Uma análise semiótica da temática bullying em texto divulgado em rede social
DOI :
https://doi.org/10.17851/1983-3652.5.1.52-66Mots-clés :
Semiótica greimasiana. Percurso gerativo. Bullying.Résumé
Neste trabalho, apresentamos uma análise da narrativa Aconteceu comigo: bullying, de Emílio Carlos, exposta na Internet via rede social Facebook (http://www.facebook.com/pages/N%C3%A3o-ao-Bullying/139022846141742?sk=wall&filter=12) e Groups Yahoo (http://br.groups.yahoo.com/group/historiasdoemilio/message/77), como forma de encorajar os visitantes a denunciarem esse mal a partir do uso das novas tecnologias da informação e da comunicação. Com o objetivo de analisarmos contextualmente os envolvidos, pautamo-nos nos níveis do percurso gerativo de sentido – fundamental, narrativo e discursivo –, enfatizando, de acordo com a semiótica de linha francesa (greimasiana), os elementos que mais contribuíram para a construção do sentido do texto. Dessa forma, percebemos que, neste caso, o agressor é uma pessoa que possui uma falta constitutiva e supera seu problema aparentando um poder forçado, advindo da violência praticada, e que o agredido é uma vítima que busca pela exterminação do bullying o retorno de sua identidade, caracterizada pela sua harmonia com o ambiente escolar. Percebemos, ainda, que a escola, no lugar de resolver o problema do bullying, simplesmente o delega a outra entidade, quando apenas transfere o sujeito agressor.
Téléchargements
Références
BRASIL. Conselho Nacional de Justiça. Bullying: cartilha 2010 – justiça nas escolas. Brasília, DF,
Disponível em: <http://www.direitosdacrianca.org.br/midiateca/publicacoes/cartilha-sobrebullying>,
Acessado em: 08 abr. 2012.
CARLOS, Emílio. Aconteceu comigo: bullying. In: Facebook. Disponível em: <http://www.facebook.com/pages/N%C3%A3oaoBullying/139022846141742?sk=wall&filter=12>
e <http://br.groups.yahoo.com/group/historiasdoemilio/message/77>, Acessados em: 05 nov. 2011.
FAUSTINO, R.; OLIVEIRA, T. M. de. O ciberbullying no Orkut: a agressão pela linguagem.
Língua, literatura e ensino, Campinas (SP), v. 3, p. 183-193, mai. 2008. Disponível em:
<http://www.iel.unicamp.br/revista/index.php/lle/article/viewFile/124/105>, Acessado em: 08 abr.
FIORIN, José Luiz. A noção de texto na semiótica. Organon/ Revista do Instituto de Letras da
UFRGS, Porto Alegre, v. 9, n. 23, p. 163-173, 1995.
FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. São Paulo:
Ática, 2002.
FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2011.
FIORIN, J.L.; SAVIOLI, P. F. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2006.
FONTANILLE, J.; ZILBERBERG, C. Tensão e Significação. Trad. Ivã Carlos Lopes, Luiz Tatit e
Waldir Beividas. São Paulo: Discurso Editorial: Humanitas/FFLCH/USP, 2001.
GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. São Paulo: Contexto, 2008.
HOUAISS, Antônio. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. 3 ed., Rio de Janeiro:
Objetiva, 2009, v. 1, CD-ROM.
LARA, G. M. P. & MATTE, A. C. F. Ensaios de semiótica: aprendendo com o texto. Rio de Janeiro:
Nova Fronteira, 2009.
PIETROFORTE, A. V. S. Tópicos de semiótica: modelos teóricos e aplicações. São Paulo:
Annablume, 2008.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Il s'agit d'un article en libre accès qui permet une utilisation, une distribution et une reproduction sans restriction sur n'importe quel support tant que l'article original est correctement cité.