TIC e literatura infantil: desafios da prática pedagógica na era digital
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.12.2.116-134Palavras-chave:
TIC, literatura lnfantil, prática pedagógica, narratologia.Resumo
RESUMO: Este trabalho busca refletirem que medida há desafios na implementação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na organização pedagógica de professores de Literatura, mais especificamente de doutorandas em Letras – Área Estudos Literários. Além disso, procura-se pensar sobre a formação/capacitação docente, principalmente no que diz respeito ao ensino de Literatura Infantil. Ao atentar-se para tais ideias, foi proposto o auxílio de duas pós-graduandas, que estavam passando pela experiência de Docência orientada, na disciplina de Literatura Infantil, do Curso de Pedagogia da UFSM, na utilização de TIC para o ensino-aprendizado de Literatura. Nessa ocasião, foi avaliado se os recursos auxiliaram-nas a atingir o objetivo, a finalidade pretendida e se despertaram nos alunos o interesse pelo conteúdo, contribuindo para o aprendizado. A partir da análise dos relatórios, percebeu-se que aprender como aplicar as TIC em sala de aula e usá-las é importante.
PALAVRAS-CHAVE: TIC; literatura lnfantil; prática pedagógica; narratologia.
ABSTRACT: This paper reflects upon the challenges while implementing information and communication technologies (ICT) in the pedagogical organization of literature teachers, in particular those of language and literature PhD students. Furthermore, we seek to reflect upon teacher’s training, mainly concerning children’s literature teaching. By taking such aspects into consideration, it has been proposed the support of two post-graduate students going through an oriented teaching experience (Docência Orientada) in a Children’s Literature course, in the context of the Federal University of Santa Maria (UFSM) pedagogy undergraduate degree, while using ICT for literature teaching and learning. In this context, it has been checked whether the resources they used helped achieve their goals and whether they aroused student’s interest in the content, thus fostering learning. From the analysis of the reports, it became clear that learning how to apply and use ICT in the classroom is important.
KEYWORDS: ICT; children’s literature; pedagogical practice; narratology.
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