Sing and learn

análise da recepção de uma ferramenta virtual de ensino de línguas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2020.24389

Palavras-chave:

Sing and learn, CALL, Estratégias de aprendizagem

Resumo

As tecnologias digitais da informação e comunicação estão presentes em nosso cotidiano a todo instante, influenciando também os processos de ensino-aprendizagem de língua estrangeira ao fornecer material autêntico e audiência real aos aprendizes. A ferramenta virtual Sing and Learn é um website de estudo de língua inglesa a partir de letras de músicas, ferramenta que não apenas proporciona exercícios de compreensão oral, como também oferece práticas de vocabulário, gramática, leitura e escrita, de maneira a instigar os alunos a se valer de diferentes estratégias de aprendizagem (MORAES, 2017). O presente trabalho busca, então, analisar uma lição realizada no Sing and Learn a partir do conceito de estratégias de aprendizagem (OXFORD, 1990; 2003), bem como será investigada a recepção de estudantes universitários diante da ferramenta citada. Para tanto, os dados da pesquisa foram obtidos através de um questionário virtual aplicado com alunos de uma disciplina de Inglês Instrumental após realizarem a lição. Como método de análise dos dados, foi construída, a partir de Saldaña (2012), uma classificação através de códigos para as respostas dadas pelos alunos às perguntas dissertativas propostas no questionário. Os resultados do estudo mostram uma aceitação da ferramenta por parte dos aprendizes, verificando que ela tem muito a contribuir para o ensino-aprendizagem de língua inglesa.

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Biografia do Autor

Melissa Giovana Lazzari, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduanda em Letras (Licenciatura em língua inglesa, língua portuguesa e suas respectivas literaturas) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participa como bolsista de Iniciação Cientifica CNPq do grupo de pesquisa "Significação, Forma e Contexto", com interesse em teoria e análise linguística. Tem experiência na área de ensino de língua estrangeira, tendo atuado como bolsista SEAD (Secretaria de Educação a Distância) e de Iniciação Cientifica em um grupo de pesquisa com interesse no ensino de língua estrangeira mediado por tecnologia.

Michele Moraes de Moraes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1999). Tem experiência na área de Letras.

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Publicado

23-07-2020

Como Citar

NUNES, M. B. .; LAZZARI, M. G. .; BARCELLOS, P. da S. C. C. .; MORAES, M. M. de . Sing and learn: análise da recepção de uma ferramenta virtual de ensino de línguas. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 13, n. 2, p. 56–82, 2020. DOI: 10.35699/1983-3652.2020.24389. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24389. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguística e Tecnologia