Relações afetivas: reais possibilidades na educação a distância
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.4.2.28-37Resumen
Nesse artigo, apresenta-se uma discussão sobre as relações afetivas que se desenvolvem na educação a distância entre professores x alunos e alunos x alunos, do Curso de Letras, e como essas relações acontecem apesar da distância física. Destaca-se que o processo pedagógico deve ser fundamentado na ação dialógica nas interações por meio dos fóruns. Visto que no processo comunicacional por meio da linguagem é possível desenvolver a empatia, relações de amizade, o que culmina em um sentimento que causa prazer no contato humano, mesmo a distância. E, como esses vínculos afetivos possibilitam a motivação, o respeito, a autonomia, o ir além.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Ana Rita Silva. A emoção na sala de aula. São Paulo: Papirus, 2001.
BAKTHIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2004.
FERREIRA, Aurélio B. Hollanda. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1975.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
LUCK, Heloísa – CARNEIRO, Dorothy Gomes. Desenvolvimento afetivo na escola: Promoção, medida e avaliação. Rio de Janeiro. Vozes Ltda, 1983.
NÓVOA, Antônio. Os professores e as histórias da sua vida. In: Nóvoa, Antônio (Org). Vidas de professores. Lisboa: Porto Editora, 1995, p.11-30.
PINO, A. Afetividade e vida de relação. Campinas, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. 1997.
PINO, A. A psicologia concreta de Vigotski: implicações para a educação. Revista Psicologia da Educação. São Paulo: EDUC, n.7/8, 1999.
PALOFF, Rena; PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Porto Alegre: Artmed. 2004.
VASCONCELLOS. Celso dos S. Para onde vai o professor? Resgate do Professor como sujeito de Transformação. Ed. Libertad, São Paulo. 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este es un artículo de acceso abierto que permite su uso, distribución y reproducción sin restricciones en cualquier medio siempre que se cite correctamente el artículo original.