Mídia pós-massiva: um levantamento de podcast especializado em meio ambiente como instrumento de conscientização ambiental

Autores

  • Arantxa Carla da Silva Santos Universidade da Amazônia
  • Renata da Cruz Paes Universidade do Estado do Pará
  • Altem Nascimento Pontes Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.12.1.153-168

Palavras-chave:

comunicação, internet, áudio, cibercultura.

Resumo

RESUMO: O intuito deste artigo é realizar um mapeamento dos podcasts existentes no Brasil e que são utilizados como ferramenta para disseminação de temas voltados ao meio ambiente. Para tanto, foi analisado o uso desse modelo de mídia de comunicação e o seu fator de conscientização ambiental. Em termos metodológicos, a pesquisa foi qualiquantitativa e exploratória, consistindo no levantamento de 20 podcasts de acesso gratuito e disponíveis na web. Foram contabilizados 1.189 episódios divididos desigualmente entre 20 podcasts. A partir da Análise de Conteúdo (AC), identificou-se que a maioria dos podcasts é produzido em São Paulo e surgiu no ano de 2018. Eles são publicados semanalmente e a maioria em formato de entrevista. Notou-se ainda que o tema ambiental de maior ocorrência é sustentabilidade. Apesar de esta mídia ser relativamente recente, especialmente no Brasil, os podcasts têm se disseminado e instigado debates sobre o meio ambiente, inclusive no que se refere à Amazônia, que é, entretanto, temática ainda pouco discutida nessa plataforma digital.

PALAVRAS-CHAVE: comunicação; internet; áudio; cibercultura.

 

ABSTRACT: The purpose of this article is to map the podcasts that exist in Brazil and are used as a tool to disseminate themes focused on the environment. For this, the use of this communication media model and its environmental awareness factor was analyzed. In methodological terms, the research was qualitative and exploratory, consisting of the survey of 20 podcasts of free access and available on the web. There were 1,189 episodes divided unequally between 20 podcasts. Anchored in the Content Analysis, it was identified that most podcasts are produced in São Paulo and emerged in the year 2018. They are published weekly, and most of them have the content based on interviews. It was also noted that the environmental theme of greatest occurrence is sustainability. Although this media is relatively recent, especially in Brazil, podcasts have disseminated and instigated debates about the environment, including about the Amazon, but it is still little discussed in this digital platform.

KEYWORDS: communication; internet; audio; cyberculture.

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Biografia do Autor

Arantxa Carla da Silva Santos, Universidade da Amazônia

Bacharela em Relações Internacionais
Especialista em Gestão Ambiental
Especialista em Docência do Ensino Superior

Renata da Cruz Paes, Universidade do Estado do Pará

Jornalista (DRT 2925)
Mestra em Ciências Ambientais

Altem Nascimento Pontes, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Ciências Físicas
Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Estado do Pará

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Publicado

14-04-2019

Como Citar

SANTOS, A. C. da S.; PAES, R. da C.; PONTES, A. N. Mídia pós-massiva: um levantamento de podcast especializado em meio ambiente como instrumento de conscientização ambiental . Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 12, n. 1, p. 153–168, 2019. DOI: 10.17851/1983-3652.12.1.153-168. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16838. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Comunicação e Tecnologia