POLÍTICAS PARA O ENSINO SUPERIOR: PROFISSIONALIZAÇÃO OU PROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE?

Autores

  • Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino UFMG
  • Terezinha Cristina Rocha Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Ensino Superior/Universidade, Trabalho Docente, Intensificação/Controle e Precarização.

Resumo

Este artigo centrado nas Políticas Públicas para o Ensino Superior analisa, tanto o aumento de controle sobre o professor, devido ao uso de métodos empresariais como o Gerencialismo, quanto o processo de precarização do trabalho, traduzido na intensificação, na exigência de uma  produtividade exacerbada, e na precarização das condições salariais  e de trabalho dos docentes. Este quadro decorre do contexto marcado pela globalização e pelo neoliberalismo que impactam, especialmente, o Ensino Superior que vem perdendo a qualidade do ensino, que se consubstancia no diálogo permanente entre ensino, pesquisa e extensão. A metodologia usada, foi a pesquisa teórica-conceitual, que contemplou a temática, de forma ampla e aprofundada. O texto foi dividido em partes: Gênese das Universidades; Análise crítica do Ensino Superior, na contemporaneidade;  Considerações Finais e Propostas para o resgate da Universidade como instituição social, pública,  democrática, crítica e de qualidade.

Biografia do Autor

  • Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

  • Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino, UFMG
    Mestrado em EDUCAÇÃO pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Doutoranda em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Terezinha Cristina Rocha, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
    Graduada em Filosofia e mestranda em Educação pela PUC Minas.

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Publicado

2012-02-16

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

POLÍTICAS PARA O ENSINO SUPERIOR: PROFISSIONALIZAÇÃO OU PROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE?. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 20, n. 2, p. 77–89, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8700. Acesso em: 11 mar. 2025.

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