Narrativas digitais e textos multissemióticos

relato de intervenção pedagógica no ensino de língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.46445

Palavras-chave:

Narrativas digitais, Relatos pessoais, TDIC, Práticas de ensino e aprendizagem, Pesquisa de intervenção

Resumo

O presente artigo expõe os resultados de uma intervenção pedagógica na prática docente de uma professora de Língua Portuguesa em uma instituição pública estadual situada no município de Londrina, na região norte do estado do Paraná. A ação pedagógica foi orientada para a produção de relatos multimodais e multissemióticos por meio de narrativas digitais com alunos de uma turma do primeiro ano do Ensino Médio. Partimos do pressuposto de que o trabalho com textos multissemióticos em sala de aula permite desenvolver um ensino baseado na dialogicidade e na dialética entre uso e reflexão. As observações permitem inferir que o professor de língua portuguesa, ao compreender as possibilidades de utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e ao ampliar suas competências digitais como professor, é capaz de abordar em sala de aula os novos gêneros textuais emergentes do meio digital, de maneira a explorá-los e integrá-los no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, as observações indicam também algumas possibilidades de a escola utilizar as TDIC em favor de uma aprendizagem de língua portuguesa mais efetiva na leitura e escrita, incentivando professores a inovarem seu fazer pedagógico.

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Publicado

03-10-2023

Como Citar

BARBETA, C. Narrativas digitais e textos multissemióticos: relato de intervenção pedagógica no ensino de língua portuguesa. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 16, p. e46445, 2023. DOI: 10.1590/1983-3652.2023.46445. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/46445. Acesso em: 23 fev. 2024.