Scratch – um primeiro olhar
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.8.2.137-152Palavras-chave:
Scratch, iniciantes em programação, linguagem de programaçãoResumo
RESUMO: Neste artigo, relatamos a atividade “Scratch, um primeiro olhar”, realizada com o objetivo de registrar as impressões e as respostas dos alunos ao olhar pela primeira vez para programas em Scratch. Apresentamos uma revisão sobre a caracterização da linguagem e do ambiente do Scratch, procurando identificar o que um aluno que nunca teve contato com programação pode usar para extrair informações dos programas. Diferente de outros trabalhos na literatura, destacamos o fato de os comandos serem escritos na língua materna dos alunos como um elemento grandemente facilitador para o entendimento dos mesmos por parte dos iniciantes. Os resultados dos experimentos mostram que a capacidade de leitura dos programas é uma grande aliada no entendimento daqueles que nunca programaram.
PALAVRAS-CHAVE: Scratch; iniciantes em programação; linguagem de programação.
ABSTRACT:In this paper, we report the “Scratch, a first glance” activity, conducted with the aim of registering the impressions and the responses of students when they looked for the first time to Scratch programs. We present a review on the characterization of Scratch language and environment, trying to identify what a student who never had contact with programming can use to extract information from the programs. Different from other works in literature, we highlight the commands written in the mother tongue of the students as a great facilitator to the understanding of the programs by the beginners. The results of the experiments show that the ability to read the programs is of great importance in the understanding from those who never had previous contact with programming.
KEYWORDS: Scratch; beginners in programming; programming language.
Downloads
Referências
AMIEL, T.; FEDEL, G. S.; ARANTES, F. L.; AGUADO, A. G. Dominando para não ser dominado: Autonomia tecnológica com o Projeto Jovem Hacker. In: 16º Workshop Internacional de Software Livre (WSL), evento realizado em conjunto com o Fórum Internacional de Software Livre (FISL 16), p. 1-13, Porto Alegre, BRASIL, 2015.
ARANTES, F. L.; AMIEL, T.; FEDEL, G. S. Nos rumos da autonomia tecnológica – desafios e lições aprendidas para a formação de jovens. In: XX Workshop de Informática na Escola - WIE 2014. III Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), Vol. 1, p. 308-317, Dourados, BRASIL, 2014.
BARRELLA, F. M. F. O Trabalho Linguístico do Sujeito ao Adquirir a Linguagem Logo, In: VALENTE, J. A. (Org.). Computadores e Conhecimento – repensando a educação. Campinas: gráfica Central da UNICAMP, 1993. p. 257–273.
BRENNAN, K.; RESNICK, M. New frameworks for studying and assessing the development of computational thinking. In: Annual Meeting of the American Educational Research Association (AERA), 2012, Vancouver, Canada. Proceedings of AERA 2012. p. 1-25.
CUNY, J.; SNYDER, L.; WING, J. M. Demystifying computational thinking for noncomputer scientists. Online: http://www.cs.cmu.edu/~CompThink/resources/TheLinkWing.pdf. 2010.
MALONEY, J.; RESNICK, M.; RUSK, N.; SILVERMAN, B.; EASTMOND,E. The scratch programming language and environment. ACM Transactions on Computing Education, v. 10, n. 4, p. 16:1–16:15, 2010.
PAPERT, S. Mindstorms: Children, Computers, and Powerful Ideas. Basic Books, Inc., New York, NY, USA, 1980.
RESNICK, M.; MALONEY, J.; MONROY-HERNÁNDEZ, A.; RUSK, N.; EASTMOND, E.; BRENNAN, K.; MILLNER, A.; ROSENBAUM, E.; SILVER, J.; SILVERMAN, B.; KAFAI, Y. Scratch: Programming for all. Communications of the ACM, v. 52, n. 11, p. 60–67, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.