v. 17 (2024): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia

					Visualizar v. 17 (2024): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia

Belo Horizonte-MG, Brasil

Publicado em: 31 de outubro de 2023

Publicação contínua

Publicado: 31-10-2023

Artigos

Dossiê 2024: Educação linguística e cultural mediada por tecnologias digitais

  • Dossiê 2024 Educação linguística e cultural mediada por tecnologias digitais

    Eduardo Viana da Silva, Kleber Aparecido da Silva, Ana Cristina Biondo Salomão
    e52587
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.52587
  • Intercâmbio virtual em programas de formação de professores do Brasil e EUA resultados e desafios

    Luciana Cabrini Simões Calvo, Lynn C. Hartle
    e47921
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.47921
  • Laboratório virtual de pesquisa escolar com gramática educação científica em aulas de língua materna

    Wagner Rodrigues Silva, Andreia Cristina Fidelis, Kiahra Antonella
    e47835
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.47835
  • ”Na palma da mão” a natureza ecológica e complexa da agência do professor

    Junia de Carvalho Fidelis Braga, Ronaldo Corrêa Gomes Junior
    e47924
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.47924
  • Densidade lexical em textos gerados pelo ChatGPT implicações da inteligência artificial para a escrita em línguas adicionais

    Antonio Marcio Da Silva, Lucia Rottava
    e47836
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.47836
  • Corpus de aprendizes de português da Universidade de Macau e ensino de português L2

    Jing Zhang, Mu You
    e47754
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.47754
  • Photovoice, pedagogia psicodramática e multiletramentos para a formação crítica de adolescentes no contexto pandêmico

    Luciene Bomfim, Fabiana Biondo, Iasmin Maia
    e47929
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.47929
  • Adaptação e evidências de validade do Questionnaire for Assessing Educational Podcasts (QAEP) para o português brasileiro um estudo indisciplinar em letramento em saúde

    Helena Alves de Carvalho Sampaio, Nukácia Meyre Silva Araújo, Patrícia Cândido Alves, Lisidna Almeida Cabral
    e47783
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.47783
  • Norma digital e competência ortográfica de adolescentes em contextos vulneráveis um estudo de casos

    Olga Fernández-Juliá, Alejandro Gómez-Camacho
    e47493
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.47493
  • Conferência online entre pares uma janela de oportunidade a favor do feedback para a escrita

    Donesca Cristina Puntel Xhafaj, Rafael Zaccaron
    e46202
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.46202
  • Curadoria digital e decolonial de vídeos e podcasts na educação linguística em francês

    Marcella dos Santos Abreu, Lorrana Crystina da Costa Dias, Maria Eduarda de Sousa Oliveira
    e47937
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.47937

Ensaios

  • A educação em tempos de smartphones e redes sociais por uma crítica permanente no enfrentamento da dessubjetivação e monitoramento

    Fernando Lionel Quiroga, Rosângela de Bessa
    e51341
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.51341
  • Dispersos em tempos de economia da atenção a tecnologia e nós

    Ana Carolina Cortez Noronha
    e47843
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.47843

Relatos de experiência