Contribuições do sociointeracionismo para a aprendizagem de um idioma em plataformas digitais / Contributions from sociointeracionism to the learning of a language in digital platforms

Autores

  • Renata Santos de Morales Centro Universitário Ritter dos Reis
  • Noeli Reck Maggi Centro Universitário Ritter dos Reis
  • André Luis Marques da Silveira Centro Universitário Ritter dos Reis
  • Juliana Figueiró Ramiro Centro Universitário Ritter dos Reis

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.9.2.148-160

Palavras-chave:

aprendizagem de idioma, sociointeracionismo, plataformas digitais.

Resumo

RESUMO: Este artigo apresenta, a partir de um breve estudo de caso que tem como objeto a plataforma de ensino da Língua Inglesa My English Online, considerações iniciais sobre as possíveis contribuições da teoria sociointeracionista, proposta por Lev Semenovich Vigotsky, para um melhor desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem. No estudo da ferramenta, verificou-se que, tal como ocorre frequentemente em projetos de designinstrucional, o desenvolvimento da plataforma foi orientado pelo construtivismo de Jean Piaget, fato que será apresentado a partir da seleção e exposição reflexiva de algumas funcionalidades dessa plataforma. O desafio deste artigo é pautar, a partir da sugestão de inclusão de novas funcionalidades na plataforma, uma possibilidade de unir ambas as teorias com o objetivo de contribuir para a aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE: aprendizagem de idioma; sociointeracionismo; plataformas digitais.

 

ABSTRACT: This article presents, based on a brief case study which has as its object the English teaching platform My English Online, initial considerations on the possible contributions of the sociointeractionist theory proposed by Lev Semenovich Vigotsky, for a better development of virtual learning environments. The case study showed that, as often happens in instructional design projects, the development of the platform was guided by Jean Piaget’s constructivism, which will be presented from the selection and reflective display of a selection of the platform’s features. The challenge of this paper is to suggest, based on the inclusion of new features on the platform, a union of both theories in order to contribute to learning processes.

KEYWORDS: language learning; social interaction; digital platforms.

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Biografia do Autor

Renata Santos de Morales, Centro Universitário Ritter dos Reis

Mestre em Letras pelo Centro Universitário Ritter dos Reis e doutoranda em Letras pela mesma instituição.

Noeli Reck Maggi, Centro Universitário Ritter dos Reis

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora nos cursos de Graduação e Pós Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu no Centro Universitário Ritter dos Reis.

André Luis Marques da Silveira, Centro Universitário Ritter dos Reis

Doutor em Informática na Educação - Centro Universitário Ritter dos Reis

Juliana Figueiró Ramiro, Centro Universitário Ritter dos Reis

Mestranda em Design - Centro Universitário Ritter dos Reis

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Publicado

09-12-2016

Como Citar

SANTOS DE MORALES, R.; RECK MAGGI, N.; MARQUES DA SILVEIRA, A. L.; FIGUEIRÓ RAMIRO, J. Contribuições do sociointeracionismo para a aprendizagem de um idioma em plataformas digitais / Contributions from sociointeracionism to the learning of a language in digital platforms. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 9, n. 2, p. 148–160, 2016. DOI: 10.17851/1983-3652.9.2.148-160. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16732. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Educação e Tecnologia

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