Laboratório virtual de pesquisa escolar com gramática
educação científica em aulas de língua materna
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.47835Palavras-chave:
Jogos didáticos, Estudo da gramática, Educação científicaResumo
Este artigo descreve uma estratégia inovadora do estudo da gramática, em aulas de Língua Portuguesa, em uma escola pública brasileira. Tal estratégia foi mediada por materiais didáticos produzidos colaborativamente por representantes de escola básica e de universidade, orientados pela abordagem investigativa e pedagógica da educação científica, desenvolvida no campo indisciplinar da Linguística Aplicada. Trata-se de uma investigação interventiva caracterizada como uma pesquisa baseada em design, pois se assume o esforço colaborativo para o aprimoramento da prática de ensino e para o fortalecimento de teorias de referência. É uma pesquisa financiada pelo governo federal do Brasil, dentro do Programa Ciência na Escola (PCE). A análise comparativa de respostas compartilhadas por estudante, em entrevistas orais realizadas por suas professoras, antes e depois da intervenção pedagógica, revelou uma expressiva ressignificação de representações discentes sobre aulas de língua materna, gramática, pesquisa e ciência. Isso resultou na superação de compreensões pelos estudantes, as quais foram compartilhadas previamente de forma ampla e equivocada.
Downloads
Referências
ANDERSON, Terry; SHATTUCK, Julie. Design-Based Research:A Decade of Progress in Education Research? Educational Researcher, v. 41, n. 1, p. 16–25, 2012. ISSN 0013-189X. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/41413081. Acesso em: 23 nov. 2023.
ANTONELLA, Kiahra. Recontextualização conceitual e terminológica de categorias do sistema de transitividade para a abordagem da educação científica. 2024. Doutorado (Doutorado em Linguística e Literatura) – Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína.
BERNSTEIN, Basil. Pedagogy, Simbolic Control, and Identity: theory, research, critique. Boston: Rowman Littlefield Publishers, 2000.
BERRY, Roger. Terminology in English language teaching: nature and use. Bern ; New York: Peter Lang, 2010. (Linguistic insights: studies in language and communication, v. 93). ISBN 9783034300131.
BRASIL. Chamada Pública MCTIC/CNPq Nº 05/2019 – Programa Ciência na Escola. [S. l.]: Brasília, 2019.
EGGINS, Suzanne. An Introduction to Systemic Functional Linguistics. London: Continuum, 2004.
FRANCHI, Carlos. Criatividade e gramática. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 9, n. 1, p. 5–45, 1987. ISSN 2175-764X. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639037. Acesso em: 23 nov. 2023.
FREITAS, Mirella de Oliveira. Educação científica do professor em formação inicial: uma experiência a partir da curricularização da prática. Revista de Educação do Vale do Arinos - RELVA, v. 9, n. 2, p. 78–96, dez. 2022. ISSN 2359-0041. DOI: 10.30681/relva.v9i2.10683. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/relva/article/view/10683.
GEE, James Paul. Bons videogames e boa aprendizagem. Perspectiva, v. 27, n. 01, p. 167–178, jul. 2009. ISSN 0102-5473. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0102-54732009000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 23 nov. 2023.
HALLIDAY, Michael Alexander K. Grammar and daily life: cocurrence and complementarity. In: LOCKWOOD, David G.; FRIES, Peter H.; COPELAND JAMES, E. (ed.). Functional approaches to language, culture and cognition: papers in honor of Sydney M. Lamb. Amersterdam: John Benjamins Publishing Company, 2000. p. 221–237.
HALLIDAY, Michael Alexander K.; MATTHIESSEN, Christian Matthias I. M. Halliday’s Introduction to Functional Grammar. London: Routledge, 2014.
HASAN, Ruqaiya. Literacy, every talk and society. In: HASAN, Ruqaiya; WILLIAMS, Geoff (ed.). Literacy in Society. London: Longman, 1996. p. 376–424.
MAGALHÃES, Tânia Guedes. Formação docente na perspectiva do letramento científico: práticas com artigos, notícias de divulgação científica e podcasts. 23, v. 1, p. 82–102, jun. 2023. ISSN 2358-5870. DOI: 10.5281/ZENODO.8021665. Disponível em: https://zenodo.org/record/8021665. Acesso em: 23 nov. 2023.
MENDONÇA, Márcia. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia; KLEIMAN, Angela (ed.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
PRENSKY, Marc. Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: Editora Senac, 2012.
