A formação do professor para o uso das TICs em sala de aula: uma discussão a partir do projeto piloto UCA no Acre

Autores

  • Darlan Machado Dorneles Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Lindinalva Messias do Nascimento Chaves Universidade Federal do Acre (UFAC)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.5.2.71-87

Palavras-chave:

TICS. UFAC. UNINORTE. Formação do professor.

Resumo

Neste trabalho, temos como objetivos examinar as Estruturas Curriculares da Universidade Federal do Acre (UFAC) e da União Educacional do Norte (UNINORTE), no que tange à formação dos professores para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem, e a situação atual da formação dos professores de nove escolas do Estado do Acre envolvidas no projeto “Um Computador por Aluno” (UCA). No diagnóstico, focalizamos, também, as atividades extensionistas e de pesquisa da UFAC no sentido de verificar se elas abarcam ações que envolvam as TIC e o ensino. Com isso, buscamos engendrar reflexões e discussões que possam contribuir para a melhoria da formação dos professores nos cursos de licenciatura deste Estado para a utilização adequada das TIC na educação. Constatamos que o estado incipiente da utilização das TIC relacionadas ao ensino se reflete diretamente na formação dos professores das escolas, na maioria oriundos destas instituições, que não tiveram, majoritariamente, em seus cursos, preparação para lidar com esses novos recursos em suas aulas. No que se refere à formação continuada do PROUCA, o número de participantes é expressivo, sendo interessante, contudo, investigar, em pesquisas futuras, as razões da resistência de alguns aos novos instrumentais. (pesquisa financiada pelo CNPq)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Darlan Machado Dorneles, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Acadêmico do Curso de Licenciatura Plena em Letras Português e respectivas Literaturas da Universidade Federal do Acre e bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É membro do grupo de pesquisa "Centro de Estudos dos Discursos do Acre - (CED-Ac)", no qual é orientado pela ilustríssima Profª. Dra. Lindinalva Messias do Nascimento Chaves.

Lindinalva Messias do Nascimento Chaves, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Professora Associada III da Universidade Federal do Acre (UFAC),Líder do grupo de pesquisa: Centro de Estudos dos Discursos do Acre (CED-Ac).

Referências

ACRE, Secretaria de Estado da Educação e Esporte. Projetos de Gestão Integrada de Tecnologias (PROGITEC). Rio Branco – Acre, 2012.

AOKI, Jane Maria Nóbrega. As tecnologias de informação e comunicação na formação continuada dos professores. EDUCERE, Revista da Educação, p.43-54, vol. 4, n.1, jan./jun., 2004. Disponível em: http://revistas.unipar.br/educere/article/viewFile/181/155. Acesso em: 26 jun. 2012.

BELLONI, Maria L. Educação a distância. Campinas, São Paulo: Associados, 2005.

BENTO, Raquel Matos de Lima. O uso do Laptop Educacional 1:1 nas séries iniciais do Ensino Fundamental: o que muda na gestão da sala de aula. Dissertação de Mestrado (PUC-SP). Belo Horizonte, 2010. Disponível em: http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Educacao_BentoRM_1.pdf. Acesso em: 26 jun. 2012.

BENTO, Raquel Matos de Lima; MARINHO, Simão P. O uso do laptop educacional no modelo 1:1: o que se altera no cotidiano da sala de aula? Disponível em: http://www.inf.pucminas.br/sbc2010/anais/pdf/wie/st01_06.pdf. Acesso em: 26 jun. 2012.

BRIGNOL, Sandra Maria Silva. Novas tecnologias de informação e comunicação nas relações de aprendizagem da estatística no ensino médio. Faculdade Jorge Amado, Salvador, 2004 (Monografia). Disponível em: http://www.redeabe.org.br/Monografia.pdf. Acesso em: 26 jun. 2012.

DANTAS, Aleksandre Saraiva. Formação inicial do professor para o uso das tecnologias de comunicação e informação. Revista Holos, ano 21, maio/2005. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/53/57. Acesso em: 26 jun. 2012.

LIMA, Patrícia Rosa Traple. Novas tecnologias de informação e comunicação e a formação dos professores nos cursos de licenciatura do Estado de Santa Catarina. Dissertação de mestrado. Florianópolis, 2001. Disponível em: http://www.inf.ufsc.br/~edla/orientacoes/patricia.pdf. Acesso em: 26 jun. 2012.

MACHADO, Márcia Alves de Carvalho. Oferta de disciplinas relativas às TIC nos cursos de licenciatura presenciais das universidades de Sergipe. In: Anais do V Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”. São Cristóvão: Sergipe, 2011. Disponível em: http://www.educonufs.com.br/vcoloquio/cdcoloquio/cdroom/eixo%2012/conteudo.htm. Acesso em: 26 jun. 2012.

