Formação técnica de professores do Ensino Médio para uso do Tablet Educacional: uma pesquisa-ação / Technical development of high school teachers for the use of the educational tablet: an action-research
DOI :
https://doi.org/10.17851/1983-3652.9.2.114-127Mots-clés :
tecnologias na educação, formação de professores, formação contínua de professores.Résumé
RESUMO:Este estudo tem como objetivo compreender a importância da formação contínua dos professores do Ensino Médio do CESEC (Centro Estadual de Educação Continuada) Augusta Raquel da Silveira, em Lagamar-MG, como uma forma de possibilitar a adoção de novas tecnologias, especificamente o Tablet Educacional, em suas propostas pedagógicas. Como método de trabalho, escolheu-se a pesquisa-ação. Assim, por meio da implantação de três ações – formação técnica, formação pedagógica e elaboração e desenvolvimento de um plano de aula utilizando o aparelho – foi possível apresentar aos professores da instituição conhecimentos técnicos e pedagógicos referentes ao manuseio do tablet, além de proporcionar a aplicação prática do aparelho, com as devidas orientações e suporte, na rotina educacional de cada profissional. A partir do desenvolvimento das ações, foi construído e sistematizado um conjunto de saberes inerentes ao Tablet Educacional, que contribuíram para que os professores conhecessem a relevância da sua utilização, de modo a usufruírem suas possibilidades e recursos que subsidiam, de forma significativa, o trabalho docente e o processo de ensino-aprendizagem.
PALAVRAS-CHAVE: tecnologias na educação; formação de professores; formação contínua de professores.
ABSTRACT:The present study aimed at understanding the importance of continuing development of CESEC’s (State Center of Continuing Education) Augusta Raquel da Silveira High School teachers in Lagamar, in the state of Minas Gerais, as a form of enabling the adoption of new technologies, especially the Educational Tablet, to their pedagogical purposes. The action-research was chosen as the method of work. Thus, through the implementation of three actions – technical training, pedagogical training, and elaboration and development of a lesson plan using the Educational Tablet –, it was possible to present to the school teachers technical and pedagogical knowledge about the tablet, promoting its practical use with the necessary guidance and support for their educational routine. From the development of the actions, a body of knowledge concerning the Educational Tablet was constructed and systematized, which contributed for the teachers to get to know it and understand how relevant it is to employ it so as to explore its possibilities and resources that significantly subsidize the teaching work and the teaching-learning process.
KEYWORDS: technology in education; teacher development; continuing teacher development.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, M. L. de. Uma análise da produção acadêmica sobre os usos da pesquisaação em processos de inclusão escolar: entre o agir comunicativo e o agir estratégico. 2010. 233 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2010.
BARBIER, R. A pesquisa-ação. Tradução de Lucie Didio. Brasília: Liber Livro Editora, 2007. (Pesquisa em Educação).
BALAN, A. M. O. A. et al. Banco Internacional de Objetos Educacionais: uma ferramenta para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem por meio do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. ETIC - Encontro de iniciação científica, Presidente Prudente, v. 6, n. 6, p. 2-11, 2010. Disponível em: http://intertemas.unitoledo.br/revista/index.php/ETIC/article/viewArticle/2609. Acesso em: 06 nov. 2016.
BÉVORT, E.; BELLONI, M. L. Mídia-Educação: conceitos, história e perspectivas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, n. 109, p. 1081-1102, set./dez. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v30n109/v30n109a08.pdf. Acesso em: 11 maio 2016.
BRASIL. Lei nº. 9394, de 20 de janeiro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, Da Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em: 12 mai. 2016.
BRASIL. Inclusão digital. 2010. Disponível em: https://i3gov.planejamento.gov.br/textos/livro4/4.6_Inclusao_Digital.pdf. Acesso em: 11 mai. 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Ministério distribuirá tablets a professores do ensino médio. 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17479:ministerio-distribuira-tablets-a-professores-do-ensino-medio&catid=215&Itemid=164. Acesso em: 12 mai. 2016.
