TRANSFORMAÇÕES NA ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO DOCENTE E SUAS CONSEQÜÊNCIAS PARA OS PROFESSORES

Autores

  • Dalila Andrade Oliveira FAE/UFMG
  • Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves
  • Savana Diniz Gomes Melo
  • Vinicius Fardin
  • Daniel Mill UFSCar

Palavras-chave:

Trabalho docente, Organização do trabalho, Reformas educacionais

Resumo

O presente artigo pretende abordar a questão do trabalho docente como tema de estudos e investigação, a partir de breve retrospectiva das discussões sobre a organização do processo de trabalho escolar, procura identificar eixos de discussão e futuras pesquisas. A partir da identificação de mudanças ocorridas na organização do trabalho docente trazidas pelas reformas educacionais ocorridas na última década, procura problematizar as atuais condições de trabalho na escola e possíveis conseqüências das mesmas sobre o desenvolvimento do trabalho escolar e da própria profissão docente.

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Publicado

2012-10-30

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

TRANSFORMAÇÕES NA ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO DOCENTE E SUAS CONSEQÜÊNCIAS PARA OS PROFESSORES. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 11, p. 51–65, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8991. Acesso em: 3 fev. 2025.

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