Drivers da adoção de metodologias não tradicionais

estudo de caso no mestrado-integrado de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.26709

Palavras-chave:

Metodologias não tradicionais, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Difusão da inovação, Teoria institucional, Ensino superior

Resumo

O estudo analisou diversos documentos do curso de mestrado-integrado em Engenharia Elétrica e de Computadores de uma Universidade Pública Portuguesa. Avaliou-se quais são os drivers institucionais potencialmente responsáveis pela adoção de novas metodologias no curso. Realizou-se um estudo de caso com abordagem qualitativa baseada em métodos mistos: análise estatística aplicada a corpus textuais e complementada por análise de conteúdo. Como resultados emergiram duas classes de análise de conteúdo: competências e conhecimentos esperados dos estudantes; e aspectos da formação em Engenharia Elétrica e do ciclo de estudos. Identificaram-se sete drivers da adoção de novas metodologias no curso, com base nas teorias da difusão da inovação e teoria institucional: formação, desenvolvimento, competência, ciclo de estudos, novo, tecnologia e UC. Cada um destes drivers possui os seus próprios outcomes (resultados), 16 no total, que apresentam os efeitos percebidos pelos docentes, avaliadores de curso e coordenadores.

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Biografia do Autor

Cleber Augusto Pereira, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal, Portugal

Doutorando no Programa de Doutoramento (Ph.D.) em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (EEC) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Portugal.

Professor Adjunto na Universidade Federal do Maranhão.

Pesquisador líder do Núcleo de Estudos em Educação e Pesquisa Aplicados ao Ensino Superior de Contabilidade (NEEPESCO) na Universidade Federal do Maranhão.

Paulo Moura Oliveira, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal, Portugal

Engineering Department, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Manuel José Cabral dos Santos Reis, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal, Portugal

Atualmente é Professor Associado com Agregação no Departamento de Engenharias, Escola de Ciências e Tecnologia da UTAD. As suas principais áreas de interesse incluem: processamento de sinal e imagem e aplicações; estudo e desenvolvimento de dispositivos e sistemas para ambientes inteligentes amigáveis; desenvolvimento de métodos e ferramentas multimédia aplicáveis ao ensino/aprendizagem, em particular a utilização de recursos educativos na Internet. É membro integrado do Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro (IEETA) da Universidade de Aveiro. Colabora ainda com o “Grupo de Pesquisa Multidisciplinar do IFPA-Santarém-Brasil (IFPA )” na Linha de investigação “Computação na Educação” em estudos sobre a utilização das TI e metodologias de ensino utilizando a Computação como meio no processo de ensino-aprendizagem, desde agosto 2012 e com o “Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF)” da Universidade de Aveiro, desde janeiro de 2014.

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Publicado

30-12-2020

Como Citar

PEREIRA, C. A. .; OLIVEIRA, P. M. .; REIS, M. J. C. dos S. . Drivers da adoção de metodologias não tradicionais: estudo de caso no mestrado-integrado de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 14, n. 1, p. e26709, 2020. DOI: 10.35699/1983-3652.2021.26709. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/26709. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Ensino Superior e Tecnologia