REFORMAS MACROECONÔMICAS E EDUCACIONAIS NO BRASIL: UMA BREVE ANÁLISE / Macroeconomic reforms and education in Brazil: brief analysis
Palavras-chave:
Políticas Públicas, Educação, Trabalho docenteResumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma breve revisão bibliográfica e promover uma discussão acerca das influências e dos resultados dos ajustamentos macroeconômicos e da ascensão do modelo regulatório supranacional e do Estado-avaliador na concepção das políticas públicas educacionais do Estado brasileiro nos últimos 20 anos. Pretende ainda discutir como a intervenção de valores performativos e gerenciais oriundos de uma ética típica dos mercados e difundida pelas agências econômicas multilaterais (Banco Mundial, BID, BIRD) tem influenciado a construção das políticas educacionais, o cotidiano das instituições escolares e os trabalhadores docentes.Downloads
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Publicado
2012-04-10
Como Citar
BARBOSA DUARTE, A. R.; FERREIRA DE BRITO, V. L. A.; BARBOSA DUARTE, A. W. REFORMAS MACROECONÔMICAS E EDUCACIONAIS NO BRASIL: UMA BREVE ANÁLISE / Macroeconomic reforms and education in Brazil: brief analysis. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 21, n. 1, p. 101–111, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8732. Acesso em: 3 dez. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS