Sing and learn
análise da recepção de uma ferramenta virtual de ensino de línguas
DOI:
https://doi.org/10.35699/1983-3652.2020.24389Palavras-chave:
Sing and learn, CALL, Estratégias de aprendizagemResumo
As tecnologias digitais da informação e comunicação estão presentes em nosso cotidiano a todo instante, influenciando também os processos de ensino-aprendizagem de língua estrangeira ao fornecer material autêntico e audiência real aos aprendizes. A ferramenta virtual Sing and Learn é um website de estudo de língua inglesa a partir de letras de músicas, ferramenta que não apenas proporciona exercícios de compreensão oral, como também oferece práticas de vocabulário, gramática, leitura e escrita, de maneira a instigar os alunos a se valer de diferentes estratégias de aprendizagem (MORAES, 2017). O presente trabalho busca, então, analisar uma lição realizada no Sing and Learn a partir do conceito de estratégias de aprendizagem (OXFORD, 1990; 2003), bem como será investigada a recepção de estudantes universitários diante da ferramenta citada. Para tanto, os dados da pesquisa foram obtidos através de um questionário virtual aplicado com alunos de uma disciplina de Inglês Instrumental após realizarem a lição. Como método de análise dos dados, foi construída, a partir de Saldaña (2012), uma classificação através de códigos para as respostas dadas pelos alunos às perguntas dissertativas propostas no questionário. Os resultados do estudo mostram uma aceitação da ferramenta por parte dos aprendizes, verificando que ela tem muito a contribuir para o ensino-aprendizagem de língua inglesa.
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