COMO ABORDAR UMA SITUAÇÃO DE TRABALHO EM FORMAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA ERGOLÓGICA?
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2023.49273Palavras-chave:
Formação, Situação de Trabalho, Impossível, InviávelResumo
Partindo de uma situação de trabalho, a abordagem ergológica permite distinguir dois níveis de abordagem de uma só realidade: um deles inscrito no muito local e no muito atual, e o outro que relembra constantemente as normas antecedentes, o plano geral. Distinguir estes dois níveis (ancoragem e referenciamento) permite em seguida, o reencontro da dialética dos mesmos, e de se tirar partido na formação profissional.
Downloads
Referências
CANGUILHEM, G. O normal e o patológico. 4ª. edição ampliada. Tradução: Maria Thereza Redig Barrocas. Revisão técnica: Jorge Costa e Silva. Rio de Janeiro: Florence Universitária. 1995.
GUÉRIN, F., LAVILLE, A., DANIELLOU, F., DURAFFOURG, J., KERGUELEN, A. Compreender o trabalho para transformá-lo. São Paulo: Edgard Blücher / Fundação Vanzolini, 2001.
SCHWARTZ, Yves. Le paradigme ergologique ou un métier de Philosophe. Toulouse: Editions Octares, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Trabalho & Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.