FORMAÇÕES POR ALTERNÂNCIA: DIVERSIDADE DE SITUAÇÕES E PERSPECTIVAS DOS USUÁRIOS / Formations by alternation: diversity of situations and users perspectives
Palavras-chave:
Formação por alternância, Diversidade, Estrutura de formação por alternânciaResumo
O artigo argumenta contra a separação entre dimensões políticas e dimensões "pedagógicas" na formação por alternância, porque elas não são independentes. Os cursos de formação por alternância são complexos e difíceis, para os estagiários, aprendizes, alunos e estudantes, mas apresentam também grandes dificuldades para os gestores, formadores e docentes, pois existem muita diversidade e variedade nestes cursos, quanto à sua estrutura e natureza. As dificuldades relacionadas à formação e à certificação interferem no âmbito do emprego. Este artigo foi elaborado a partir de pesquisas já publicadas sobre a formação por alternância e com base em conferência proferida no Instituto Internacional Joseph Jacotot, em evento dedicado à formação por alternância. Os autores concluem pela necessidade de que os dispositivos sejam concebidos deixando margens para que os atores locais realizem adaptações necessárias para atender às especificidades e diversidades que são próprias de cada curso e de cada região.