EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TRABALHO DOCENTE VIRTUAL: SOBRE TECNOLOGIA, ESPAÇOS, TEMPOS, GÊNERO E COLETIVIDADE NA IDADE MÍDIA

Autores

  • Daniel Mill Universidade Federal de São Carlos
  • Fernando Fidalgo UFMG

Resumo

Os tempos e espaços escolares constituem fatores fundantes para a compreensão do processo de trabalho pedagógico. Isso implica reflexão sobre a lógica espaçotemporal que orienta a organização do trabalho escolar. Sendo os espaços e os tempos da educação tão relevantes, há muito a ser pensado entre o espaço da secular sala de aula (historicamente compreendida como lugar privilegiado para o
ensino-aprendizagem e para a atuação docente) e os emergentes ambientes virtuais de aprendizagem (ambiente para ensino-aprendizagem simulado telemática). Também há muito por entender entre os fragmentados tempos educacionais em momentos para a aula, para o recreio, para a disciplina de história, de matemática etc., até os flexíveis tempos da educação na Idade Mídia. A contemporaneidade
carece de reflexões em torno dos quatro fatores básicos do processo educacional: docência, aprendizagem, gestão e mediação técno-pedagógica; isto é, carecemos de análises em torno dos docentes, dos alunos, dos gestores e das tecnologias que fazem a mediação do ensino-aprendizagem. Este trabalho pretende contribuir especificamente com o primeiro fator: a docência. De forma mais direta ou não, os outros três fatores serão tangenciados, especialmente os meios (tecnologias) de
trabalho do docente da educação a distância mediada pela telemática (tecnologias de informação e comunicação).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-05-03

Como Citar

MILL, D.; FIDALGO, F. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TRABALHO DOCENTE VIRTUAL: SOBRE TECNOLOGIA, ESPAÇOS, TEMPOS, GÊNERO E COLETIVIDADE NA IDADE MÍDIA. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 15, n. 2, p. 119–120, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8820. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

RESUMOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>