A alfabetização e sua relação com o uso do computador: o suporte digital como mais um instrumento de alfabetização na escola

Autores

  • Julianna Silva Glória Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.5.2.61-70

Palavras-chave:

Letramentos. Cultura Escrita. Alfabetização. Suportes de escrita. Computador.

Resumo

ste artigo divulga dados de tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação da FAE – UFMG (Faculdade de Educação – Universidade Federal de Minas Gerais), utilizando teorias advindas dos estudos sobre letramento e cultura escrita (Antonio Castillo Gomez, Brian Street, Magda Soares), da história da leitura e da escrita (Roger Chartier). Entre outros objetivos, buscamos compreender as interferências do suporte digital no processo de alfabetização de crianças de seis anos. Adotamos princípios da pesquisa qualitativa, acompanhando por um ano as atividades de uma turma de alunos realizadas no laboratório de informática de uma escola pública brasileira, em situações de alfabetização na tela. Na análise dos resultados apresentada neste texto, exploramos o potencial do computador como mais um instrumento de alfabetização utilizado pela escola, evidenciando o que ocorre no gesto gráfico do registro em tela e nos atos de copiar ou escrever o nome, demonstrando que ferramentas digitais trazem nova roupagem a estas tarefas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julianna Silva Glória, Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais

Possuo graduação pelo Fundação Percival Farquhar (1989) , especialização pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1994) , mestrado pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação-UFMG(2004) , doutorado pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação-UFMG(2011). Atuo como professora de ensino-Fundamental II na rede particular de ensico em Belo Horizonte, assim como DESIGNADA da FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MINAS GERAIS. Faço parte do Núcleo de pesquisa NEPEL da UEMG-BH e sou colaboradora do grupo de pesquisa ALADIM da FALE-UFMG. Tenho pesquisado, principalmente, sobre os seguintes temas: Letramento/letramento digital, alfabetização, suporte digital de texto, produção de leitura e texto através do computador.

Referências

CHARTIER, R. Os Desafios da escrita. Tradução de Fulvia M. L. Moretto. São Paulo: UNESP, 2002.

CHARTIER, Anne–Marie. Qual o papel da cópia na alfabetização? Jornal Letra A. Belo Horizonte, maio/jun., 2008, p. 3. (Caderno Troca de ideias).

FERREIRO, Emília e TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Suportes, instrumentos e textos de alunos e professores em Minas Gerais: indicações sobre usos da cultura escrita nas escolas no final do século XIX e início do Século XX. História da Educação, Pelotas: v. 13, n. 29, 2009, p. 29-56, set./dez.

GÓMEZ, Antônio Castillo. Historia de la cultura escrita. Ideas para el debate. Revista Brasileira de História da Educação, São Paulo, n. 5, p. 93-124, jan./jul. 2003.

LERNER, Delia. Qual o papel da cópia na alfabetização? Jornal Letra A. Belo Horizonte, maio/jun., 2008, p. 3. (Caderno Troca de idéias).

MOLINARI, Maria Claudia; FERREIRO, Emília. Identidades y diferencias em las primeras etapas del proceso de alfabetización. Escrituras realizadas em papel y em computadora. Lectura y vida, v. 28, n. 4, 2007. p. 18-30.

SOARES, Magda Becker.Novas práticas de leitura e escrita; letramento na cibercultura. Revista Educação e Sociedade. Campinas, v. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002.

STREET, Brian. ‘Multimodality and New Literacy Studies’ Festschrift for Gunther Kress, Inédito, 2009.

Downloads

Publicado

09-07-2012

Como Citar

GLÓRIA, J. S. A alfabetização e sua relação com o uso do computador: o suporte digital como mais um instrumento de alfabetização na escola. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 5, n. 2, p. 61–70, 2012. DOI: 10.17851/1983-3652.5.2.61-70. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16619. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação e Tecnologia