Drivers da adoção de metodologias não tradicionais

estudo de caso no mestrado-integrado de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.26709

Palavras-chave:

Metodologias não tradicionais, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Difusão da inovação, Teoria institucional, Ensino superior

Resumo

O estudo analisou diversos documentos do curso de mestrado-integrado em Engenharia Elétrica e de Computadores de uma Universidade Pública Portuguesa. Avaliou-se quais são os drivers institucionais potencialmente responsáveis pela adoção de novas metodologias no curso. Realizou-se um estudo de caso com abordagem qualitativa baseada em métodos mistos: análise estatística aplicada a corpus textuais e complementada por análise de conteúdo. Como resultados emergiram duas classes de análise de conteúdo: competências e conhecimentos esperados dos estudantes; e aspectos da formação em Engenharia Elétrica e do ciclo de estudos. Identificaram-se sete drivers da adoção de novas metodologias no curso, com base nas teorias da difusão da inovação e teoria institucional: formação, desenvolvimento, competência, ciclo de estudos, novo, tecnologia e UC. Cada um destes drivers possui os seus próprios outcomes (resultados), 16 no total, que apresentam os efeitos percebidos pelos docentes, avaliadores de curso e coordenadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleber Augusto Pereira, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal, Portugal

Doutorando no Programa de Doutoramento (Ph.D.) em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (EEC) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Portugal.

Professor Adjunto na Universidade Federal do Maranhão.

Pesquisador líder do Núcleo de Estudos em Educação e Pesquisa Aplicados ao Ensino Superior de Contabilidade (NEEPESCO) na Universidade Federal do Maranhão.

Paulo Moura Oliveira, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal, Portugal

Engineering Department, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Manuel José Cabral dos Santos Reis, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal, Portugal

Atualmente é Professor Associado com Agregação no Departamento de Engenharias, Escola de Ciências e Tecnologia da UTAD. As suas principais áreas de interesse incluem: processamento de sinal e imagem e aplicações; estudo e desenvolvimento de dispositivos e sistemas para ambientes inteligentes amigáveis; desenvolvimento de métodos e ferramentas multimédia aplicáveis ao ensino/aprendizagem, em particular a utilização de recursos educativos na Internet. É membro integrado do Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro (IEETA) da Universidade de Aveiro. Colabora ainda com o “Grupo de Pesquisa Multidisciplinar do IFPA-Santarém-Brasil (IFPA )” na Linha de investigação “Computação na Educação” em estudos sobre a utilização das TI e metodologias de ensino utilizando a Computação como meio no processo de ensino-aprendizagem, desde agosto 2012 e com o “Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF)” da Universidade de Aveiro, desde janeiro de 2014.

Referências

A3ES, AGÊNCIA DE AVALIAÇÃO E ACREDITAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR. Decisão do Conselho de Administração da A3ES NCE/14/01441 – Acreditação do novo ciclo de estudos. 2015a. Disponível em: https://www.a3es.pt/sites/default/files/NCE_14_01441_papnce_2014_dec_fin_ca.pdf. Acesso em: 13 nov. 2020.

A3ES, AGÊNCIA DE AVALIAÇÃO E ACREDITAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR.. Relatório final da Comissão de Avaliação Externa NCE/14/01441 – Acreditação do novo ciclo de estudos. 2015b. Disponível em: https://www.a3es.pt/sites/default/files/NCE_14_01441_papnce_2014_apapnce.pdf. Acesso em: 2 out. 2020.

BARDIN, Laurence. L’Analyse de contenu. France: Presses Universitaires de France, 1977.

BENZÉCRI, Jean-Paul. Linguistique et lexicologie. [S.l.]: Dunod, 2007.

BOOTH, Andrew D. A “Law” of occurrences for words of low frequency. Information and control, v. 10, n. 4, p. 386–393, 1967. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/82197825.pdf.

DAVIS, Fred D. Perceived Usefulness, Perceived Ease of Use, and User Acceptance of Information Technology. MIS Quarterly, v. 13, n. 3, p. 319, set. 1989. DOI: 10.2307/249008. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/249008?origin=crossref.

