração de Dados. Aprendizagem de Máquina. Filtro Bayesiano.

Resumo

O presente trabalho pretende contribuir com o mapeamento e a mensuração da ocorrência da violência virtual contra professores na rede social Twitter, por meio de técnicas computacionais baseadas em mineração de dados da Internet (web mining) e aprendizagem de máquina (machine learning). Para tal, foi realizada, durante uma semana, a coleta de postagens referentes a professores na rede social, as quais foram normalizadas e submetidas a um algoritmo de classificação Bayesiano capaz de realizar automaticamente a categorização do teor das mensagens como positivas, negativas ou neutras. Como resultado, obteve-se uma visualização gráfica hierárquica dos dados capaz de fornecer uma visão geral da gravidade e abrangência do fenômeno.

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Biografia do Autor

Rafael José de Alencar Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Possui graduação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas para Internet.

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Publicado

2012-04-23

Como Citar

DE ALENCAR ALMEIDA, R. J. Estudo da ocorrência de cyberbullying contra professores na rede social Twitter por meio de um algoritmo de classificação bayesiano. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 5, n. 1, p. 77–83, 2012. DOI: 10.17851/1983-3652.5.1.77-83. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16611. Acesso em: 6 jun. 2023.

Edição

Seção

Educação e Tecnologia