Sobre a Revista
Políticas Editoriais
Foco e Escopo
Texto Livre é um periódico de publicação contínua, de acesso aberto online, mantido pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil) desde 2008. Ele publica artigos científicos, relatos de experiência, ensaios, resenhas críticas, entrevistas e dossiês, com avaliação por pares, que abordem a multi/pluri/inter/transdisciplinaridade nas linhas de linguística, semiótica, educação, comunicação, tecnologias da informação e computação, tradução, robótica e cultura livre relacionadas às tecnologias. Tem como missão fomentar a produção científica nessas linhas, permitindo a pesquisadores do Brasil e do exterior divulgarem suas pesquisas e contribuírem para o debate e o progresso científico na área. São temas correlatos de interesse desse periódico: ensino de línguas mediado por tecnologias, comunicação nas mídias, uso de tecnologias no ensino-aprendizagem, recursos educacionais abertos, cultura livre, inclusão digital, letramento digital, impacto das tecnologias na tradução, divulgação em software livre e outros temas que trazem relação com as tecnologias. A revista aceita textos em português, espanhol, inglês e francês. A Texto Livre destina-se aos pesquisadores e a uma audiência não acadêmica interessada nos temas da revista.
Texto Livre is a open access online journal that uses the continuous publication nature. It is sponsored by the School of Letters of the Federal University of Minas Gerais (Brazil) since 2008. Texto Livre welcomes submissions of articles, experience reports, essays, article translations, critical reviews, interviews and dossiers, by peer-reviewed author, that address the multi/pluri/inter/transdisciplinarity in the lines of linguistics, semiotics, education, communication, information and computing technologies, translation, robotics and free software related to technologies. Its mission is to promote scientific production along these lines, allowing researchers from Brazil and abroad to disseminate their research and contribute to the debate and scientific progress in the area. Related topics of interest to this periodical are: technology-mediated language teaching, communication in the media, use of technologies in teaching-learning, open educational resources, free culture, digital inclusion, digital literacy, impact of technologies on translation, dissemination in free software and other themes related to technologies. The journal accepts manuscripts in Portuguese, Spanish, English, and French. Texto Livre is an academic publication intended for researchers as well as non-academic audiences interested in approaches to the topics addressed by the journal.
Processo de Avaliação pelos Pares
- Avaliação dupla às cegas:
- Toda submissão que atenda às normas de submissão da revista e ao Código de Conduta e Boas Práticas será inicialmente analisada pelo editor-chefe, que avaliará possíveis problemas de autoria (como plágio, republicação, aprovação de Comitê de Ética para pesquisas com seres humanos etc.). Casos de possível má conduta serão analisados segundo o fluxograma do COPE.
- O editor-chefe atribuirá a submissão a um editor de seção, para que este conduza o processo de avaliação.
- O editor de seção encaminhará a submissão a dois avaliadores de instituição diferentes entre si e em relação à do autor da submissão. Esses avaliadores não terão acesso aos nomes dos autores e nem saberão o nome dos seus pares.
- Os pareceristas responderão a um questionário com questões relativas à adequação ao escopo da revista, atualidade, qualidade, formato e ética, e suas respostas serão consideradas pelo editor na decisão editorial.
- Caso haja dois pareceres positivos, a submissão será aceita para publicação e enviada para o autor realizar eventuais correções solicitadas pelos avaliadores.
- Caso haja dois pareceres negativos, a submissão será rejeitada para publicação e enviada mensagem para o autor com os pareceres dos avaliadores.
- Caso haja um parecer positivo e um negativo, a submissão será encaminhada a um terceiro avaliador. Caso haja novo parecer positivo, a submissão será aceita; caso haja um novo parecer negativo, não será aceita.
- Todo autor de submissão receberá os pareceres emitidos pelos avaliadores, seja em caso de aprovação para publicação, seja em caso de não aprovação. Essa comunicação deve ocorrer entre um e dois meses da data de submissão.
- A publicação do artigo ocorre em média após seis meses da submissão.
Recurso de decisão editorial:
- Caso o autor de submissão não aprovada considere que um ou os dois pareceres negativos apresentem problemas, ele poderá solicitar, através de justificativa por escrito ao editor-chefe, que este solicite aos avaliadores que apresentem justificativa para as pretensas falhas no(s) parecer(es) no prazo de 15 dias.
- Caso o editor-chefe não receba nenhuma justificativa para a solicitação, o(s) parecer(es) negativo(s) será(ão) eliminado(s) e a submissão será encaminhada para novo(s) avaliador(es).
Periodicidade
Ciência aberta
O movimento Ciência Aberta (Open Science) propõe diretrizes para a prática científica colaborativa, compartilhada e pública. Em consonância com as diretrizes de Ciência Aberta, o periódico Texto Livre adota uma série de práticas, como a política de acesso livre, o código de boas práticas para editores e o uso de redes sociais para divulgação de trabalhos publicados. Além disso, requer a indicação precisa do papel de cada um dos autores em artigos com múltipla autoria, incentiva o compartilhamento dos conjuntos de dados de análise, instrumentos, scripts de análise estatística, roteiros e materiais adicionais, disponibilizados em repositórios online abertos, como, por exemplo, Zenodo, Figshare e OSF, caso não possam ser publicados no próprio trabalho, e essa informação deve ser indicada no manuscrito. Em consequência, os artigos que comunicam pesquisas deverão indicar e referenciar a disponibilidade dos conteúdos subjacentes à elaboração da pesquisa e dos resultados obtidos.
O periódico Texto Livre incentiva publicação de artigos preprints em plataformas públicas, como Preprints, SciELO e Psyarxiv, para que, sendo o caso, sejam discutidos abertamente, antes de serem publicados.
