Objetos de aprendizagem e ensino de literatura: inovação ou tradição?

Autores/as

  • Marly Aparecida Fernandes Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.2.121-134

Palabras clave:

objetos de aprendizagem, multiletramentos, novos letramentos

Resumen

RESUMO: Este artigo discute a dimensão pedagógica e as possibilidades de uso significativo de objetos de aprendizagem para ensinar literatura no contexto brasileiro de Ensino Médio. Ele discute algumas perspectivas dos multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2006 [2000]; 2012) para a compreensão dos conteúdos dos objetos de aprendizagem e de modelos (designs) de aprendizagens, além de conceitos dos novos letramentos (LANKSHEAR; KNOBEL, 2011 [2007]) no sentido de se pensar em outras mentalidades e mudanças de posturas para ensinar literatura utilizando esses objetos de aprendizagem. Considera a necessidade de buscar discussões mais consistentes e amplas que objetivem avanços expressivos em relação às propostas de ensino de literatura com o uso de objetos de aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE: objetos de aprendizagem; multiletramentos; novos letramentos.

 

ABSTRACT: This article discusses the pedagogical dimension and the possibilities for a significant use of learning objects for teaching literature in the Brazilian Middle School context. It discusses some multiliteracies perspectives (COPE; KALANTZIS, 2006 [2000]; 2012) for the understanding contents of learning objects as well as learning designs for teaching literature, and new literacies concepts (LANKSHEAR; KNOBEL, 2011 [2007]) are also considered an attempt to understanding new ethos and new mindset for teaching literature using these learning objects. It considers necessary more consistent discussions concerning proposals of teaching literature using learning objects.

KEYWORDS: learning objects; multiliteracies; new literacies.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marly Aparecida Fernandes, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Possui Graduação em Letras e Especialização em Estudos da Linguagem pela Universidade Metodista de Piracicaba. Possui Mestrado (2010) e Doutorado (2016) em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atuou como professora-tutora EAD no curso de formação de professores (Redefor – Curso de Especialização (PG - Lato Sensu) em Língua Portuguesa – EaD). Foi professora em cursos de graduação e de pós-graduação na Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Trabalhou em cursos técnicos na Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba. Atuou como professora de Língua Portuguesa e Literatura na Rede Salesiana de Ensino. Atuou em cursos técnicos na área de leitura e produção escrita. Atua na elaboração de conteúdos para materiais didáticos de Língua Portuguesa. Seus interesses de pesquisa envolvem o ensino de leitura (literária e não literária) em contextos diversos (escolares e não escolares) e sua interconexão com as novas tecnologias digitais (TDIC), recursos educacionais abertos, formação de professores, formação de leitores em contextos extraescolares, objetos digitais de aprendizagem em repositórios de conteúdos abertos e materiais didáticos (impressos e digitais), sob a perspectiva dos gêneros discursivos, dos Multiletramentos e dos Novos Letramentos. Faz parte do Grupo de Pesquisa: Livro Didático de Língua Portuguesa: Produção, Perfil e Circulação - LDP-Properfil (UNICAMP) e do Grupo Multiletramentos e abordagem da diversidade cultural no ensino de língua materna: O papel dos materiais didáticos (UNICAMP).

Citas

AGUIAR, E. V. B.; FLORES, M. L. P. Objetos de Aprendizagem: Conceitos Básicos. In: TAROUCO, L.M.R.; COSTA, V. M.; ÁVILA, B. G.; BEZ, M. R.; SANTOS, E. F. In: Objetos de Aprendizagem: Teoria e prática. CINTED/UFRGS. Editora Evangraf: Porto Alegre, RS, 2014. p. 12-28.

BIELIUKAS, Y. H. Conceptualización de los Objetos de Aprendizaje de Contenidos Abiertos. Caracas, 2013. p. 1-18. Disponível em: http://saber.ucv.ve/xmlui/bitstream/123456789/4734/1/Conceptualizaci%C3%B3n%20de%20los%20Objetos%20de%20AprendizajefINAL.pdf. Acesso em: 18 ago. 2017.

BIELSCHOWSKY, C. E. ; PRATA, C. L. Portal do Professor do Brasil. In: Revista de Educación, v. 352, p. 1-14, mai-ago 2010. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/sobre.html. Acesso em: 18 ago.2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Portal do Professor. Brasília, DF, 2014. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/sobre.html. Acesso em: 18 ago. 2017.

BUZATO, M. E. K. Cultura digital e apropriação ascendente: apontamentos para uma educação 2.0. In: Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p. 283-303, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n3/v26n3a14. Acesso em: 15 ago. 2017.

COPE, B.; KALANTZIS, M. Designs for social futures. In: COPE, B; KALANTZIS, M. (Orgs.). In: Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. New York: Routhledge, 2006 [2000]. p. 203-234.

COPE, B.; KALANTZIS, M. Pedagogy and curriculum. In: New Learning: Elements of a Science of Education. Cambridge, 2012, Chapter 8. p. 261-282. (Prelo-Circulação Restrita).

COSSON, R. Letramento Literário – Teoria e Prática. São Paulo, SP: Editora Contexto, 2007.

