PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O TRABALHO DOCENTE NESSA MODALIDADE: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO / Scientific productions about distance education and teaching work in this modality: a bibliometric study

  • Braian Garrito Veloso Universidade Federal de São Carlos
  • Daniel Mill Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: Distance Education, Teaching Work, Bibliometry, Educação a Distância, Trabalho Docente, Bibliometria

Resumo

The objective of this research is to carry out a bibliometric study on the scientific production based on Distance Education. For this purpose, bibliometry was used in the theses present in the database elaborated by Grupo Horizonte of the Federal University of São Paulo. This database contains doctorate researchs of postgraduate programs in Education evaluated with 5, 6 and 7 in the CAPES triennial 2013 evaluation. Through the research, we identified that the scientific production related to Distance Education still represents a tiny part of a universe of theses of postgraduate programs in Education. In addition, the analysis of the bibliographical references of the researches that deal with the teaching work in the modality points out important information: relevance of theoretical referential of other areas; influence of digital media on the sources of bibliographical reference; prominence of indexed journals in the SCiELO database; etc.

___

O objetivo precípuo desta pesquisa é executar um estudo bibliométrico sobre a produção científica referente à Educação a Distância (EaD). Para tanto, lançou-se mão da bibliometria objetivando analisar quantitativamente os metadados das teses presentes na base elaborada pelo Grupo Horizonte da Universidade Federal de São Carlos. Essa base conta com investigações de doutorado de programas de pós-graduação em Educação brasileiros com notas 5, 6 e 7 na avaliação trienal de 2013 da CAPES. Por meio da pesquisa, identifica-se que a produção científica referente à EaD ainda representa uma parcela ínfima no universo de teses de programas de pós-graduação em Educação. Ademais, a análise das referências bibliográficas das pesquisas que versam sobre o trabalho docente na modalidade aponta dados importantes, a saber: relevância de referencial teórico que não versa especificamente sobre a temática; influência dos meios digitais nas fontes das referências utilizadas; proeminência de periódicos indexados na base SCiELO; etc.

Biografia do Autor

Braian Garrito Veloso, Universidade Federal de São Carlos

Mestre e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É membro do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens) da UFSCar. Enquanto pesquisador, tem interesse pelas temáticas: Educação a Distância, Trabalho Docente mediado por Tecnologias, Tecnologias Digitais e Educação.

Daniel Mill, Universidade Federal de São Carlos

Professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde trabalha como Docente e Gestor de Educação a Distância (EaD). Doutor em Educação pela UFMG, com pós-doutorado pela Universidade Aberta de Portugal. É membro do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. É Líder do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens) e, como pesquisador, tem interesse particular pela interseção das temáticas: Trabalho Docente, Tecnologias, Linguagens, Cognição e Educação a Distância.

Publicado
2019-02-21
Como Citar
VELOSO, B.; MILL, D. PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O TRABALHO DOCENTE NESSA MODALIDADE: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO / Scientific productions about distance education and teaching work in this modality: a bibliometric study. Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537, v. 28, n. 1, p. 219-237, 21 fev. 2019.