Formação técnica de professores do Ensino Médio para uso do Tablet Educacional: uma pesquisa-ação / Technical development of high school teachers for the use of the educational tablet: an action-research

Auteurs

  • Elivelton Henrique Gonçalves Universidade Federal de Uberlândia
  • Fernanda de Oliveira Costa Universidade Federal de Ouro Preto
  • Adelma L.O.S Araújo Universidade Federal de Minas Gerais

DOI :

https://doi.org/10.17851/1983-3652.9.2.114-127

Mots-clés :

tecnologias na educação, formação de professores, formação contínua de professores.

Résumé

RESUMO:Este estudo tem como objetivo compreender a importância da formação contínua dos professores do Ensino Médio do CESEC (Centro Estadual de Educação Continuada) Augusta Raquel da Silveira, em Lagamar-MG, como uma forma de possibilitar a adoção de novas tecnologias, especificamente o Tablet Educacional, em suas propostas pedagógicas. Como método de trabalho, escolheu-se a pesquisa-ação. Assim, por meio da implantação de três ações – formação técnica, formação pedagógica e elaboração e desenvolvimento de um plano de aula utilizando o aparelho – foi possível apresentar aos professores da instituição conhecimentos técnicos e pedagógicos referentes ao manuseio do tablet, além de proporcionar a aplicação prática do aparelho, com as devidas orientações e suporte, na rotina educacional de cada profissional. A partir do desenvolvimento das ações, foi construído e sistematizado um conjunto de saberes inerentes ao Tablet Educacional, que contribuíram para que os professores conhecessem a relevância da sua utilização, de modo a usufruírem suas possibilidades e recursos que subsidiam, de forma significativa, o trabalho docente e o processo de ensino-aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE: tecnologias na educação; formação de professores; formação contínua de professores.

 

ABSTRACT:The present study aimed at understanding the importance of continuing development of CESEC’s (State Center of Continuing Education) Augusta Raquel da Silveira High School teachers in Lagamar, in the state of Minas Gerais, as a form of enabling the adoption of new technologies, especially the Educational Tablet, to their pedagogical purposes. The action-research was chosen as the method of work. Thus, through the implementation of three actions – technical training, pedagogical training, and elaboration and development of a lesson plan using the Educational Tablet –, it was possible to present to the school teachers technical and pedagogical knowledge about the tablet, promoting its practical use with the necessary guidance and support for their educational routine. From the development of the actions, a body of knowledge concerning the Educational Tablet was constructed and systematized, which contributed for the teachers to get to know it and understand how relevant it is to employ it so as to explore its possibilities and resources that significantly subsidize the teaching work and the teaching-learning process.

KEYWORDS: technology in education; teacher development; continuing teacher development.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Elivelton Henrique Gonçalves, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrando em Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação (linha de pesquisa Educação em Ciências e Matemática) da Univerdade Federal de Uberlândia. Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2015). Especialista em Docência e Didática do Ensino Superior pela Faculdade Cidade Patos de Minas (2014). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Faculdade Cidade Patos de Minas (2012). Tem experiência em regência de aulas na área de Matemática na Educação Básica (Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos - EJA) e tutoria em cursos de graduação na modalidade Educação a Distância - EAD. 

Fernanda de Oliveira Costa, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa (2006), possuindo as habilitações de Licenciatura e Bacharelado e mestrado em Agronomia pelo programa de Solos e Nutrição de Plantas da Universidade Federal de Viçosa (UFV) (2008). Atualmente é estudante de doutorado do programa de Pós Graduação em Geologia Ambiental e Conservação dos Recursos Naturais da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e atua como professora da rede de Ensino Básico Particular. Tem experiência na área de Pedologia e Geomorfologia com ênfase no estudo de processos erosivos em vertentes

Adelma L.O.S Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Licenciatura em Letras Língua Inglesa pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP/2002), Mestrado em Estudo Linguísticos - Estrutura Sonora da Linguagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/2006), e Doutorado em Linguística Aplicada - Linguagem e Tecnologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/2014). É professora e orientadora do curso de pós-graduação - Especialização Mídias em Educação da UFOP/SEED/MEC. Minhas pesquisas se concentram nas seguintes áreas: Fonética e Fonologia; Alfabetização; Educação de Jovens e Adultos; Letramento Digital, Presencial e a Distância e Formação de professores nas Novas Tecnologias Comunicação e Informação. Tem experiência na área de Formação de Professores, em Ensino de Língua Portuguesa a falantes de outras línguas e cultura brasileira. Desde 2009, é membro do grupo de pesquisa do CNPq Texto Livre: Semiótica e Tecnologia, vinculado à Faculdade de Letras/UFMG e desde outubro de 2014 integra o Grupo de pesquisa Recursos Educacionais Abertos para Leitura e Produção de Textos nas Licenciaturas (REALPTL) da UFTM. Desde 2012 atuo como coordenadora Geral do Projeto STIS - Seminários Teóricos Interdisciplinares em Semiótica: http://www.lingtec.org/stis/.

Références

ALMEIDA, M. L. de. Uma análise da produção acadêmica sobre os usos da pesquisaação em processos de inclusão escolar: entre o agir comunicativo e o agir estratégico. 2010. 233 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2010.

BARBIER, R. A pesquisa-ação. Tradução de Lucie Didio. Brasília: Liber Livro Editora, 2007. (Pesquisa em Educação).

