Drivers da adoção de metodologias não tradicionais
estudo de caso no mestrado-integrado de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
DOI:
https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.26709Palavras-chave:
Metodologias não tradicionais, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Difusão da inovação, Teoria institucional, Ensino superiorResumo
O estudo analisou diversos documentos do curso de mestrado-integrado em Engenharia Elétrica e de Computadores de uma Universidade Pública Portuguesa. Avaliou-se quais são os drivers institucionais potencialmente responsáveis pela adoção de novas metodologias no curso. Realizou-se um estudo de caso com abordagem qualitativa baseada em métodos mistos: análise estatística aplicada a corpus textuais e complementada por análise de conteúdo. Como resultados emergiram duas classes de análise de conteúdo: competências e conhecimentos esperados dos estudantes; e aspectos da formação em Engenharia Elétrica e do ciclo de estudos. Identificaram-se sete drivers da adoção de novas metodologias no curso, com base nas teorias da difusão da inovação e teoria institucional: formação, desenvolvimento, competência, ciclo de estudos, novo, tecnologia e UC. Cada um destes drivers possui os seus próprios outcomes (resultados), 16 no total, que apresentam os efeitos percebidos pelos docentes, avaliadores de curso e coordenadores.
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