Os verbos frasais mais frequentes na escrita de aprendizes: um estudo contrastivo

Autores

  • Priscilla Tulipa da Costa Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.10.2.31-49

Palavras-chave:

verbos frasais, corpus de aprendizes, escrita acadêmica, linguística de corpus

Resumo

RESUMO: Este estudo tem como objetivo analisar o uso dos verbos frasais do inglês na escrita acadêmica de aprendizes brasileiros. Para tanto, dois corpora contendo ensaios escritos por estudantes universitários foram utilizados, sendo um para estudo (Br-ICLE) e outro para referência (LOCNESS). A metodologia, baseada na Linguística de Corpus, se compõe de exames quantitativos realizados com o suporte do software AntConc para o tratamento e a análise dos dados. Os resultados sugerem que, em relação a outros tipos de verbos multipalavras, os verbos frasais são pouco usados nos textos de aprendizes. Entretanto, nota-se também que algumas das estruturas verbo + partícula encontradas se tornaram características desse tipo de produção textual, o que indica que o seu uso é cada vez mais comum na escrita de caráter mais formal. Ademais, a investigação também apontou semelhanças e diferenças de uso entre os grupos examinados, e para a constatação de que nativos e não nativos utilizam verbos frasais iguais em proporções bem semelhantes, ainda que haja casos de uso em desacordo com os padrões da língua inglesa por parte dos alunos brasileiros.
PALAVRAS-CHAVE: verbos frasais; corpus de aprendizes; escrita acadêmica; linguística de corpus.

   

ABSTRACT: This study aims at analyzing the use of English phrasal verbs in the academic writing of Brazilian learners. Therefore, two corpora containing essays written by college students were used: one as the study corpus (Br-ICLE), and the other as the reference corpus (LOCNESS). The methodology, which is based on Corpus Linguistics, consists of quantitative exams performed with the AntConc software support for the treatment and analysis of the data. The results suggested that, considering the other types of multi-word verbs, phrasal verbs are less used by learners in their essays. However, it is also noted that some of the verb + particle structures found have become typical of this type of textual production, which indicates that its use is increasingly common in a more formal writing. In addition, the research also pointed out similarities and differences in the use of phrasal verbs in both groups examined, as well as the finding that natives and non-natives use equal combinations in very similar proportions, although Brazilian students sometimes use phrasal verbs in disagreement with the English language standards
KEYWORDS: phrasal verbs; learner corpus; academic writing; corpus linguistics.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscilla Tulipa da Costa, Universidade Federal de Minas Gerais

Estudos Línguísticos - Linguística Teórica e Descritiva (Estudos da Língua em Uso)

Referências

ANTHONY, L. AntConc. Disponível em: http://www.antlab.sci.waseda.ac.jp/software.%20html. Acesso em: 15 dez. 2016.

BIBER, D; CONRAD, S; LEECH, G. E. Longman Grammar of Spoken and Written English. London: Longman, 2002.

BIBER, D; JOHANSSON, S; LEECH, G; CONRAD, S; FINEGAN, E. Longman Grammar of Spoken and Written English. London: Longman, 1999.

BRAZILIAN SUB-CORPUS OF THE INTERNATIONAL CORPUS OF ENGLISH (BRICLE). Disponível em: http://www2.lael.pucsp.br/corpora/bricle/. Acesso em: 24 jan. 2016.

CARTER, R; MCCARTHY, M. Cambridge Grammar of English. A Comprehensive Guide: Spoken and Written English Grammar and Usage. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.

CELCE-MURCIA, M; LARSEN-FREEMAN, D. The Grammar Book: An ESL/EFL Teacher's Course. Boston, MA: Heinle and Heinle Publishing Company, 1999.

COSTA, P. T. O uso dos multi-word verbs em textos acadêmicos de estudantes brasileiros do inglês: um estudo comparativo baseado em corpora. 2012. 61 f. Monografia (Graduação em Letras) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.

COSTA, P. T; AZEVEDO, A. M. T. Multi-word verbs na escrita acadêmica de aprendizes do inglês: um estudo baseado em corpus de estudantes brasileiros. Scripta, Belo Horizonte, v. 20, n. 38, p. 215-244, 1° sem. 2016.