BALAN, A. M. O. A. et al. Banco Internacional de Objetos Educacionais: uma ferramenta para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem por meio do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. ETIC - Encontro de iniciação científica, Presidente Prudente, v. 6, n. 6, p. 2-11, 2010. Disponível em: http://intertemas.unitoledo.br/revista/index.php/ETIC/article/viewArticle/2609. Acesso em: 06 nov. 2016.

BÉVORT, E.; BELLONI, M. L. Mídia-Educação: conceitos, história e perspectivas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, n. 109, p. 1081-1102, set./dez. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v30n109/v30n109a08.pdf. Acesso em: 11 maio 2016.

BRASIL. Lei nº. 9394, de 20 de janeiro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, Da Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em: 12 mai. 2016.

BRASIL. Inclusão digital. 2010. Disponível em: https://i3gov.planejamento.gov.br/textos/livro4/4.6_Inclusao_Digital.pdf. Acesso em: 11 mai. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Ministério distribuirá tablets a professores do ensino médio. 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17479:ministerio-distribuira-tablets-a-professores-do-ensino-medio&catid=215&Itemid=164. Acesso em: 12 mai. 2016.

CARNEIRO, G. B.; SILVA, J. L. C. Políticas públicas de inclusão digital no contexto da educação escolar como fator de acesso a informação. In: ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, 15., 2012, Anais... Rio Grande. Rio Grande: EREDB, 2012. p. 1 - 11.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, [s.l.], n. 22, p. 89-100, abr. 2003.

DESROCHE, H. Pesquisa-ação: dos projetos dos autores aos projetos de atores e viceversa. In: THIOLLENT, M. (Org.). Pesquisa-ação e projeto cooperativo na perspectiva de Henri Desroche. São Carlos: EdUFSCar, 2006. p. 33-68.

FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (FNDE). Programas: ProInfo. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/programa-nacional-de-tecnologia-educacional-proinfo/proinfo-tablets. Acesso em: 11 mai. 2016.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. 9. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

LÉVY, P. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2007.

MARTINS, C. A. Formação do docente de Matemática imigrante digital para atuar com nativos digitais no Ensino Fundamental. 2009. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

MUSACCHIO, C. de. Para este aluno que aí está, uma outra escola há de surgir!. Disponível em: https://www.academia.edu/7743797/PARA_ESTE_ALUNO_QUE_A%C3%8D_EST%C3%81_UMA_OUTRA_ESCOLA_H%C3%81_DE_SURGIR. Acesso em: 01 mai. 2016.

NASCIMENTO, F. R. F. M. do. O uso pedagógico do Tablet Educacional como ferramenta de aprendizagem dos alunos do 1º ano regular do Ensino Médio. 2014. 27 f. Monografia (Especialização em Fundamentos da Educação). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.

NEVES, A. M.; CARDOSO, C. R. Os desafios do uso do tablet pelos professores do Ensino Médio das escolas públicas do Distrito Federal. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO COM TECNOLOGIA, 01, 2013, Pernambuco. Anais eletrônicos. Pernambuco: UFPE, p. 1-22, 2013. Disponível em: http://www.nehte.com.br/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2013/Os%20desafios%20do%20uso%20do%20tablet%20pelos%20professores%20do%20Ensino%20M%C3%A9dio%20das%20escolas%20p%C3%BAblicas%20do%20Distrito%20Federal.pdf. Acesso em: 04 dez. 2016.

PASSERINO, L. M. Apontamentos para uma reflexão sobre a função social das tecnologias no processo educativo. Texto digital, Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina, v. 6, n. 1, p. 58-77, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2010v6n1p58. Acesso em: 04 dez. 2016.

PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. On the horizon, Bradford, v. 9, n. 5, p. 1- 6, out. 2001. Disponível em: http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf. Acesso em: 11 mai. 2016.

QUARESMA, C. R. T. et al. Tecnologias na Educação: inclusão digital dos professores da rede estadual a partir da implementação do programa Tablet Educacional. Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 1-9, jul. 2014. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo23/arti-aprov/127912.pdf. Acesso em: 04 dez. 2016.

ROCHA, S. S. D. O uso do computador na Educação: a Informática Educativa. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, v. 8, n. 85, p. 1-6, jun. 2008. Disponível em: http://www.espacoacademico.com.br/085/85rocha.htm. Acesso em: 04 dez. 2016.

ROSALEN, M.; MAZZILLI, S. Formação de professores para o uso da informática nas escolas: evidências da prática. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 28. Anais... Caxambu: UNIMEP, p. 1-18, 2005. Disponível em: http://28reuniao.anped.org.br/textos/gt08/gt081345int.rtf. Acesso em: 04 dez. 2016.

SOUZA, D. T. R. de. Formação continuada de professores e fracasso escolar: problematizando o argumento da incompetência. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 477-492, set./dez. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022006000300004. Acesso em: 04 dez. 2016.

TAROUCO, L. M. R. et al. Reusabilidade de objetos educacionais. Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 1-11, fev. 2003. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13628/7697. Acesso em: 04 dez. 2016.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1986. VALENTE, J. A. (Org.). Computadores e conhecimentos: repensando a educação. 2. ed. Campinas: Unicamp, 1998.

VELLOSO, F. de C. Informática: conceitos básicos. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

Téléchargements

Publiée

09-12-2016

Comment citer

GONÇALVES, E. H.; COSTA, F. de O.; ARAÚJO, A. L. Formação técnica de professores do Ensino Médio para uso do Tablet Educacional: uma pesquisa-ação / Technical development of high school teachers for the use of the educational tablet: an action-research. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 9, n. 2, p. 114–127, 2016. DOI: 10.17851/1983-3652.9.2.114-127. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16730. Acesso em: 26 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Éducation et Technologie

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.