Natureza do hipertexto no jornalismo digital para o público infantil

Autores

  • Izabel Cristina Diniz Aluna do Mestrado em Estudos de Linguagens do CEFET MG.
  • Leila Aparecida Anastácio CEFET-MG

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.5.2.110-123

Palavras-chave:

Jornalismo digital. Letramento. Hipertexto.

Resumo

Com base em estudos do jornalismo digital e do hipertexto, este artigo apresenta uma reflexão sobre a produção de jornalismo on-line destinado ao público infantil. Os periódicos investigados foram o jornal Folha de S. Paulo, seção “Folhinha”, no portal do referido jornal, e o jornal Estado de Minas, seção “Guri”, no “Blog do Guri”. O objetivo geral desse estudo de caso é verificar a natureza do hipertexto, nesses suplementos, a partir das características propostas por Marcuschi (2001). Além disso, pretende-se averiguar se há adequação das práticas de produção ao público-alvo, bem como ao novo ambiente e suporte de informação (o ciberespaço). Os resultados demonstram que os ambientes investigados apresentam todas as características de um hipertexto; no entanto, em grau diferente.

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Biografia do Autor

Izabel Cristina Diniz, Aluna do Mestrado em Estudos de Linguagens do CEFET MG.

Aluna do Mestrado em Estudos de Linguagens do CEFET MG.

Leila Aparecida Anastácio, CEFET-MG

Mestranda em Estudos de Linguagens do CEFET-MG

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Publicado

31-08-2012

Como Citar

DINIZ, I. C.; ANASTÁCIO, L. A. Natureza do hipertexto no jornalismo digital para o público infantil. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 5, n. 2, p. 110–123, 2012. DOI: 10.17851/1983-3652.5.2.110-123. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16623. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Produção Textual e Tecnologia