POLÍTICAS PARA O ENSINO SUPERIOR: PROFISSIONALIZAÇÃO OU PROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE?
Palavras-chave:
Ensino Superior/Universidade, Trabalho Docente, Intensificação/Controle e Precarização.Resumo
Este artigo centrado nas Políticas Públicas para o Ensino Superior analisa, tanto o aumento de controle sobre o professor, devido ao uso de métodos empresariais como o Gerencialismo, quanto o processo de precarização do trabalho, traduzido na intensificação, na exigência de uma produtividade exacerbada, e na precarização das condições salariais e de trabalho dos docentes. Este quadro decorre do contexto marcado pela globalização e pelo neoliberalismo que impactam, especialmente, o Ensino Superior que vem perdendo a qualidade do ensino, que se consubstancia no diálogo permanente entre ensino, pesquisa e extensão. A metodologia usada, foi a pesquisa teórica-conceitual, que contemplou a temática, de forma ampla e aprofundada. O texto foi dividido em partes: Gênese das Universidades; Análise crítica do Ensino Superior, na contemporaneidade; Considerações Finais e Propostas para o resgate da Universidade como instituição social, pública, democrática, crítica e de qualidade.