O copo meio cheio: a rede como um campo de possibilidades de valorização de professores / Cup half full: the network as a field of opportunities for teachers’ appreciation
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.9.2.254-262Palavras-chave:
rede, docência, formação docente, valorização.Resumo
RESUMO:A experiência que resultou neste artigo deriva da criação da rede Professores transformadores, um projeto de troca de conteúdo, de diálogo e de formação entre professores, pedagogos, gestores, estudantes de licenciatura e interessados por uma Educação mais reflexiva e engajada. Criada em 2015, a rede visa aproximar professores que são autores de ações inovadoras e transformadoras, chamando a atenção para a importância de suas práticas na formação de estudantes como cidadãos autônomos, críticos e criativos. Com estratégias de reforço ao protagonismo e à valorização docente, a rede se propõe a contribuir para ressignificar a prática profissional dos envolvidos, ao refletir sobre possibilidades de superação das adversidades e de alguns dos dilemas da Educação brasileira. Suas propostas de ação operam de duas formas. Digitalmente, os integrantes têm acesso a conteúdos criados coletivamente e publicados em um site, em uma página e em um grupo de uma rede social. Localmente, nas cidades mineiras de Ouro Preto e Mariana, a rede atua por meio da mobilização de professores em torno de ações, como palestras, mostras de filmes e estudos dirigidos. Os resultados, até o momento, indicam uma receptividade quanto à proposta, com professores se articulando, empoderando-se e construindo relações de troca com colegas de todo o país.
PALAVRAS-CHAVE: rede; docência; formação docente; valorização.
ABSTRACT:The experience resulted in this article is derived from the creation of the network Professores transformadores (Transformative Teachers), a project based on content exchange, dialog and development among teachers, educators, managers, and undergraduate students and all of those interested in a more reflective and committed education. Created in 2015, the network aims to bring together teachers who are the authors of innovative and transformative actions, calling attention to the importance of their practices in the students’ development process as autonomous, critical and creative citizens. With reinforcement strategies to leadership and teaching appreciation, the network intends to contribute to reframe the professional practice of those involved by reflecting on possibilities of overcoming adversity and some of the Brazilian Education dilemmas. The proposals operate in two ways. Digitally, members have access to content collectively created and published on a website, on a page and among a group on a social network. Locally, in Ouro Preto and Mariana towns, in the state of Minas Gerais, Brazil, the network works by mobilizing teachers with activities such as lectures, film exhibitions and guided studies. The results so far indicate receptivity to the proposal, with teachers articulating, empowering themselves and building exchange relationships with colleagues across the country.
KEYWORDS: network; teaching; teacher development; appreciation.
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