O diálogo como mediador no estágio supervisionado de ensino: uma proposta de uso da Wiki como diário da prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.6.1.17-27Palavras-chave:
Moodle. Diário da Prática Pedagógica. Diário de Bordo. Wiki. Diálogo-problematizador.Resumo
O diálogo é mediador do processo de ensino-aprendizagem e precisa estar presente na prática pedagógica de acordo com o conceito de educação dialógica de Freire e com o Socioconstrutivismo de Vygotsky. Nesse sentido, a ferramenta Diário de Bordo, do Moodle, quando utilizada nas disciplinas de Estágio Supervisionado dos cursos de licenciatura a distância da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, como Diário da Prática Pedagógica, pode não atender à expectativa de promover diálogo entre os sujeitos, em busca de uma formação docente crítico-reflexiva. Uma solução para esse problema seria a utilização da ferramenta de atividade Wiki, em substituição à ferramenta Diário de Bordo, uma vez que aquela apresenta caráter hipermidiático e possibilidade de escrita colaborativa.
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