Objetos de aprendizagem e ensino de literatura: inovação ou tradição?

Autores

  • Marly Aparecida Fernandes Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.2.121-134

Palavras-chave:

objetos de aprendizagem, multiletramentos, novos letramentos

Resumo

RESUMO: Este artigo discute a dimensão pedagógica e as possibilidades de uso significativo de objetos de aprendizagem para ensinar literatura no contexto brasileiro de Ensino Médio. Ele discute algumas perspectivas dos multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2006 [2000]; 2012) para a compreensão dos conteúdos dos objetos de aprendizagem e de modelos (designs) de aprendizagens, além de conceitos dos novos letramentos (LANKSHEAR; KNOBEL, 2011 [2007]) no sentido de se pensar em outras mentalidades e mudanças de posturas para ensinar literatura utilizando esses objetos de aprendizagem. Considera a necessidade de buscar discussões mais consistentes e amplas que objetivem avanços expressivos em relação às propostas de ensino de literatura com o uso de objetos de aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE: objetos de aprendizagem; multiletramentos; novos letramentos.

 

ABSTRACT: This article discusses the pedagogical dimension and the possibilities for a significant use of learning objects for teaching literature in the Brazilian Middle School context. It discusses some multiliteracies perspectives (COPE; KALANTZIS, 2006 [2000]; 2012) for the understanding contents of learning objects as well as learning designs for teaching literature, and new literacies concepts (LANKSHEAR; KNOBEL, 2011 [2007]) are also considered an attempt to understanding new ethos and new mindset for teaching literature using these learning objects. It considers necessary more consistent discussions concerning proposals of teaching literature using learning objects.

KEYWORDS: learning objects; multiliteracies; new literacies.

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Biografia do Autor

Marly Aparecida Fernandes, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Possui Graduação em Letras e Especialização em Estudos da Linguagem pela Universidade Metodista de Piracicaba. Possui Mestrado (2010) e Doutorado (2016) em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atuou como professora-tutora EAD no curso de formação de professores (Redefor – Curso de Especialização (PG - Lato Sensu) em Língua Portuguesa – EaD). Foi professora em cursos de graduação e de pós-graduação na Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Trabalhou em cursos técnicos na Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba. Atuou como professora de Língua Portuguesa e Literatura na Rede Salesiana de Ensino. Atuou em cursos técnicos na área de leitura e produção escrita. Atua na elaboração de conteúdos para materiais didáticos de Língua Portuguesa. Seus interesses de pesquisa envolvem o ensino de leitura (literária e não literária) em contextos diversos (escolares e não escolares) e sua interconexão com as novas tecnologias digitais (TDIC), recursos educacionais abertos, formação de professores, formação de leitores em contextos extraescolares, objetos digitais de aprendizagem em repositórios de conteúdos abertos e materiais didáticos (impressos e digitais), sob a perspectiva dos gêneros discursivos, dos Multiletramentos e dos Novos Letramentos. Faz parte do Grupo de Pesquisa: Livro Didático de Língua Portuguesa: Produção, Perfil e Circulação - LDP-Properfil (UNICAMP) e do Grupo Multiletramentos e abordagem da diversidade cultural no ensino de língua materna: O papel dos materiais didáticos (UNICAMP).

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Publicado

16-07-2018

Como Citar

FERNANDES, M. A. Objetos de aprendizagem e ensino de literatura: inovação ou tradição? . Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 11, n. 2, p. 121–134, 2018. DOI: 10.17851/1983-3652.11.2.121-134. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16796. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Educação e Tecnologia