Estudo da ocorrência de cyberbullying contra professores na rede social Twitter por meio de um algoritmo de classificação bayesiano

Autores

  • Rafael José de Alencar Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.5.1.77-83

Palavras-chave:

Cyberbullying. Twitter. Mineração de Dados. Aprendizagem de Máquina. Filtro Bayesiano.

Resumo

O presente trabalho pretende contribuir com o mapeamento e a mensuração da ocorrência da violência virtual contra professores na rede social Twitter, por meio de técnicas computacionais baseadas em mineração de dados da Internet (web mining) e aprendizagem de máquina (machine learning). Para tal, foi realizada, durante uma semana, a coleta de postagens referentes a professores na rede social, as quais foram normalizadas e submetidas a um algoritmo de classificação Bayesiano capaz de realizar automaticamente a categorização do teor das mensagens como positivas, negativas ou neutras. Como resultado, obteve-se uma visualização gráfica hierárquica dos dados capaz de fornecer uma visão geral da gravidade e abrangência do fenômeno.

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Biografia do Autor

Rafael José de Alencar Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Possui graduação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas para Internet.

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Publicado

23-04-2012

Como Citar

DE ALENCAR ALMEIDA, R. J. Estudo da ocorrência de cyberbullying contra professores na rede social Twitter por meio de um algoritmo de classificação bayesiano. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 5, n. 1, p. 77–83, 2012. DOI: 10.17851/1983-3652.5.1.77-83. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16611. Acesso em: 19 jun. 2024.

Edição

Seção

Educação e Tecnologia