SENTIDOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL REVELADOS EM HISTÓRIAS DE VIDA DE ESTUDANTES DO PROEJA

Autores

  • Jordane Lima Dias Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará https://orcid.org/0000-0002-9325-4266
  • Rosa Oliveira Marins Azevedo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2023.40344

Palavras-chave:

PROEJA, Formação Profissional, História de Vida

Resumo

O Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) foi criado objetivando promover a oferta da educação básica a Jovens e Adultos na Rede Federal de Educação, ao mesmo tempo em que tornou possível pensar a oferta de formação para o mundo do trabalho, com os princípios e concepções de uma formação humanista, integradora do trabalho, ciência e cultura. Mas é possível ainda integrar a essa concepção os aspectos as histórias de vida, constituintes da existência e parte também da formação humana integral. Nesse sentido, o estudo objetivou investigar sentidos de formação profissional que emergem das Histórias de Vida de 14 estudantes do Curso Técnico Integrado em Aquicultura do Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Jovens e Adultos – PROEJA, ofertado no Instituto Federal de Pará, Campus Tucuruí como fundamento para uma proposta de formação. A metodologia adotada foi a História de Vida em quatro fases, com base em Josso (2010) e adaptadas: 1) Introdução à construção da História de Vida; 2) O “caminhar para si” como proposta de reflexão sobre a trajetória de vida e formação profissional; 3) O que minha História de Vida revela sobre a minha formação; e 4) Balanço do processo formativo. A entrevista narrativa em grupo foi a técnica empregada para a coleta das fontes. Para a análise, utilizou-se a Análise Interpretativa-Compreensiva em três tempos (SOUZA, 2006). Como resultados, sentidos de formação emergiram das narrativas dos estudantes perpassando as fases da infância, juventude, fase adulta, revelando experiências que contribuíram para o retorno à escola no Curso Técnico Integrado em Aquicultura. 

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Biografia do Autor

Jordane Lima Dias Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Doutoranda em Ensino Tecnológico pelo instituto Federal do Amazonas, Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Amazonas, Licenciada em Letras pela Escola Superior Madre Celeste. É professora do Instituto Federal do Pará.

Rosa Oliveira Marins Azevedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso. Mestre em Ensino de Ciências Universidade do Estado do Amazonas. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Niteroiense de Educação Letras e Turismo. Professora permanente dos cursos de mestrado e doutorado em Ensino Tecnológico do IFAM.

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Publicado

2023-10-19

Como Citar

OLIVEIRA, J. L. D.; AZEVEDO, R. O. M. SENTIDOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL REVELADOS EM HISTÓRIAS DE VIDA DE ESTUDANTES DO PROEJA. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 32, n. 2, p. 58–73, 2023. DOI: 10.35699/2238-037X.2023.40344. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/40344. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS