Narrativas digitais e textos multissemióticos

relato de intervenção pedagógica no ensino de língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.46445

Palavras-chave:

Narrativas digitais, Relatos pessoais, TDIC, Práticas de ensino e aprendizagem, Pesquisa de intervenção

Resumo

O presente artigo expõe os resultados de uma intervenção pedagógica na prática docente de uma professora de Língua Portuguesa em uma instituição pública estadual situada no município de Londrina, na região norte do estado do Paraná. A ação pedagógica foi orientada para a produção de relatos multimodais e multissemióticos por meio de narrativas digitais com alunos de uma turma do primeiro ano do Ensino Médio. Partimos do pressuposto de que o trabalho com textos multissemióticos em sala de aula permite desenvolver um ensino baseado na dialogicidade e na dialética entre uso e reflexão. As observações permitem inferir que o professor de língua portuguesa, ao compreender as possibilidades de utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e ao ampliar suas competências digitais como professor, é capaz de abordar em sala de aula os novos gêneros textuais emergentes do meio digital, de maneira a explorá-los e integrá-los no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, as observações indicam também algumas possibilidades de a escola utilizar as TDIC em favor de uma aprendizagem de língua portuguesa mais efetiva na leitura e escrita, incentivando professores a inovarem seu fazer pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; VALENTE, José Armando. Integração currı́culo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currı́culo sem fronteiras, v. 12, n. 3, p. 57–82, 2012.

ARAGÃO, Andréia Dória. Produzindo textos a partir do gênero relato pessoal. 2016. 84 f. Mestrado Profissional em Letras – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão.

BAKHTIN, Mikhail. The Problem of Speech Genres. In: BAKHTIN, Mikhail (ed.). Speech Genres and Other Late Essays. Austin: University of Texas Press, 1986. p. 60–102.

BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

CONCEIÇÃO, Veronica dos Santos; PORTO, Cristiane de Magalhaes; OLIVEIRA, Kaio Eduardo de Jesus. Eu narro. Quer narrar comigo? Novas formas de leitura e escrita com implicações na formação docente. Tempos e Espaços em Educação, v. 11, n. 1, p. 187–200, 2018. DOI: 10.20952/revtee.v11i01.9574.

COSCARELLI, Carla Viana. Letramento digital: aspectos pedagógicos e usos múltiplos. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

DAMIANI, Magda Floriana. Sobre pesquisas do tipo intervenção. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO. Anais... Campinas: UNICAMP, 2012. p. 1–9.

DAMIANI, Magda Floriana; ROCHEFORT, Renato Siqueira; CASTRO, Rafael Fonseca de; DARIZ, Marion Rodrigues; PINHEIRO, Silvia Siqueira. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de educação, n. 45, p. 57–67, 2013.

DIONÍSIO, Ângela Paiva. Gêneros multimodais e multiletramento. In: KARWOSKI, Acir Mário; GAYDESZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher (org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. Palmas e União Vitória, PR: Kaygangue, 2005. p. 119–132.

JEWITT, Carey; KRESS, Gunther R. Multimodal literacy. New York, NY: Peter Lang, 2003.

KRESS, Gunther. Literacy in the new media age. London: Routledge, 2003.

LANDOW, George. HyperText: the convergence of contemporary critical theory and technology. Baltimore: The Johns Hopkins, 1992.

MARWICK, Alice E; BOYD, Danah. I tweet honestly, I tweet passionately: Twitter users, context collapse, and the imagined audience. New media & society, v. 13, n. 1, p. 114–133, 2011. DOI: 10.1177/1461444810365313.

MILLER, Lisa C. Make me a story: Teaching writing through digital storytelling. Portland: Stenhouse Publishers, 2010.

OLIVEIRA, Andreza de; RODRIGUES, Maria Isaura Pinto. Sequência Didática: uma Proposta para Gêneros da Ordem do Relatar. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA; XX CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA. Anais... Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2016.

RIBEIRO, Ana Elisa. Textos multimodais: leitura e produção. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

ROBIN, Bernard Ross. The effective uses of digital storytelling as a teaching and learning tool. In: JAMES, Flood; HEATH, Shirley Brice; LAPP, Diane (ed.). Hand-book of Research on Teaching Literacy Through the Communicative and Visual Arts. New York: Lawrence Erlbaum Associates, 2008. v. 2. DOI: 10.4324/9781315759616.

ROBIN, Bernard Ross. The Educational Uses of Digital Storytelling. Digital Literacy in the Classroom. 2012. Disponível em: https://digitalstorytelling.coe.uh.edu/articles/Educ-Uses-DS.pdf. Acesso em: 2 out. 2023.

ROJO, Roxane. Pedagogia dos Multiletramentos, diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 11–31.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Protótipos didáticos para os multiletramentos. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 07–09.

RYAN, Marie-Laure. From narrative games to playable stories: Toward a poetics of interactive narrative. StoryWorlds: a journal of narrative studies, v. 1, p. 43–59, 2009. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/25663007. Acesso em: 2 out. 2023.

SANTOS, Rosemary dos; SANTOS, Edméa Oliveira dos. WebQuest interativa como dispositivo de pesquisa: possibilidades da interface livro no Moodle. Educação, Formação e Tecnologias, v. 7, n. 1, p. 30–46, 2014.

SANTOS, Vanessa Aparecida. “Tenho um tablet, e agora?”: narrativas de professores de ciências sobre a inserção da tecnologia digital na prática docente. 2016. 98 f. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá.

SCHMITZ, Anja; FOELSING, Jan. Social Collaborative Learning Environments: A Means to Reconceptualise Leadership Education for Tomorrow’s Leaders and Universities? In: ALTMANN, Andreas (org.). The Disruptive Power of Online Education: Challenges, Opportunities, Responses. Bingley: Emerald Publishing Limited, 2018. p. 99–123.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

Downloads

Publicado

03-10-2023

Como Citar

BARBETA, C. Narrativas digitais e textos multissemióticos: relato de intervenção pedagógica no ensino de língua portuguesa. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 16, p. e46445, 2023. DOI: 10.1590/1983-3652.2023.46445. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/46445. Acesso em: 6 maio. 2024.