DIONÍSIO, M. L. Literatura, Leitura e escola. Uma hipótese de trabalho para a construção do leitor cosmopolita. In: PAIVA, A.; MARTINS, A.; PAULINO, G.; VERSIANI, Z. (Org.). Leituras Literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora/CEALE, 2005. p. 71- 82.

ILLERA, J. L. R. Os conteúdos em ambientes virtuais: Organização, códigos e formatos de representação. In: COLL, C.; MONEREO, C. (Org.). Psicologia da Educação Virtual: Aprender e Ensinar com as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Porto Alegre, RS: Artmed, 2008 [2010]. p. 137- 154.

KALANTZIS, M.; COPE, B. Language education and multiliteracies. In: MAY, S.; HORNBERGER, N. H. (Orgs.). Encyclopedia of Language and Education, Vol. 1: Springer, 2008. p. 195-211. Disponível em: http://newlearningonline.com/_uploads/springerhandbook.pdf. Acesso em: 14 ago. 2017.

KNOBEL, M.; LANKSHEAR, C. “New” Literacies: research and Social Practice. Plenary Address. Annual Meeting of the National Reading Conference. San Antonio, 2 December, 2004. p. 1-29. Disponível em: http://everydayliteracies.net/files/nrc.html. Acesso em: 14 ago. 2017.

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. Sampling “The New” in New Literacies. In: KNOBEL, M.; LANKSHEAR. A New Literacies Sampler (New literacies and digital epistemologies), v. 29. New York, NY. Peter Lang Publishing Inc. 2006 [2007]. p. 01-25.

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. Researching New Literacies: Web 2.0 practices and insider perspectives. In: E-Learning, v. 4, n. 3, p. 224-240, 2007. Disponível em: http://www.wwwords.co.uk/ELEA. Acesso em: 11 ago. 2017.

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. New Literacies: technologies and values. In: LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. (Eds.). New Literacies: Everyday Practices and Social Learning. New York, NY: Mac Graw Hill Open University Press, 2011 [2007]. p. 112-190.

LEFFA, V. J. Nem tudo que balança cai: Objetos de aprendizagem no ensino de línguas. Polifonia, Cuiabá, v. 12, n. 2, p. 15-45, 2006. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1069/841. Acesso em: 11 ago. 2017.

MARTINS, A.; VERSIANI, Z. Leituras Literárias: discursos transitivos - Introdução. In: PAIVA, A.; MARTINS, A.; PAULINO, G.; VERSIANI, Z. (Orgs.). Leituras Literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora/CEALE, 2005. p. 7-25.

MARTINS, I. A literatura no Ensino Médio: quais os desafios do professor? In: BUZEN, C.; MENDONÇA, Márcia (Orgs.). Português no Ensino Médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 83-102.

PAULINO, M. G. Algumas especificidades da leitura literária. In: PAIVA, A.; MARTINS, A.; PAULINO, G.; VERSIANI, Z. (Org.). Leituras Literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora/CEALE, 2005. p. 55-67.

POLSANI, P. R. Use and Abuse of Reusable Learning Objects. In: Texas Digital Library, 2003. p. 1-11. Disponível em: http://journals.tdl.org/jodi/index.php/jodi/article/viewArticle/89/88%3Cbr. Acesso em: 11 ago. 2017.

RODRIGUES, P. A. A.; JÚNIOR, K. S.; SCHLÜNZEN, E. T. Recursos digitais e pedagógicos: Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) e Portal do Professor buscando aprimorar o uso da informática na educação. In: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 4, n. 3, p. 409-418, 2009. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/issue/view/390. Acesso em: 11 ago. 2017.

ROJO, R. H. R. Gêneros discursivos do Círculo de Bakhtin e multiletramentos. In: ROJO, R. H. R. (Org.) Escol@ conectada: Os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. p. 13-36.

SILVA, I. M. M. S. Literatura em sala de aula: da teoria literária à prática escolar. In: Anais do Evento PG Letras 30 Anos, Recife: Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE, v. I, n. 1, p. 514-527, 2005. Disponível em: http://www.pgletras.com.br/Anais-30-Anos/Docs/Artigos. Acesso em: 15 ago. 2017.

TAROUCO, L. M. R.; FABRE, M. C. J. M.; TAMASIUNAS, F. R. Reusabilidade de objetos educacionais. In: Revista RENOTE, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 1-11, 2003. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13628/7697. Acesso em: 11 ago. 2017.

TAROUCO, L. M. R.; COSTA, V. M.; ÁVILA, B. G.; BEZ, M. R.; SANTOS, E. F. Objetos de Aprendizagem: Teoria e prática. CINTED/UFRGS. Editora Evangraf: Porto Alegre, RS, 2014.

WILEY, D. A. Connecting learning objects to instructional design theory: A definition, a metaphor, and a taxonomy. In: WILEY, D. A. The instructional use of learning objects: Online version, 2000. p. 2-35. Disponível em: http://reusability.org/read/chapters/wiley.doc. Acesso em: 18 ago. 2017.

Publicado

16-07-2018

Cómo citar

FERNANDES, M. A. Objetos de aprendizagem e ensino de literatura: inovação ou tradição? . Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 11, n. 2, p. 121–134, 2018. DOI: 10.17851/1983-3652.11.2.121-134. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16796. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Educación y Tecnología