REFORMAS MACROECONÔMICAS E EDUCACIONAIS NO BRASIL: UMA BREVE ANÁLISE / Macroeconomic reforms and education in Brazil: brief analysis

Autores

  • André Ricardo Barbosa Duarte Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Vera Lúcia Alves Ferreira de Brito Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Alexandre Willian Barbosa Duarte Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação, Trabalho docente

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma breve revisão bibliográfica e promover uma discussão acerca das influências e dos resultados dos ajustamentos macroeconômicos e da ascensão do modelo regulatório supranacional e do Estado-avaliador na concepção das políticas públicas educacionais do Estado brasileiro nos últimos 20 anos. Pretende ainda discutir como a intervenção de valores performativos e gerenciais oriundos de uma ética típica dos mercados e difundida pelas agências econômicas multilaterais (Banco Mundial, BID, BIRD) tem influenciado a construção das políticas educacionais, o cotidiano das instituições escolares e os trabalhadores docentes.

Biografia do Autor

  • André Ricardo Barbosa Duarte, Universidade do Estado de Minas Gerais
    Mestrando em educação pela Universidade do Estado de minas Gerais. Graduado em História - Bacharelado / Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002). Pós-graduado em Políticas Públicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Pós-graduando em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais pela Universidade Federal de Itajubá. Atualmente é bolsista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e tutor presencial do curso de pedagogia da Universidade Federal de Ouro preto/Centro de Educação Aberta e a Distância.
  • Vera Lúcia Alves Ferreira de Brito, Universidade do Estado de Minas Gerais
    Doutora em Educação, Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).
  • Alexandre Willian Barbosa Duarte, Universidade Federal de Minas Gerais
    Graduado em Ciências Sociais, Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, é Assistente de Pesquisa do Grupo de Estudos Sobre Políticas Educacionais e Trabalho Docente - Fae/UFMG

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Publicado

2012-04-10

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

REFORMAS MACROECONÔMICAS E EDUCACIONAIS NO BRASIL: UMA BREVE ANÁLISE / Macroeconomic reforms and education in Brazil: brief analysis. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 21, n. 1, p. 101–111, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8732. Acesso em: 22 mar. 2025.

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