Natureza do hipertexto no jornalismo digital para o público infantil
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.5.2.110-123Palavras-chave:
Jornalismo digital. Letramento. Hipertexto.Resumo
Com base em estudos do jornalismo digital e do hipertexto, este artigo apresenta uma reflexão sobre a produção de jornalismo on-line destinado ao público infantil. Os periódicos investigados foram o jornal Folha de S. Paulo, seção “Folhinha”, no portal do referido jornal, e o jornal Estado de Minas, seção “Guri”, no “Blog do Guri”. O objetivo geral desse estudo de caso é verificar a natureza do hipertexto, nesses suplementos, a partir das características propostas por Marcuschi (2001). Além disso, pretende-se averiguar se há adequação das práticas de produção ao público-alvo, bem como ao novo ambiente e suporte de informação (o ciberespaço). Os resultados demonstram que os ambientes investigados apresentam todas as características de um hipertexto; no entanto, em grau diferente.
Downloads
Referências
BLOG do Guri. Estado de Minas, Belo Horizonte. Disponível em:
http://www.dzai.com.br/guriblog/blog/guriblog. Acesso em: 27 nov. 2011.
BOLTER, J. D. Writing Space: The Computer, Hypertext, and the Hystory of Writing. Hillsdale, N.J.: Lawrence Erlbaum Associates, 1991 citado por MARCUSCHI, Luiz Antônio. O hipertexto como novo espaço de escrita em sala de aula. Revista Linguagem e Ensino, Pelotas, v. 4, n. 1, p. 79-111, 2001.
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Diário de Oficial da União, Brasília, 16 jul. 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 28 ago. 2012.
BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de Gutenberg à internet. Tradução de Maria Carmelita Pádua Dias. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004 citado por RIBEIRO, Ana Elisa. Leituras sobre hipertexto: trilhas para o pesquisador. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA E I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA, 11.,Uberlândia, nov. 2006. Anais. Disponível em: http://www.ufpe.br/nehte/artigos/Leituras%20sobre%20hipertexto.pdf. Acesso em: 28 ago. 2011.
CÂMARA dos Deputados: Plenarinho: o jeito criança de ser cidadão. Disponível em: http://www.plenarinho.gov.br/. Acesso em: 25 nov. 2011.
COSCARELLI, Carla Viana (Org.). Entre textos e hipertextos. Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 65-84.
FARIA, Maria Alice de Oliveira. O jornal na sala de aula. 12. ed. São Paulo: Contexto, 2002. (Coleção Repensando a Língua Portuguesa).
FOLHINHA. Folha de S. Paulo, São Paulo. Seção. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/. Acesso em: 27 nov. 2011.
FRANCO, Carlos Paiva. O uso de um ambiente virtual de aprendizagem no ensino de inglês: além dos limites da sala de aula presencial. Dissertação (mestrado do Programa de Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada). UFRJ. 1999. Disponível em: http://www.letras.ufrj.br/linguisticaaplicada/docs/dissert/claudiofranco.pdf. Acesso em: 26 ago. 2012.
JOYCE, M. Of Two Minds. Hypertext Pedagogy and Poetics. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 1995.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Tradução de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
MAGALHÃES, Davi de Castro de. Papéis do público na produção de conteúdo digital: um estudo de caso da Folha.com. 2011. 74f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social) - Departamento de Jornalismo, Universidade de Brasília, Brasília, 2011. Disponível em: http://bdm.bce.unb.br/bitstream/10483/3667/1/2011_DaviDeCastroDeMagalhaes.pdf. Acesso em: 28 ago. 2012.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. O hipertexto como novo espaço de escrita em sala de aula. Revista Linguagem e Ensino, Pelotas, v. 4, n. 1, p. 79-111, 2001.
MELO, Nicéia Maria de Figueiredo Souza. Novas práticas de linguagem e novos letramentos: acultura da escrita através da transposição dos gêneros textuais impressos para o digital. In: ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA ANPUh-Ba, 5., Salvador. Anais. Salvador: ANPUh, 2010. Disponível em: http://www.anpuhba.org/anaisvencontro/N/Niceia_Maria_de_Figueiredo_Souza_Melo.pdf. Acesso em: 28 ago. 2012.
NELSON, T. H. Opening Hypertext: A Memoir. In: TUMAN, M. C. (Ed.). Literacy online: the promise (and peril) of reading and writing with computers. London: The University of Pittsburgh Press, 1992. p. 43-57.
NIELSEN, J. Be succinct!, 1997 apud COSCARELLI, Carla Viana (Org.). Entre textos e hipertextos. Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 79.
PENA, F. Teoria do jornalismo. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2008.
PLENARINHO. Disponível em: http://www.plenarinho.gov.br.
PRENSKY, Marc. Digital natives, digital immigrants parts I & II. On the Horizon, v. 9, n. 5, Jun. 2001. Disponível em: http://www.albertomattiacci.it/docs/did/Digital_Natives_Digital_Immigrants.pdf. Acesso em: 26 jul. 2011.
RIBEIRO, Ana Elisa. Leituras sobre hipertexto: trilhas para o pesquisador. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA E I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA, 11., Uberlândia, nov. 2006. Anais... Disponível em: http://www.ufpe.br/nehte/artigos/Leituras%20sobre%20hipertexto.pdf. Acesso em: 26 ago. 2011.
RICHARDSON, W. RSS: a quick start guide for educators. 2005. Disponível em: http://weblogged.com/wp-content/uploads/2006/05/RSSFAQ4.pdf. Acesso em: 26 jul. 2011.
SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf>. Acesso em: 26 ago. 2012.
TUMAN, M. C. (Ed.). Literacy online: the promise (and peril) of reading and writing with computers. London: The University of Pittsburgh Press, 1992.
VERÓN, E. Esquema para el análisis de la mediatización. Revista Diálogos de la Comunicación. Lima (Peru), n. 48, p. 9-17, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.