A socialização da leitura e da escrita
fandom, redes e visibilidade editorial
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.37067Palavras-chave:
Fandom, Fanfictions, Leitura social, Redes Sociais, Visibilidade editorialResumo
A leitura passou por mudanças significativas na última década, caracterizada pela modificação do comportamento do público leitor, bem como pelas formas de acesso e consumo. Um dos aspectos mais significativos tem sido o papel cada vez mais ativo que os leitores têm recebido no processo de recepção, ganhando maior destaque graças às possibilidades de intervenção na troca de informações de natureza diversa entre eles, além de interações na forma de comentários e recomendações. Sobretudo, é notória sua organização em redes de interesses a partir de um texto ou de um autor, constituindo grupos de fãs, que não apenas dialogam, participam, promovem atos de promoção e reivindicação de enredos e cenários, mas também alimentam o corpus por meio de suas próprias criações ou traduções antecipadas. Com tudo isso, aumentam-se os níveis de visibilidade das obras e autores, favorecendo sua difusão e contribuindo indiretamente para a atividade editorial, que modificou parte de suas tarefas promocionais protegidas por esses novos cenários. A incidência desses fenômenos é analisada no artigo do ponto de vista das métricas em bancos de dados e da influência na atividade criativa e editorial.
Downloads
Referências
AIRA, César. Continuación de Ideas Diversas. México: Jus, Libreros y Editores, jul. 2017.
BARON, Naomi. How We Read Now: Strategic Choices for Print, Screen, and Audio. New York: Oxford University Press, USA, mar. 2021. ISBN 9780190084097.
BASANTA, Antonio. Leer contra la nada: 66. Madrid: Siruela, 2019. ISBN 9788417151409.
BOLLMANN, Stefan. Mujeres y libros: Una pasión con consecuencias. Barcelona: Seix Barral, 2015. ISBN 9788432224829.
BOOTH, Paul. Digital Fandom 2.0: New Media Studies: 114. New York: Peter Lang Inc., International Academic Publishers, 2010. ISBN 9781433131509.
BOURDIEU, Pierre. Las reglas del arte. Barcelona: Anagrama, 2018.
BUTT, Nadeem Shafique; MALIK, Ahmad Azam y SHAHBAZ, Muhammad Qaiser. Bibliometric Analysis of Statistics Journals Indexed in Web of Science Under Emerging Source Citation Index. SAGE Open, v. 11, n. 1, pág. 215824402098887, ene. 2021. ISSN 2158-2440, 2158-2440. DOI: 10.1177/2158244020988870. Disponible en: http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/2158244020988870. Acceso en: 26 oct. 2022.
CASSANY, Daniel. En_línea. Leer y escribir en la red. 1ª edição. [S.l.]: Editorial Anagrama, 2012.
CASSANY, Daniel. Laboratorio Lector: Para Entender La Lectura: 526. 1ª edição. Barcelona: Anagrama, 2019. ISBN 9788433964304.
CASSANY, DANIEL (COORD.) y col. El fandom en la juventud española. Madrid: Centro Reina Sofía sobre Adolescencia y Juventud, Fad, mayo 2019. ISBN 9788417027179. DOI: 10.5281/ZENODO.3631707. Disponible en: https://zenodo.org/record/3631707. Acceso en: 26 oct. 2022.
CHARTIER, Roger y SCOLARI, Carlos A. Cultura escrita y textos en red. [S.l.]: Gedisa Editorial, 2019.
COPPA, Francesca. The Fanfiction Reader: Folk Tales for the Digital Age. Ann Arbor: University of Michigan Press, mar. 2017. ISBN 9780472073481.
CORDÓN GARCÍA, José Antonio y col. Las nuevas fuentes de información: La búsqueda informativa, documental y de investigación en el ámbito digital. Madrid: Ediciones Pirámide, 2016. ISBN 9788436836455.
CORDÓN-GARCÍA, José-Antonio; MERCHÁN-SÁNCHEZ-JARA, Javier y MANGAS-VEGA, Almudena. Evolution of the visibility of scholarly monographs in the academic field. El Profesional de la Información, v. 28, n. 4, ago. 2019. ISSN 1699-2407, 1386-6710. DOI: 10.3145/epi.2019.jul.09. Disponible en: https://revista.profesionaldelainformacion.com/index.php/EPI/article/view/epi.2019.jul.09. Acceso en: 26 oct. 2022.
CORDÓN-GARCÍA, José-Antonio y MUÑOZ-RICO, María. Publishing, books and reading: Spaces of authorship, visibility, and socialisation. Profesional de la información, v. 31, n. 2, mar. 2022. ISSN 1699-2407. DOI: 10.3145/epi.2022.mar.05. Disponible en: https://revista.profesionaldelainformacion.com/index.php/EPI/article/view/86940. Acceso en: 26 oct. 2022.
CRUCES VILLALOBOS, Francisco (Ed.). ¿Cómo leemos en la sociedad digital?: Lectores, booktubers y prosumidores. Barcelona, Madrid: Lectura Plus, 2017. ISBN 9788408178453.