PRETI, Dino. Discurso oral culto. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1999. (Projetos paralelos, 2). ISBN 9788598292649.
RIBEIRO, Michael A. Produção de jogos didáticos digitais para conscientização gramatical: aspectos dinâmicos e protocolo de atuação. 2021. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional.
RIBEIRO, Michael Araujo; SILVA, Wagner Rodrigues. Professores como protagonistas na produção de jogo: aspectos dinâmicos e protocolo de atuação. Revista da Anpoll, v. 52, n. 2, p. 62–89, nov. 2021. ISSN 1982-7830. DOI: 10.18309/ranpoll.v52i2.1537. Disponível em: https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/1537. Acesso em: 23 nov. 2023.
SANTOS, Susanna. Construção de saberes para estudo da gramática em projeto colaborativo com escola e universidade. Relatório Final de Iniciação Científica, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2021.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 36, p. 474–492, dez. 2007. ISSN 1413-2478. DOI: 10.1590/S1413-24782007000300007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782007000300007&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 23 nov. 2023.
SIGNORINI, Inês. Apresentação. In: SIGNORINI, Inês (ed.). Significados da inovação no ensino de Língua Portuguesa e na formação de professores. Campinas: Mercado de Letras, 2007. p. 7–15.
SILVA, Wagner R. Estudo da gramática no texto: demandas para o ensino e a formação do professor de língua materna. Maringá: Eduem, 2011.
SILVA, Wagner R. Letramento científico na formação inicial do professor. Práticas de Linguagem, v. 6, especial, p. 8–23, 2016.
SILVA, Wagner R. Conveniência da ciência na política brasileira de alfabetização. Revista X, v. 15, n. 4, p. 60, 2020. ISSN 1980-0614, 1980-0614. DOI: 10.5380/rvx.v15i4.76142. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/76142. Acesso em: 23 nov. 2023.
SILVA, Wagner R. Educação científica como estratégia pedagógica e investigativa de resistência. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 59, n. 3, p. 2278–2308, 2020. ISSN 2175-764X. DOI: 10.1590/01031813829221620201106. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132020000302278&tlng=pt. Acesso em: 23 nov. 2023.
SILVA, Wagner R. Letramento ou literacia: ameaças da cientificidade. In: SILVA, Wagner R. (ed.). Contribuições sociais da Linguística Aplicada: uma homenagem a Inês Signorini. Campinas: Pontes Editores, 2021. p. 111–162.
SILVA, Wagner R.; FERREIRA, Roseane; GUIMARÃES, Elton Vieira; MENDES, Jaquelene; ANTONELLA, Kiahra; FIDELIS, Andreia Cristina. Construção de imagens pela gramática: uma proposta de jogo. Revista Linguítica, v. 17, n. 2, p. 84–107, jun. 2021. ISSN 2238-975X, 1808-835X. DOI: 10.31513/linguistica.2021.v17n2a42659. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rl/article/view/42659. Acesso em: 23 nov. 2023.
SILVA, Wagner R.; MENDES, Jaquelene. Educação científica na linguística aplicada: contribuições para o ensino básico. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 62, n. 1, p. 158–177, jan. 2023. ISSN 2175-764X. DOI: 10.1590/010318138671566v6212023. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132023000100158&tlng=pt. Acesso em: 23 nov. 2023.
SILVA, Wagner R.; SANTOS, Susanna Soares; ANTONELLA, Kiahra. Desafios do trabalho colaborativo num projeto interdisciplinar de pesquisa científica. Leia Escola, v. 23, n. 1, p. 103–127, jun. 2023. DOI: 10.5281/ZENODO.8021677. Disponível em: https://zenodo.org/record/8021677. Acesso em: 23 nov. 2023.
SILVA, Wagner Rodrigues; SILVEIRA, Raimunda Araújo Da; REIS, Aylizara Pinheiro Dos. Construção paradigmática do ensino de português como língua materna. Eutomia, v. 1, n. 23, p. 108, nov. 2019. ISSN 1982-6850, 1982-6850. DOI: 10.51359/1982-6850.2019.240212. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/EUTOMIA/article/view/240212. Acesso em: 23 nov. 2023.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Editora Contexto, 2003.
VIGOTSKI, Lev S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001. ISBN 9788533613614.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Wagner Rodrigues Silva, Andreia Cristina Fidelis, Kiahra Antonella

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.