DENZIN, Norman K. Triangulation 2.0. Journal of Mixed Methods Research, v. 6, n. 2, p. 80–88, fev. 2012. DOI: 10.1177/1558689812437186. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1558689812437186.

DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. The Sage handbook of qualitative research. United Kingdom: Sage Publications, 2005.

DIMAGGIO, Paul J.; POWELL, Walter W. The iron cage revisited: Collective rationality and institutional isomorphism in organizational fields. American sociological review, v. 48, n. 2, p. 147–160, 1983. DOI: 10.2307/2095101. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/2095101.

EL-DIN, Ashraf Salah et al. Blended Learning Methodologies and ePedagogical Approaches Used in an Electrical and Computer Engineering Education Program Leading to International Accreditation. In: THE 13th International Conference on Virtual Learning. Bucharest, Romania: University of Bucharest e University of Alba Iulia, 2018. p. 63–77.

GRAHAM, Ruth. The global state of the art in engineering education. Massachusetts, USA: Massachusetts Institute of Technology (MIT), 2018.

HILL, Richard J. Belief, Attitude, Intention and Behavior: An Introduction to Theory and Research. Contemporary Sociology, v. 6, n. 2, p. 244, mar. 1977. DOI: 10.2307/2065853. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/2065853?origin=crossref.

KANTER, Rosabeth Moss. Commitment and the Internal Organization of Millennial Movements. American Behavioral Scientist, v. 16, n. 2, p. 219–243, nov. 1972. DOI: 10.1177/000276427201600205. Disponível em: https://doi.org/10.1177/000276427201600205.

LEBART, Ludovic; SALEM, André. Statistiques textuelles. Paris: Dunod, 1994.

LI, Hanqing et al. Educational Objectives Formulation Based on Major Accreditation of Engineering Education. In: 5TH International Conference on Modern Education and Social Science. [S.l.: s.n.], jan. 2020. p. 184–189. DOI: 10.12783/dtssehs/mess2019/33749. Disponível em: http://dpi-proceedings.com/index.php/dtssehs/article/view/33749.

LU, Hongyu; YU, Xiao; ZHU, Xinmei. Research of the Engineering Competence Framework: Analysis Based on the Engineering Education Accreditation Criteria of 15 Countries. In: PROCEEDINGS of the 2nd International Workshop on Education Reform and Social Sciences (ERSS 2019). China: Atlantis Press, 2019. p. 158–167. DOI: 10.2991/assehr.k.191206.032. Disponível em: https://www.atlantis-press.com/proceedings/erss-19/125925520.

MACIEJEWSKI, Anthony A. et al. In: IEEE International Conference on Modern Electrical and Energy Systems (MEES). [S.l.: s.n.], 2017. v. 5, p. 8148–8161. DOI: 10.1109/ACCESS.2017.2690221. Disponível em: http://ieeexplore.ieee.org/document/7891011/.

MANZOOR, Arooj et al. Transformational model for engineering education from content-based to outcome-based education. International Journal of Continuing Engineering Education and Life-Long Learning, v. 27, n. 4, p. 266–286, 2017. Disponível em: http://www.inderscience.com/offer.php?id=87136.

MARCHAND, Pascal; RATINAUD, Pierre. L’analyse de similitude appliquée aux corpus textuels: les primaires socialistes pour l’élection présidentielle française (septembre-octobre 2011). In: ACTES des 11eme Journées internationales d’Analyse statistique des Données Textuelles. JADT. [S.l.: s.n.], 2012. p. 687–699.

MEYER, John W.; ROWAN, Brian. Institutionalized Organizations: Formal Structure as Myth and Ceremony. American Journal of Sociology, v. 83, n. 2, p. 340–363, 1977. DOI: 10.1086/226550. Disponível em: https://doi.org/10.1086/226550.

NAGER, Adams; ATKINSON, Robert D. The Case for Improving U.S. Computer Science Education. SSRN Electronic Journal, 2016. DOI: 10.2139/ssrn.3066335. Disponível em: https://www.ssrn.com/abstract=3066335.

