TIC e literatura infantil: desafios da prática pedagógica na era digital

Autores

  • Juliana Prestes de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.12.2.116-134

Palavras-chave:

TIC, literatura lnfantil, prática pedagógica, narratologia.

Resumo

RESUMO: Este trabalho busca refletirem que medida há desafios na implementação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na organização pedagógica de professores de Literatura, mais especificamente de doutorandas em Letras – Área Estudos Literários. Além disso, procura-se pensar sobre a formação/capacitação docente, principalmente no que diz respeito ao ensino de Literatura Infantil. Ao atentar-se para tais ideias, foi proposto o auxílio de duas pós-graduandas, que estavam passando pela experiência de Docência orientada, na disciplina de Literatura Infantil, do Curso de Pedagogia da UFSM, na utilização de TIC para o ensino-aprendizado de Literatura. Nessa ocasião, foi avaliado se os recursos auxiliaram-nas a atingir o objetivo, a finalidade pretendida e se despertaram nos alunos o interesse pelo conteúdo, contribuindo para o aprendizado. A partir da análise dos relatórios, percebeu-se que aprender como aplicar as TIC em sala de aula e usá-las é importante.

PALAVRAS-CHAVE: TIC; literatura lnfantil; prática pedagógica; narratologia.

 

ABSTRACT: This paper reflects upon the challenges while implementing information and communication technologies (ICT) in the pedagogical organization of literature teachers, in particular those of language and literature PhD students. Furthermore, we seek to reflect upon teacher’s training, mainly concerning children’s literature teaching. By taking such aspects into consideration, it has been proposed the support of two post-graduate students going through an oriented teaching experience (Docência Orientada) in a Children’s Literature course, in the context of the Federal University of Santa Maria (UFSM) pedagogy undergraduate degree, while using ICT for literature teaching and learning. In this context, it has been checked whether the resources they used helped achieve their goals and whether they aroused student’s interest in the content, thus fostering learning. From the analysis of the reports, it became clear that learning how to apply and use ICT in the classroom is important.

KEYWORDS: ICT; children’s literature; pedagogical practice; narratology.

Biografia do Autor

  • Juliana Prestes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria
    Licenciada em Letras Português-Inglês, pela UTFPR - Pato Branco. Especialista em TIC aplicadas à educação, pela UAB UFSM. Mestra em Letras Estudos literários e doutoranda em Letras Estudos Literários, ambos pelo PPGLetras da UFSM.

Referências

ALMEIDA, M. E. B. de. Tecnologia na escola; criação de redes de conhecimento. In: MORAN, J. M. (org.). Integração das tecnologias na educação. Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, SEED, 2005. p. 70-73. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/2sf.pdf. Acesso em: 25 fev. 2018.

BAL, M. Narratology: introdution to the theory of narrative. Trad. Chistine Van Boheemen. 4 ed. Toronto: Universityof Toronto Press, 2017.

BARREIRO, I. M. de F.; GEBRAN, R. A. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.

BELLEI, S. L. P. Hipertexto e literatura. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2012.

BRATKOWSKI, B. R.; BAGGIO, J. E. Literatura e TIC: a formação do leitor na era digital. In: Manancial: repositório digital da UFSM. Santa Maria: UFSM, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3117. Acesso em: 03 out. 2017.

COPPOLA, N. C.; RAMOS, M. O uso do computador e da internet como ferramentas pedagógicas. Secretaria da Educação do Paraná, 2009. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2551-8.pdf. Acesso em: 03 mar. 2018.

MORGANA. Relatório de docência orientada II: primeiro semestre letivo de 2018. Relatório final da disciplina Docência orientada PPGLetras/UFSM, Santa Maria, 2018.

MARIELE. Relatório de docência orientada II: primeiro semestre letivo de 2018. Relatório final da disciplina Docência orientada PPGLetras/UFSM, Santa Maria, 2018.

NÓVOA, A. (org.). Os professores e a sua formação. 2 ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

RAMAL, A. C. Educação na Cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002. REIS, C.; LOPES, A. C. M. Dicionário de narratologia. Coimbra, Almedina, 1996.

REZENDE, N. L. de. O ensino de literatura e a leitura literária. In: DALVI, M. A. et al. (org.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013. p. 99-112.

VAILLANT, D.; MARCELO, C. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: UTFPR, 2012.

Downloads

Publicado

26-05-2019

Edição

Seção

Educação e Tecnologia

Como Citar

TIC e literatura infantil: desafios da prática pedagógica na era digital. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 12, n. 2, p. 116–134, 2019. DOI: 10.17851/1983-3652.12.2.116-134. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16846. Acesso em: 20 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

11-20 de 186

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.