Natureza do hipertexto no jornalismo digital para o público infantil

Autores

  • Izabel Cristina Diniz Aluna do Mestrado em Estudos de Linguagens do CEFET MG.
  • Leila Aparecida Anastácio CEFET-MG

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.5.2.110-123

Palavras-chave:

Jornalismo digital. Letramento. Hipertexto.

Resumo

Com base em estudos do jornalismo digital e do hipertexto, este artigo apresenta uma reflexão sobre a produção de jornalismo on-line destinado ao público infantil. Os periódicos investigados foram o jornal Folha de S. Paulo, seção “Folhinha”, no portal do referido jornal, e o jornal Estado de Minas, seção “Guri”, no “Blog do Guri”. O objetivo geral desse estudo de caso é verificar a natureza do hipertexto, nesses suplementos, a partir das características propostas por Marcuschi (2001). Além disso, pretende-se averiguar se há adequação das práticas de produção ao público-alvo, bem como ao novo ambiente e suporte de informação (o ciberespaço). Os resultados demonstram que os ambientes investigados apresentam todas as características de um hipertexto; no entanto, em grau diferente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izabel Cristina Diniz, Aluna do Mestrado em Estudos de Linguagens do CEFET MG.

Aluna do Mestrado em Estudos de Linguagens do CEFET MG.

Leila Aparecida Anastácio, CEFET-MG

Mestranda em Estudos de Linguagens do CEFET-MG

Referências

BLOG do Guri. Estado de Minas, Belo Horizonte. Disponível em:

http://www.dzai.com.br/guriblog/blog/guriblog. Acesso em: 27 nov. 2011.

BOLTER, J. D. Writing Space: The Computer, Hypertext, and the Hystory of Writing. Hillsdale, N.J.: Lawrence Erlbaum Associates, 1991 citado por MARCUSCHI, Luiz Antônio. O hipertexto como novo espaço de escrita em sala de aula. Revista Linguagem e Ensino, Pelotas, v. 4, n. 1, p. 79-111, 2001.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Diário de Oficial da União, Brasília, 16 jul. 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 28 ago. 2012.

BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de Gutenberg à internet. Tradução de Maria Carmelita Pádua Dias. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004 citado por RIBEIRO, Ana Elisa. Leituras sobre hipertexto: trilhas para o pesquisador. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA E I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA, 11.,Uberlândia, nov. 2006. Anais. Disponível em: http://www.ufpe.br/nehte/artigos/Leituras%20sobre%20hipertexto.pdf. Acesso em: 28 ago. 2011.

CÂMARA dos Deputados: Plenarinho: o jeito criança de ser cidadão. Disponível em: http://www.plenarinho.gov.br/. Acesso em: 25 nov. 2011.

COSCARELLI, Carla Viana (Org.). Entre textos e hipertextos. Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 65-84.

FARIA, Maria Alice de Oliveira. O jornal na sala de aula. 12. ed. São Paulo: Contexto, 2002. (Coleção Repensando a Língua Portuguesa).

FOLHINHA. Folha de S. Paulo, São Paulo. Seção. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/. Acesso em: 27 nov. 2011.

FRANCO, Carlos Paiva. O uso de um ambiente virtual de aprendizagem no ensino de inglês: além dos limites da sala de aula presencial. Dissertação (mestrado do Programa de Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada). UFRJ. 1999. Disponível em: http://www.letras.ufrj.br/linguisticaaplicada/docs/dissert/claudiofranco.pdf. Acesso em: 26 ago. 2012.

JOYCE, M. Of Two Minds. Hypertext Pedagogy and Poetics. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 1995.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Tradução de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

MAGALHÃES, Davi de Castro de. Papéis do público na produção de conteúdo digital: um estudo de caso da Folha.com. 2011. 74f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social) - Departamento de Jornalismo, Universidade de Brasília, Brasília, 2011. Disponível em: http://bdm.bce.unb.br/bitstream/10483/3667/1/2011_DaviDeCastroDeMagalhaes.pdf. Acesso em: 28 ago. 2012.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. O hipertexto como novo espaço de escrita em sala de aula. Revista Linguagem e Ensino, Pelotas, v. 4, n. 1, p. 79-111, 2001.

MELO, Nicéia Maria de Figueiredo Souza. Novas práticas de linguagem e novos letramentos: acultura da escrita através da transposição dos gêneros textuais impressos para o digital. In: ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA ANPUh-Ba, 5., Salvador. Anais. Salvador: ANPUh, 2010. Disponível em: http://www.anpuhba.org/anaisvencontro/N/Niceia_Maria_de_Figueiredo_Souza_Melo.pdf. Acesso em: 28 ago. 2012.

NELSON, T. H. Opening Hypertext: A Memoir. In: TUMAN, M. C. (Ed.). Literacy online: the promise (and peril) of reading and writing with computers. London: The University of Pittsburgh Press, 1992. p. 43-57.

NIELSEN, J. Be succinct!, 1997 apud COSCARELLI, Carla Viana (Org.). Entre textos e hipertextos. Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 79.

PENA, F. Teoria do jornalismo. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2008.

PLENARINHO. Disponível em: http://www.plenarinho.gov.br.

PRENSKY, Marc. Digital natives, digital immigrants parts I & II. On the Horizon, v. 9, n. 5, Jun. 2001. Disponível em: http://www.albertomattiacci.it/docs/did/Digital_Natives_Digital_Immigrants.pdf. Acesso em: 26 jul. 2011.

RIBEIRO, Ana Elisa. Leituras sobre hipertexto: trilhas para o pesquisador. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA E I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA, 11., Uberlândia, nov. 2006. Anais... Disponível em: http://www.ufpe.br/nehte/artigos/Leituras%20sobre%20hipertexto.pdf. Acesso em: 26 ago. 2011.

RICHARDSON, W. RSS: a quick start guide for educators. 2005. Disponível em: http://weblogged.com/wp-content/uploads/2006/05/RSSFAQ4.pdf. Acesso em: 26 jul. 2011.

SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf>. Acesso em: 26 ago. 2012.

TUMAN, M. C. (Ed.). Literacy online: the promise (and peril) of reading and writing with computers. London: The University of Pittsburgh Press, 1992.

VERÓN, E. Esquema para el análisis de la mediatización. Revista Diálogos de la Comunicación. Lima (Peru), n. 48, p. 9-17, 1997.

Downloads

Publicado

31-08-2012

Como Citar

DINIZ, I. C.; ANASTÁCIO, L. A. Natureza do hipertexto no jornalismo digital para o público infantil. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 5, n. 2, p. 110–123, 2012. DOI: 10.17851/1983-3652.5.2.110-123. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16623. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Produção Textual e Tecnologia