CRUZ MARTÍN, Anna. El fenómeno de la fanfiction. Girona: Universidad, jun. 2016. Disponible en: https://dugi-doc.udg.edu/handle/10256/13312. Acceso en: 26 oct. 2022.
CUQUERELLA, Ana. Del café al tuit: Literatura digital, una nueva vanguardia. Valencia: Calambur, 2018. ISBN 9788483594483.
DE FILIPPO, Daniela y GORRAIZ, Juan. Is the Emerging Source Citation Index an aid to assess the citation impact in social science and humanities? Journal of Informetrics, v. 14, n. 4, pág. 101088, nov. 2020. ISSN 1751-1577. DOI: 10.1016/j.joi.2020.101088. Disponible en: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1751157719304067. Acceso en: 26 oct. 2022.
DUHIGG, Charles. The Power of Habit: Why We Do What We Do, and How to Change. New York: Cornerstone, 2012. ISBN 9781847946249.
ECHEVERRÍA EZPONDA, Javier y ALMENDROS, Lola S. Tecnopersonas: Cómo las tecnologías nos transforman. 1ª edição. Gijón: Ediciones Trea, S.L., 2020. ISBN 9788417987404.
ESCANDELL, Daniel. Exocanonismo y estrategias de impulso para la literatura electrónica en lengua española. In: BORHAM PUYAL, Miriam; SÁNCHEZ, Jorge Diego y GARCÍA PÉREZ, María Isabel (Ed.). Documentando la memoria cultural: Las mujeres en las (auto)narraciones exocanónicas. Salamanca: Universidad, Universidad, 2020. p. 281-292.
ESTEVE, Anna y col. Claves para promocionar la lectura en la red: 04. Edición: Gemma Lluch. Madrid: Sintesis, 2018. ISBN 9788491712848.
FAGGIOLANI, Chiara y VIVARELLI, Maurizio. Las redes de la lectura: Análisis, modelos y prácticas de lectura social. Gijón: Ediciones Trea, S.L., 2019. ISBN 9788417767174.
FERRARIS, Maurizio. Movilización total: 0. 1ª edição. Barcelons: Herder Editorial, 2017. ISBN 9788425439247.
GÓMEZ DÍAZ, Raquel; GARCÍA RODRÍGUEZ, Araceli y CORDÓN GARCÍA, José Antonio. Fuentes especializadas en Ciencias Sociales y Humanidades. edición. Madrid: Ediciones Pirámide, 2017. ISBN 9788436837902.
GRAY, Jonathan. Show Sold Separately: Promos, Spoilers, and Other Media Paratexts. New York: New York University Press, ene. 2010. ISBN 9780814731956.
HILLS, Matthew. Fan Cultures. 1ª edição. London ; New York: Routledge, 2002. ISBN 9780415240253.
HOUSTON, Peter y WILSON, Denis. The Top Technologies Publishers Will Buy in 2018. [S.l.: s.n.], 2018. Disponible en: https://www.pubexec.com/longform/the-top-technologies-publishers-will-buy-in-2018/. Acceso en: 26 oct. 2018.
HUBBELL, Allison. What it Means to Be a Potterhead. [S.l.: s.n.], mar. 2016. Disponible en: http://theodysseyonline.com/alma-college/what-it-means-to-be-potterhead/381062. Acceso en: 26 oct. 2022.
JACOBS, Naomi. Live streaming as participation: A case study of conflict in the digital and physical spaces of ”Supernatural” conventions. Transformative Works and Cultures, v. 28, sep. 2018. ISSN 1941-2258. DOI: 10.3983/twc.2018.1393. Disponible en: https://journal.transformativeworks.org/index.php/twc/article/view/1393. Acceso en: 26 oct. 2022.
LE BART, Christian. Stratégies identitaires de fans. Revue francaise de sociologie, v. 45, n. 2, p. 283-306, 2004. ISSN 0035-2969. Disponible en: https://www.cairn.info/revue-francaise-de-sociologie-1-2004-2-page-283.htm. Acceso en: 26 oct. 2022.
MORA, Vicente Luis. La escritura a la intemperie. Metamorfosis de la experiencia literaria y la lectura en la cultura digital. 1ª edição. León: Publicaciones Universidad de León, 2021. ISBN 9788418490132.
MORRISON, Ewan. Fiction in 2043: Looking back from the future. The Guardian, ago. 2013. ISSN 0261-3077. Disponible en:
https://www.theguardian.com/books/2013/aug/12/fiction-2043-time-travel-war-and-peace. Acceso en: 26 oct. 2022.
MUÑOZ RICO, María y CORDÓN GARCÍA, José Antonio. Los bestsellers y el caso de ”Harry Potter”: lectura, fidelidad y adicción en la literatura de masas: 385. Gijón, Asturias, España: Ediciones Trea, S.L., 2022. ISBN 9788418932052.
