Software livre na educação para além da inclusão digital e social: letramentos múltiplos de professores e alunos

Auteurs

  • Jaiza Helena Moisés Fernandes

DOI :

https://doi.org/10.17851/1983-3652.4.1.2-15

Mots-clés :

Software livre. Linux Educacional. Inclusão escolar. Aprendizagens significativas. Letramentos.

Résumé

O software livre (SL) está presente em muitos espaços do convívio social, vencendo barreiras econômicas, políticas, culturais e filosóficas da exclusão. O presente artigo tem como objetivo destacar a importância da inserção do software livre no contexto de sala de aula, a partir de um relato de experiência em turmas de 2º ano do Ensino Fundamental no município de Fortaleza. O uso potencial do computador e do software livre Linux Educacional 3.0 e seus aplicativos contribuiu de forma significativa para a mudança na qualidade da educação, possibilitando a inclusão digital e social e letramentos múltiplos de professores e alunos. Os resultados e conclusões deste artigo motivam a pesquisadora a continuar investigando e produzindo outros materiais pedagógicos digitais e tutoriais dos aplicativos do software livre. Dessa forma, busca-se contribuir para a divulgação das possibilidades educativas desse sistema operacional e, por conseguinte, para a formação continuada dos professores.

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BLOG COM ATIVIDADES ELABORADAS NO TUX PAINT: http://atividadesnotuxpaint.wordpress.com/

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Publiée

03-10-2011

Comment citer

FERNANDES, J. H. M. Software livre na educação para além da inclusão digital e social: letramentos múltiplos de professores e alunos. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 4, n. 1, p. 2–15, 2011. DOI: 10.17851/1983-3652.4.1.2-15. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16584. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Éducation et Technologie