NATIONAL ACADEMY OF ENGINEERING. Educating the engineer of 2020: Adapting engineering education to the new century. Washington, USA: The National Academies Press, 2005.

NATIONAL ACADEMY OF ENGINEERING. Grand Challenges for Engineering: Imperatives, Prospects, and Priorities: Summary of a Forum. Edição: Steve Olson. Washington, DC: The National Academies Press, 2016. DOI: 10.17226/23440. Disponível em: https://www.nap.edu/catalog/23440/grand-challenges-for-engineering-imperatives-prospects-and-priorities-summary-of.

NATIONAL ACADEMY OF ENGINEERING. The Engineer 2020: Visions of Engineering in the New Century. Washington, USA: The National Academies Press, 2004. DOI: https://doi.org/10.17226/10999.

PATIL, A.; CODNER, G. Accreditation of engineering education: review, observations and proposal for global accreditation. European Journal of Engineering Education, Taylor & Francis, v. 32, n. 6, p. 639–651, 2007. DOI: 10.1080/03043790701520594. Disponível em: https://doi.org/10.1080/03043790701520594.

PEREIRA, Cleber A.; OLIVEIRA, Paulo M.; REIS, Manuel J. C. S. Processos e metodologias não-tradicionais no Ensino Superior de Engenharia Elétrica: a percepção de coordenadores de curso em dois países lusófonos. Revista Meta: Avaliação, v. 12, n. 43, p. 211, mar. 2020. DOI: 10.22347/2175-2753v12i34.2219. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2219.

REINERT, Max. Alceste une méthodologie d’analyse des données textuelles et une application: Aurelia De Gerard De Nerval. Bulletin of Sociological Methodology/Bulletin de Méthodologie Sociologique, v. 26, n. 1, p. 24–54, 1990. DOI: 10.1177/075910639002600103. Disponível em:

https://doi.org/10.1177/075910639002600103.

REINERT, Max. Une méthode de classification descendante hiérarchique: application à l’analyse lexicale par contexte. Cahiers de l’Analyse des Données, v. 8, n. 2, p. 187–198, 1983. Disponível em: www.numdam.org/item/CAD_1983__8_2_187_0/.

ROGERS, Everett M. Diffusion of innovations. 3. ed. New York: The Free Press, 1983.

SARDINHA, Tony Berber. Lingüística de Corpus. São Paulo: Manole, 2004.

SHEPPARD, Sheri D. et al. Educating Engineers: Designing for the Future of the Field. [S.l.]: Jossey Bass, 2008.

SHUGUANG, Liu; LIN, Ba. Countermeasures for Local Engineering Colleges to Deal with Engineering Education Professional Accreditation. In: (ICDEL 2019), p. 6. DOI: 10.1145/3338147.3338183. Disponível em: https://doi.org/10.1145/3338147.3338183.

THIBAUT, Lieve et al. Integrated STEM Education: A Systematic Review of Instructional Practices in Secondary Education. European Journal of STEM Education, v. 3, n. 1, mai. 2018. DOI: 10.20897/ejsteme/85525. Disponível em: http://www.lectitopublishing.nl/Article/Detail/integrated-stem-education-a-systematic-review-of-instructional-practices-in-secondary-education.

UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO (UTAD). Aviso 9193 dos Serviços Académicos da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro - Aprova a criação do Mestrado Integrado em Engenharia Elétrica e de Computadores. ago. 2015. Disponível em: https://dre.pt/application/conteudo/70139885.

UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO (UTAD). Regulamento Pedagógico n. 136. fez. 2018. Disponível em: https://dre.pt/application/conteudo/114771435.

ZIPF, George Kingsley. Human behavior and the Principle of Least Effort. Cambridge, Massachusetts: Addison Wesley, 1949.

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

PEREIRA, C. A. .; OLIVEIRA, P. M. .; REIS, M. J. C. dos S. . Drivers da adoção de metodologias não tradicionais: estudo de caso no mestrado-integrado de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 14, n. 1, p. e26709, 2020. DOI: 10.35699/1983-3652.2021.26709. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/26709. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino Superior e Tecnologia