PELOSI, Sofia; GÓMEZ-DÍAZ, Raquel y GARCÍA-RODRÍGUEZ, Araceli. Modelo de calidad de las plataformas de recomendación de aplicaciones infantiles y juveniles. Ocnos. Revista de estudios sobre lectura, v. 18, n. 2, p. 17-30, jul. 2019. ISSN 2254-9099. DOI: 10.18239/ocnos_2019.18.2.1938. Disponible en: https://revista.uclm.es/index.php/ocnos/article/view/ocnos_2019.18.2.1938. Acceso en: 26 oct. 2022.
PEYRON, David. Fandom names and collective identities in contemporary popular culture. Transformative Works and Cultures, v. 28, sep. 2018. ISSN 1941-2258. DOI: 10.3983/twc.2018.1468. Disponible en: https://journal.transformativeworks.org/index.php/twc/article/view/1468. Acceso en: 26 oct. 2022.
PIANZOLA, Federico. Digital Social Reading · Works in Progress. [S.l.: s.n.], 2021. publisher: MIT Press. Disponible en: https://wip.mitpress.mit.edu/digital-social-reading. Acceso en: 26 oct. 2022.
PIANZOLA, Federico; REBORA, Simone y LAUER, Gerhard. Wattpad as a resource for literary studies. Quantitative and qualitative examples of the importance of digital social reading and readers’ comments in the margins. PLOS ONE, v. 15, n. 1, e0226708, ene. 2020. ISSN 1932-6203. DOI: 10.1371/journal.pone.0226708. Disponible en: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0226708. Acceso en: 26 oct. 2022.
POTTS, Liza y col. Participatory memory: Fandom experiences across time and space. Transformative Works and Cultures, v. 28, sep. 2018. ISSN 1941-2258. DOI: 10.3983/twc.2018.1595. Disponible en: https://journal.transformativeworks.org/index.php/twc/article/view/1595. Acceso en: 26 oct. 2022.
RODRÍGUEZ MARCOS, Javier. Los 21 mejores libros del siglo XXI. El País, Madrid, nov. 2019. ISSN 1134-6582. Disponible en: https://elpais.com/cultura/2019/11/26/babelia/1574767429_166094.html. Acceso en: 26 oct. 2022.
SCOLARI, Carlos Alberto. Narrativas transmedia: Cuando todos los medios cuentan. Barcelona: Centro Libros PAPF, 2013.
SHEFRIN, Elana. Lord of the Rings, Star Wars, and participatory fandom: mapping new congruencies between the internet and media entertainment culture. Critical Studies in Media Communication, v. 21, n. 3, p. 261-281, sep. 2004. ISSN 1529-5036. DOI: 10.1080/0739318042000212729. Disponible en: https://doi.org/10.1080/0739318042000212729. Acceso en: 26 oct. 2022.
SOMOZA-FERNÁNDEZ, Marta; RODRÍGUEZ-GAIRÍN, Josep-Manuel y URBANO, Cristóbal. Journal coverage of the Emerging Sources Citation Index: Emerging Sources Citation Index. Learned Publishing, v. 31, n. 3, p. 199-204, jul. 2018. ISSN 09531513. DOI: 10.1002/leap.1160. Disponible en: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/leap.1160. Acceso en: 26 oct. 2022.
STEIN, Bob. A Taxonomy of Social Reading: a proposal. Institute for the Future of the Book. en-U. [S.l.: s.n.], 2010. Disponible en: http://futureofthebook.org/social-reading/categories-1-2-3/index.html. Acceso en: 26 oct. 2022.
TAPPUNI, Jane. Are online communities the future of bookselling? Learned Publishing, v. 26, n. 4, p. 269-271, oct. 2013. ISSN 09531513, 17414857. DOI: 10.1087/20130407. Disponible en: http://doi.wiley.com/10.1087/20130407. Acceso en: 26 oct. 2022.
TRICCO, Andrea C. y col. PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): Checklist and Explanation. Annals of Internal Medicine, v. 169, n. 7, p. 467-473, oct. 2018. ISSN 1539-3704. DOI: 10.7326/M18-0850.
VUOTTO, Andrés; DI CÉSARE, Victoria y PALLOTTA, Natalia. Fortalezas y debilidades de las principales bases de datos de información científica desde una perspectiva bibliométrica. Palabra Clave (La Plata), v. 10, n. 1, e101, oct. 2020. ISSN 1853-9912. DOI: 10.24215/18539912e101. Disponible en: https://www.palabraclave.fahce.unlp.edu.ar/article/view/PCe101. Acceso en: 26 oct. 2022.
ZAFRA, Remedios. El entusiasmo: Premio Anagrama de Ensayo. 1ª edição. [S.l.]: Editorial Anagrama, nov. 2017.
ZAID, Gabriel. Los demasiados libros. Barcelona: Anagrama, 2010. ISBN 9786074299502.
ZIZEK, Slajov. El acoso de las fantasías. Madrid: Akal, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 José Antonio Cordón García, María Muñoz Rico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.