Autorregulação da aprendizagem em computação com apoio da metodologia Scrum

Autores

  • Marcia Amaral Correa de Moraes IFRS Câmpus Porto Alegre
  • Karen Selbach Borges IFRS Câmpus Porto Alegre
  • Fabio Okuyama IFRS Câmpus Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.6.2.66-77

Palavras-chave:

Autorregulação da aprendizagem. Metodologias ágeis. Aprendizagem no ensino superior. Scrum. Educação profissional.

Resumo

O presente trabalho apresenta o relato da experiência de desenvolvimento de processos autorregulatórios de aprendizagem com uma turma de terceiro semestre do curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Porto Alegre. Para tanto, foram utilizados recursos como o desenvolvimento de projetos acadêmicos apoiados pelo uso da metodologia Scrum e a avaliação baseada em rubricas. Pretende-se, através deste relato, instigar os leitores a uma reflexão sobre a necessidade da inovação nos meios educacionais, a fim de promover uma mudança de comportamento e atitude dos alunos em relação ao seu processo de aprendizagem.



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Biografia do Autor

Marcia Amaral Correa de Moraes, IFRS Câmpus Porto Alegre

Doutora em Educação; professora de Graduação e de Pós-Graduação

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Publicado

30-10-2013

Como Citar

MORAES, M. A. C. de; BORGES, K. S.; OKUYAMA, F. Autorregulação da aprendizagem em computação com apoio da metodologia Scrum. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 6, n. 2, p. 66–77, 2013. DOI: 10.17851/1983-3652.6.2.66-77. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16644. Acesso em: 3 out. 2024.

Edição

Seção

Educação e Tecnologia