COSTA, P. T. Os Phrasal Verbs na produção escrita de aprendizes brasileiros de inglês como segunda língua: uma análise baseada em corpus. 2017. 121 f. Dissertação (Mestrado em Linguística). Belo Horizonte: Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, 2017. p. 103-112.

DARWIN, C. M.; GRAY, L. S. Going after the phrasal verb: An alternative approach to classification. TESOL Quarterly, Vol. 33, n. 1, p. 65-83, 1999.

DOWNING, A. English grammar: a university course. 3ed. Revised Edition. New York: Routledge, 2015.

DOWNING, A. LOCKE, P. A university course in English grammar. Revised Edition. London; New York: Routledge, 2006.

FADANELLI, S. B. A Corpus study on Brazilian learners’ usage of English phrasal verbs. Revista Estudos Anglo-Americanos, n. 37, 2012. Disponível em: http://goo.gl/2xxTh8. Acesso em: 27 jan. 2016.

FLETCHER, B. Register and phrasal verbs. MED Magazine. The Monthly Webzine of McMillan English Dictionaries, v. 33, p. 45-54, 2005.

GARDNER, D.; DAVIES, M. Pointing out frequent phrasal verbs: A corpus-based analysis. TESOL Quarterly, v. 41, n. 2, p. 339-359, Jun. 2007.

GRANGER, S. From CA to CIA and back: An integrated approach to computerized bilingual corpora and learner corpora. In: AIJMER, K.; ALTENBERG, B.; JOHANSSON, M. Languages in Contrast. Lundi: Lundi University Press, 1996, p. 37-51.

GREENBAUM, S. QUIRK, R. A Student’s Grammar of the English Language. Longman, 1990.

JOHANSSON, S.; HOFLAND, K. Frequency analysis of English vocabulary and grammar: Based on the LOB corpus. Volume 1: Tag frequencies and word frequencies. Oxford: Claredon, 1989.

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. Revised Edition. London: Hodder Arnold Publication, 2004. KAMARUDIN, R. A Study on the Use of Phrasal Verbs by Malaysian Learners of English. 2013. 381 f. Thesis (Ph.D. in Philosophy) - University of Birmingham, Birmingham, 2013. Disponível em: . Acesso em: 21 dez. 2015.

LIAO, Y.; FUKUYA, Y. J. Avoidance of phrasal verbs: The case of Chinese learners of English. Language Learning, 2004, p. 193-226.

LONGMAN DICTIONARY OF CONTEMPORARY ENGLISH. New Edition. Pearson Education Limited: Harlow, 2003.

LOUVAIN CORPUS OF NATIVE ENGLISH (LOCNESS). Disponível em: https://www.uclouvain.be/en-cecl-locness.html Acesso em: 5 dez. 2015.

MCCARTHY, M.; O’DELL, F. English phrasal verbs in use. Cambridge University Press, 2004.

OXFORD PHRASAL VERBS DICTIONARY FOR LEARNERS OF ENGLISH. 1ª Edição. Oxford University Press: Oxford, 2001.

QUIRK, R; GREENBAUM, S; LEECH, G; SVARTVIK, J. A comprehensive grammar of the English language. London: Longman, 1985.

RAYSON, P. Matrix: A statistic method and software tool for linguistic analysis through corpus comparison. 2002. 207 f. Thesis (Ph.D. in Computer Science). Computer Departament, Lancaster University, Lancaster, 2002. Disponível em: https://goo.gl/KhDr91. Acesso em: 8 ago. 2016.

WAIBEL, B. Phrasal verbs in learner English: A corpus-based study of German and Italian students. 2007. 212 f. Dissertation (Doktorwürde der Philologischen) - Fakultät der AlbertLudwigs, Universität Freiburg, Alemanha, 2007. Disponível em: http://www.freidok.uni-freiburg.de/volltexte/3592/. Acesso em: 21 dez. 2015.

Downloads

Publicado

28-12-2017

Como Citar

COSTA, P. T. da. Os verbos frasais mais frequentes na escrita de aprendizes: um estudo contrastivo . Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 10, n. 2, p. 31–49, 2017. DOI: 10.17851/1983-3652.10.2.31-49. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16760. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Linguística e Tecnologia