A contribuição dos editores de seção é devidamente creditada no artigo publicado. Os avaliadores recebem declaração do parecer do manuscrito e podem ainda validar a atividade no Publons.
Política de Acesso Livre
Política de preservação digital
A Revista Texto Livre : Linguagem e Tecnologia utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração em sua versão final.
Essa revista já se encontra preservada e testada pela equipe do Lockss: https://cariniana.ibict.br/index.php/preservacao-de-publicacoes-digitais/periodicos-eletronicos
Graças à indexação da Redalyc, os artigos da revista estão também preservados no formato XML JATS.
Os artigos estão preservados também, a partir dos números de 2021, na plataforma aberta GitHub.
Declaração de Ética na Pesquisa e Boas Práticas
A Texto Livre (UFMG) - ISSN eletrônico 1983-3652, dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração científica de periódicos. Qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância não são aceitos na Texto Livre. Os autores que enviam artigos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. Além disso, espera-se que todos os artigos que relatem pesquisas com seres humanos contenham informações relevantes sobre procedimentos éticos, anexando comprovante de aprovação do Comitê de Ética ao realizar a submissão.
Taxas para submissão e publicação de textos
A Texto Livre não cobra taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita.
Linhas prioritárias de Publicação
Linguagem e Tecnologia
Educação e Tecnologia
Comunicação e Tecnologia
Tradução e Tecnologia
Cultura livre
Robótica livre
Tecnologias da informação e comunicação
Política de seção
- Artigos
Compreende trabalhos de cunho científico com uma temática inédita e original. Também acolhe trabalhos que são originados a partir de um estudo também científico que engloba textos que contenham relatos completos de estudos ou pesquisas concluídas ou em desenvolvimento.
- Dossiê
Conjunto de artigos científicos com o propósito temático único, que será definido pelo Comitê Editorial e organizado por pesquisadores especialistas.
- Relatos de experiência
Seção que compreende comunicações e descrições de atividades realizadas nas temáticas acolhidas pela revista.
- Ensaios
Destina-se a um texto argumentativo, que pode ser a apresentação de um estudo ou o desenvolvimento de um tema no escopo da revista.
- Resenhas críticas
- Entrevistas
Entrevistas nas áreas contempladas neste periódico.
Sobre as condições de submissão
A revista, como qualquer periódico científico, determinou algumas normas para publicação na revista e este comunicado vem reiterar essas regras, vigentes desde nossa primeira publicação. Deve-se observar as condições de submissão constantes no site da revista, com as quais todo autor deve concordar ao realizar a submissão. Especialmente, devemos atentar para:
-
A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". Cumpre ressaltar que somente são aceitos para publicação textos não publicados em outros periódicos científicos. Caso o artigo esteja publicado em repositório preprint, informar o identificador de acesso.
-
O arquivo da submissão está em formato aberto, do OpenOffice/LibreOffice. Caso o artigo tenha sido redigido em outro formato, o autor assegura ter feito a conversão para ODT e verificado a formatação após a conversão. Para a conversão, sugerimos o programa LibreOffice (http://pt-br.libreoffice.org/). Maiores informações sobre esta exigência: http://pt.wikipedia.org/wiki/OpenDocument#Norma_brasileira. Além da norma da ABNT que se refere ao uso de padrões abertos, devemos citar:
-
formatos proprietários não garantem continuidade de suporte, podendo implicar a curto ou médio prazo perda parcial ou total do conteúdo dos arquivos;
-
formatos proprietários como DOC ou DOCX implicam uso de software proprietário, gerando exclusão por parte de qualquer usuário sem condições de pagar pelo software ou gerando, como alternativa, estímulo à prática da pirataria;
-
a garantia de acessibilidade ao longo prazo dos artigos da revista.
-
- As instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
-
Os textos submetidos para avaliação não devem apresentar o nome dos autores.
Qualquer texto que não corresponda a qualquer uma dessas condições será sumariamente excluído do processo. Os pareceristas e colaboradores da revista também devem respeitar estas normas; caso ainda não tenham, devem instalar o programa OpenOffice/LibreOffice para ler os artigos.
Histórico
O periódico também é conhecido como Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, mas adotamos a abreviação Texto Livre (nome oficial pelo ISSN) nas bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.
A revista Texto Livre foi criada pelo grupo Texto Livre, um grupo de pesquisa cadastrado no CNPq que atua junto a comunidades de ensino, pesquisa e desenvolvimento de software livre desde 2006. A primeira edição da revista foi publicada em 2008 e foi motivada pela necessidade de acolher textos sobre pesquisas em software livre, muito escassos na época. Gradativamente, a revista, vinculada à Faculdade de Letras da UFMG, foi se abrindo para o estudo de relação das linguagens com as tecnologias (ensino de línguas mediado pelos computadores, produção textual, semiótica) e a educação foi aparecendo com outro eixo importante nas publicações. Assim, definiu-se a revista como espaço que acolhe a interdisciplinaridade, não só na relação linguagem, educação e tecnologias, mas a diversidade possível que guarde um elo com as tecnologias.
Entre os valores do grupo, a revista assume compromisso com o software livre (que agrega à revista a busca pela liberdade e pela colaboratividade principalmente), com a ciência aberta (defesa de: transparência, reutilização de dados de pesquisas, reprodutibilidade de resultados e metodologias, cooperação e responsabilidade) e com a pesquisa séria e de qualidade (contrariando um movimento de revistas predatórias, que republicam textos sem avaliação e por dinheiro).
Informação complementar:
Anteriormente, a revista tinha outro endereço: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/