Educação mediada por TIC em programas de juventude e alfabetização de adultos na República Dominicana

uma abordagem do estado da arteEducação mediada por TIC em programas de juventude e alfabetização de adultos na República Dominicana

Autores

  • Wiselis Rosanna Sena Rivas Universidad de Salamanca
  • Francisco Javier Herrero Gutiérrez Universidad de Salamanca
  • Sonia Casillas Martín Universidad de Salamanca

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.3.131-153

Palavras-chave:

ICT, education, Dominican Republic, youth and adult literacy programmes, basic digital resources.

Resumo

Esta pesquisa enfoca a relação entre Educação e TIC/Internet na República Dominicana. Especificamente, nos concentramos no contexto da educação básica em alfabetização em jovens e adultos, com o objetivo geral de compreender até que ponto as TIC são usadas na educação de adultos nesse país. Para isso, aplicamos um questionário a uma amostra de professores para saber a que recursos digitais eles têm acesso, como são usados e o diagnóstico de competências digitais percebidas por eles mesmos. Os principais resultados apontam para um número cada vez maior de recursos para uso em sala de aula, embora ainda haja espaço para melhorias. Além disso, a implantação da Internet como ferramenta básica para o fortalecimento do sistema educacional está progredindo, mas ainda não está completa. Concluímos que a falta de recursos pode estar contribuindo parcialmente para essa deficiência na imersão nas novas tecnologias, mas que é necessário continuar a implementar programas para reforçar as competências digitais dos professores, mesmo em um nível básico e tendo particularmente em conta os professores mais velhos. Isso certamente melhoraria o processo de ensino-aprendizagem, especialmente se considerarmos que os próprios professores consideram as TIC como um fator-chave no processo educacional.

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Publicado

26-12-2018

Como Citar

SENA RIVAS, W. R.; HERRERO GUTIÉRREZ, F. J.; CASILLAS MARTÍN, S. Educação mediada por TIC em programas de juventude e alfabetização de adultos na República Dominicana: uma abordagem do estado da arteEducação mediada por TIC em programas de juventude e alfabetização de adultos na República Dominicana. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 11, n. 3, p. 131–153, 2018. DOI: 10.17851/1983-3652.11.3.131-153. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16815. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação e Tecnologia