Novas maneiras de ressignificar, de participar e de colaborar na era da mobilidade informacional

Autores

  • Vagner Aparecido de Moura Moura Neuro-Humanities Lab

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.12.1.112-122

Palavras-chave:

mobilidade informacional, cidades desplugadas, individuação, subjetivação.

Resumo

RESUMO: As cidades desplugadas, na era da supermodernidade, impelem-nos a discutir, no presente artigo, o termo mobilidade informacional, com a finalidade de desnaturatizá-lo e trazer, à baila, as adversidades subjacentes a essa nova forma de subjetivação, de individuação e de mobilidade. Para lograr êxito nesse processo hermenêutico e investigativo, será utilizado como procedimento metodológico a revisão de literatura, embasada nos seguintes autores: Lemos (2007a, 2007b, 2008, 2009), Rivière (2006) e Tuan (2003). A intenção é de não só discutir as implicações entre mobilidade versus comunicação de massa, o processo de configuração e a reconfiguração do território informacional, mas também empoderar o coenunciador a tornar-se um “bricoleur” da transmodernidade, com o intuito de discutir o conceito de identidade na contemporaneidade e, assim, ressignificar o seu olhar no momento em que participa, colabora no processo de construção de novas maneiras de estabelecer vínculos e laços de pertencimento.

PALAVRAS-CHAVE: mobilidade informacional; cidades desplugadas; individuação; subjetivação.

 

ABSTRACT:

The unplugged cities, in the age of Supermodernity, lead us to discuss the term informational mobility in this article, aiming at denaturalizing it and bringing up underlying adversities to this new manner of subjectivation, individuation and mobility. In order to succeed in this hermeneutic and investigative process, the literature review will be used as methodological procedure, based on the following authors: Lemos (2007a, 2007b, 2008, 2009), Rivière (2006) and Tuan (2003). The intention is not only to discuss the implications between mobility and mass communication, the configuration process and informational territory’s reconfiguration, but also to empower the co-enunciator to become a “bricoleur” of the transmodernity, make possible to discuss the concept of identity in the contemporary society and, thus, to resignify his look at the time he is part of, collaborating in the building process of new ways of establishing links and the belonging feeling.

KEYWORDS: informational mobility; unplugged cities; individuation; subjectivation.

 

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Biografia do Autor

Vagner Aparecido de Moura, Moura Neuro-Humanities Lab

Administrador, Antropólogo Cognitivo, Linguista, Psicanalista e Psicopedagogo (Clínico e Institucional). Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP e Doutor em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre em LÍngua Portuguesa pela PUC/SP (2009), Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Campos Elíseos (SP), Bacharelado em andamento em Engenharia da Computação pela Univesp, Bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade Anhembi Morumbi (Laureatte International Universities 2016). Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (2012), graduado em História pela Universidade Metropolitana de Santos (2009), em Letras pela Universidade Cidade de São Paulo (2006), em Informatica com ênfase em gestão de negócios pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita (2006) e em Gestão de Negócios Internacionais pelo Centro Universitário Nove de Julho (2001). Atualmente, como cofundador do Moura Neuro-Humanities Lab desenvolvo pesquisas na área: Linguagem,Cognição e individuação. Essa tríade desmembra-se em investigações que norteiam o processo das atividades cognitivas de jovens, adultos e idosos que apresentam déficits linguísticos em virtude de patologias (demências degenerativas, Síndrome de Down, Autismo dentre outras) com o objetivo de relacionar o processamento da linguagem com sua fisiologia. Além disso, o Moura Neuro-Humanities Lab investiga a questão do processo de individuação em diferentes dinâmicas e práticas sociais: instituição escolar, meio corporativo, redes sociais e as questões relacionadas ao entrelaçamento entre cultura e consumo. Para ter êxito nesse processo investigativo, a metodologia perpassa ,por meio de uma perspectiva transdisciplinar, os campos da Antropologia, Comportamento do Consumidor, Estudos Culturais, História, Marketing, Psicanálise e Semiolinguística, com o intuito de elaborar um modelo teórico para não só observar o processo de significação e ressignificação dos bens culturais(material e imaterial) compartilhados na práxis e dinâmicas sociais, mas também teorizar acerca do conceito do Self e do mundo na contemporaneidade a qual possui a rubrica do não-lugar, da fluidez, da ubiquidade, da hibridização de linguagens, cultura e identidade.

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Publicado

08-03-2019

Como Citar

MOURA, V. A. de. Novas maneiras de ressignificar, de participar e de colaborar na era da mobilidade informacional . Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 12, n. 1, p. 112–122, 2019. DOI: 10.17851/1983-3652.12.1.112-122. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16835. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Comunicação e Tecnologia