Novas formas de aprender e ensinar: a integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na formação de professores da educação básica

Autores

  • Renata Reis Chiossi Colégio Pedro II
  • Christine Sertã Costa PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.2.160-176

Palavras-chave:

tecnologias de informação e comunicação, aprendizagem colaborativa, ensino

Resumo

RESUMO: A formação docente relacionada ao uso das tecnologias digitais é uma importante questão para a Educação Básica na contemporaneidade. As novas competências docentes são fundamentais para práticas de ensino e aprendizagens exitosas, principalmente as que envolvem o uso das tecnologias, tais como Internet, dispositivos móveis, redes sociais online, entre outros recursos. A capacitação docente precisa explorar o desenvolvimento de competências e habilidades técnicas e pedagógicas, norteadas pela reconstrução do conhecimento como forma de relacionar a informação à prática formativa, utilizando a tecnologia não como um fim em si mesma, mas capaz de revolucionar a prática pedagógica. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo abordar a utilização das tecnologias digitais e oferecer material didático com propostas de trabalho com as TIC, a ser disponibilizado por meio de um curso de formação para docentes da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), via plataforma Moodle, com o objetivo de capacitar e oferecer estratégias para incentivar os educadores a inserirem as tecnologias de informação e comunicação em suas práticas docentes de forma contextualizada e planejada pedagogicamente.

PALAVRAS-CHAVE: tecnologias de informação e comunicação; aprendizagem colaborativa; ensino.

 

ABSTRACT: The teacher’s training related to the use of digital technologies is an important issue for Basic Education in contemporary times. The new teaching skills are essential to the successful teaching and learning practices, especially in those that involve the use of technologies such as the Internet, mobile devices, online social networks, among other resources. The teacher’s training needs to explore the development of technical and pedagogical skills, guided by the reconstruction of knowledge as a way of relating information to a formative practice, using technology not as an “end” in itself but as a way of changing the pedagogical practice. Thus, this study intends to discuss the use of digital technologies and offer a pedagogical material with proposals to work with ICT through a training course for teachers of the State Secretary for Education of Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), through the Moodle platform, in order to offer strategies to encourage Educators to insert the information and communication technologies into their teaching practices, in a contextualized and pedagogically planned way.

KEYWORDS: information and communication technologies; collaborative learning; teaching.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Reis Chiossi, Colégio Pedro II

Mestre em Educação Básica pelo Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica pelo Colégio Pedro II. Possui graduação (licenciatura e bacharelado) em História pela Universidade Federal Fluminense (2009) e pós-graduação em Ensino de História pelo Programa de Residência Docente da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II (2013). Atualmente desenvolve pesquisas sobre os usos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na Educação Básica. Atua desde 2009 como professora de História em diversas modalidades da Educação Básica e, de 2013 a 2015, ministrou disciplinas dual language (Português e Inglês) no 1º Colégio Bilíngue da Rede Estadual, o Ciep 117 Carlos Drummond de Andrade Intercultural Brasil-EUA. Exerce, desde 2015, o cargo de Assistente Técnica da Superintendência Pedagógica da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ).

Christine Sertã Costa, PUC-Rio

Possui graduação em Tecnólogo em Processamento de Dados pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1988), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE/UFRJ(1992) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE/UFRJ (2000). Atualmente é professora da PUC-Rio atuando na graduação e no PROFMAT e do Colégio Pedro II, atuando como professora do ensino fundamental e médio e tendo parte da carga vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação desta instituição onde trabalha nos Programas de Residência Docente (PRD-CPII) e Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica, com pesquisas na área da educação básica (MPPEB-CPII). Dedica-se às áreas de Matemática e Ensino, com ênfase em Matemática Discreta, Combinatória, Grafos, Álgebra Linear, Matemática do ensino fundamental e médio e formação de professores da escola básica.

Referências

ALVES, A. J. O planejamento de pesquisas qualitativas em educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 77, p. 53-61, maio, 1991.

BEHRENS, M. A. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 2. ed. Curitiba: Champagnat, 2000.

FREITAS, M. T. Letramento digital e formação de professores. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 03, p. 335-352, dez. 2010.

LEMOS, A. In: SAVAZONI, R; COHN, S. (Orgs.). Cultura digital.br. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2009.

LITWIN, E. Tecnologia educacional: política, histórias e propostas. Porto Alegre, Artes Médicas, 1997.

MORAN, J. M., MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7. ed. São Paulo, SP.: Papirus, 2000.

SOUZA, V. V. Soares. Letramento digital e formação de professores. Revista Língua Escrita, n. 2, p. 55-69, dez. 2007.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, 2005.

Downloads

Publicado

16-07-2018

Como Citar

CHIOSSI, R. R.; COSTA, C. S. Novas formas de aprender e ensinar: a integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na formação de professores da educação básica . Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 11, n. 2, p. 160–176, 2018. DOI: 10.17851/1983-3652.11.2.160-176. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16798. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação e Tecnologia