CARNEIRO, G. B.; SILVA, J. L. C. Políticas públicas de inclusão digital no contexto da educação escolar como fator de acesso a informação. In: ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, 15., 2012, Anais... Rio Grande. Rio Grande: EREDB, 2012. p. 1 - 11.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, [s.l.], n. 22, p. 89-100, abr. 2003.
DESROCHE, H. Pesquisa-ação: dos projetos dos autores aos projetos de atores e viceversa. In: THIOLLENT, M. (Org.). Pesquisa-ação e projeto cooperativo na perspectiva de Henri Desroche. São Carlos: EdUFSCar, 2006. p. 33-68.
FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (FNDE). Programas: ProInfo. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/programa-nacional-de-tecnologia-educacional-proinfo/proinfo-tablets. Acesso em: 11 mai. 2016.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. 9. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
LÉVY, P. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2007.
MARTINS, C. A. Formação do docente de Matemática imigrante digital para atuar com nativos digitais no Ensino Fundamental. 2009. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
MUSACCHIO, C. de. Para este aluno que aí está, uma outra escola há de surgir!. Disponível em: https://www.academia.edu/7743797/PARA_ESTE_ALUNO_QUE_A%C3%8D_EST%C3%81_UMA_OUTRA_ESCOLA_H%C3%81_DE_SURGIR. Acesso em: 01 mai. 2016.
NASCIMENTO, F. R. F. M. do. O uso pedagógico do Tablet Educacional como ferramenta de aprendizagem dos alunos do 1º ano regular do Ensino Médio. 2014. 27 f. Monografia (Especialização em Fundamentos da Educação). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
NEVES, A. M.; CARDOSO, C. R. Os desafios do uso do tablet pelos professores do Ensino Médio das escolas públicas do Distrito Federal. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO COM TECNOLOGIA, 01, 2013, Pernambuco. Anais eletrônicos. Pernambuco: UFPE, p. 1-22, 2013. Disponível em: http://www.nehte.com.br/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2013/Os%20desafios%20do%20uso%20do%20tablet%20pelos%20professores%20do%20Ensino%20M%C3%A9dio%20das%20escolas%20p%C3%BAblicas%20do%20Distrito%20Federal.pdf. Acesso em: 04 dez. 2016.
PASSERINO, L. M. Apontamentos para uma reflexão sobre a função social das tecnologias no processo educativo. Texto digital, Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina, v. 6, n. 1, p. 58-77, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2010v6n1p58. Acesso em: 04 dez. 2016.
PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. On the horizon, Bradford, v. 9, n. 5, p. 1- 6, out. 2001. Disponível em: http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf. Acesso em: 11 mai. 2016.
QUARESMA, C. R. T. et al. Tecnologias na Educação: inclusão digital dos professores da rede estadual a partir da implementação do programa Tablet Educacional. Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 1-9, jul. 2014. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo23/arti-aprov/127912.pdf. Acesso em: 04 dez. 2016.
ROCHA, S. S. D. O uso do computador na Educação: a Informática Educativa. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, v. 8, n. 85, p. 1-6, jun. 2008. Disponível em: http://www.espacoacademico.com.br/085/85rocha.htm. Acesso em: 04 dez. 2016.
ROSALEN, M.; MAZZILLI, S. Formação de professores para o uso da informática nas escolas: evidências da prática. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 28. Anais... Caxambu: UNIMEP, p. 1-18, 2005. Disponível em: http://28reuniao.anped.org.br/textos/gt08/gt081345int.rtf. Acesso em: 04 dez. 2016.
SOUZA, D. T. R. de. Formação continuada de professores e fracasso escolar: problematizando o argumento da incompetência. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 477-492, set./dez. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022006000300004. Acesso em: 04 dez. 2016.
TAROUCO, L. M. R. et al. Reusabilidade de objetos educacionais. Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 1-11, fev. 2003. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13628/7697. Acesso em: 04 dez. 2016.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1986. VALENTE, J. A. (Org.). Computadores e conhecimentos: repensando a educação. 2. ed. Campinas: Unicamp, 1998.
VELLOSO, F. de C. Informática: conceitos básicos. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Il s'agit d'un article en libre accès qui permet une utilisation, une distribution et une reproduction sans restriction sur n'importe quel support tant que l'article original est correctement cité.