MACIEL, Edson Jose. A formação do professor para as novas tecnologias na educação. Monografia de Pós-Graduação em Prática Docente. Criciúma: Santa Catarina, UNESC, 2004. Disponível em: http://www.bib.unesc.net/biblioteca/sumario/000025/000025A6.pdf. Acesso em: 26 jun. 2012.

MENDES, Alexandre. TIC – Muita gente está comentando, mas você sabe o que é? Revista Abril, s.n. imasters, artigo de nº8278, 2008. Disponível em: http://imasters.com.br/artigo/8278. Acesso em: 26 jun. 2012.

MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Formação docente e novas tecnologias. Anais do IV Congresso Iberoamericano de Informática na Educação, Brasília, Distrito Federal, 1998 Disponível em: http://www.cedu.ufal.br/projetos/internet/brasiliadef.htm. Acesso em: 26 jun. 2012.

MESSIAS, Lindinalva Messias do Nascimento Chaves. Projeto de extensão: as tecnologias da informação e comunicação (TIC) e o processo de ensino-aprendizagem. CEDAC, UFAC, 2011.

MORAN, José Manuel. Novos espaços de atuação do educador com as tecnologias. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/espacos.htm. Acesso em: 26 jun. 2012.

PEREIRA, Avelino Romero. Brasil: o uso de novas tecnologias na formação continuada de professores de ensino médio: a TV Escola. Disponível em: http://www.oei.es/docentes/articulos/novas_tecnologias_formacion_continua_profesores.pdf. Acesso em: 26 jun. 2012.

PERES, Jaidesson Oliveira. Semana de Letras da UFAC: debate ensino de línguas. Disponível em: http://www.ac24horas.com/2011/10/10/semana-de-letras-da-ufac-debate-ensino-de-linguas. Acesso em: 26 jun. 2012.

Portal da SEE. http://www.see.ac.gov.br/portal/. Acesso em: 26 jun. 2012.

Portal UFAC. http://www.ufac.br/. Acesso em: 26 jun. 2012.

Portal UNINORTE. http://www.uninorteac.com.br/site/. Acesso em: 26 jun. 2012.

Portal UCA. http://www.uca.gov.br/institucional/index.jsp. Acesso em: 26 jun. 2012.

PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. O uso do Computador na Formação do Professor: um enfoque reflexivo da prática pedagógica. In: Coleção Informática para a mudança na educação – Ministério da Educação/ Secretaria de Educação à Distância e Programa Nacional de Informática na Educação. Disponível em: http://escola2000.net/eduardo/textos/proinfo/livro14-Elisabeth%20Brisola.pdf. Acesso em: 21 mar. 2012.

SETTE, Sonia Schechtman; AGUIAR, Márcia Angela; SETTE, José Sérgio Antunes. Formação de professores em informática na educação: um caminho para mudanças. In: Coleção Informática para a mudança na educação – Ministério da Educação/ Secretaria de Educação à Distância e Programa Nacional de Informática na Educação. Disponível em: http://escola2000.net/eduardo/textos/proinfo/livro05-Sonia%20Sette%20et%20alii.pdf. Acesso em: 26 jun. 2012.

SILVA, Elbênia Marla Ramos. TIC na educação: análise preliminar dos novos saberes na formação docente nas universidades de Sergipe. Revista Contrapontos - Eletrônica, vol. 12 - n. 1 - p. 37-46 / jan.-abr., 2012. Disponível em: http://www6.univali.br/seer/index.php/rc/article/download/3063/2194. Acesso em: 26 jun. 2012.

TORRES, Maria Lícia. A formação de professores e as novas tecnologias: dificuldades ou exclusão. Revista Democratizar, n.2, ago./dez. 2011. Disponível em: http://www.faetec.rj.gov.br/desup/images/democratizar/v5n2/democratizar_v.v.n.2ago.dez.2011licia.pdf. Acesso em: 26 jun. 2012.

VALENTE, José Armando. Informática na Educação: o computador auxiliando o processo de mudança na escola. Disponível em: http://www.nte-jgs.rct-sc.br/valente.htm. Acesso em: 26 jun. 2012.

Downloads

Publicado

06-12-2012

Como Citar

DORNELES, D. M.; CHAVES, L. M. do N. A formação do professor para o uso das TICs em sala de aula: uma discussão a partir do projeto piloto UCA no Acre. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 5, n. 2, p. 71–87, 2012. DOI: 10.17851/1983-3652.5.2.71-87. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16620. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Educação e Tecnologia