TRABALHO E FORMAÇÃO DA SUBJETIVIDADE NA INDÚSTRIA 4.0

Autores

  • Kaline Oliveira da Cunha Pessôa Faculdade Metropolitana de Anápolis
  • Hugo Leonardo Fonseca da Silva Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2024.52573

Palavras-chave:

Trabalho, Formação, Indústria 4.0

Resumo

O artigo analisa, por meio de uma revisão de literatura, as produções científicas que tratam da relação entre trabalho, educação e a formação da subjetividade no contexto da Indústria 4.0. Fundamentado no materialismo histórico dialético, o objetivo foi analisar elementos constitutivos do projeto pedagógico industrial da chamada Indústria 4.0 buscando apreender o trato dado à formação da subjetividade dos trabalhadores. A análise conclui que o advento do programa Indústria 4.0 implica a renovação dos mecanismos de mediação do conflito de classes no campo educacional sob a perspectiva dos modelos flexíveis de organização produtiva caracterizando uma reestruturação produtiva permanente. Identifica-se ainda que este projeto pedagógico ratifica o caráter pragmático, imediatista e interessado de formação humana das novas configurações pedagógicas próprias da Indústria 4.0 mediante novos dispositivos de mobilização subjetiva dos trabalhadores.

Biografia do Autor

  • Kaline Oliveira da Cunha Pessôa, Faculdade Metropolitana de Anápolis

    Psicóloga, mestra em Psicologia (UFG), com aperfeiçoamento em Psicobiologia (USP), especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho (FCA) e especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (FABEC). Possui experiência nas áreas de Psicologia Educacional, Psicologia Organizacional e do Trabalho e em Docência Universitária. Atualmente faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Sociedade e Subjetividade da Universidade Federal de Goiás - UFG, atuando, principalmente, nos seguintes temas: psicologia e trabalho, subjetividade e trabalho, trabalho e educação, psicologia social e psicologia crítica.

  • Hugo Leonardo Fonseca da Silva, Universidade Federal de Goiás
    Doutor em Ciências Sociais na Educação pela Unicamp. Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás, FEFD. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FE/UFG.

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Publicado

2024-10-08

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

TRABALHO E FORMAÇÃO DA SUBJETIVIDADE NA INDÚSTRIA 4.0. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 33, n. 2, p. 116–135, 2024. DOI: 10.35699/2238-037X.2024.52573. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/52573. Acesso em: 26 dez. 2024.

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