DINÂMICA DOS SABERES E PROCESSO DE ELABORAÇÃO PRAGMÁTICA / Dynamique des savoirs et processus d’elaboration pragmatique / Knowledge dynamics and the process of pragmatic elaboration

Autores

  • Patrick Mayen École Normal Superieur De Dijon

Palavras-chave:

Saberes profissionais, Elaboração pragmática, Situação de trabalho

Resumo

Este artigo visa esclarecer o processo pelo qual os saberes profissionais se desenvolvem em situação de trabalho na e pela experiência. O caso da passagem de profissionais do setor do serviço pós-venda de uma atividade técnica para uma atividade técnica e comunicacional com clientes ilustra a problemática. Ele mostra como saberes de natureza técnica, adquiridos pela formação e pela experiência, transformam-se e combinam-se com saberes conversacionais construídos e desenvolvidos na experiência da vida e na do trabalho. A noção de processo de elaboração pragmática busca, aqui, dar conta da maneira pela qual os saberes, qualquer que seja sua natureza ou sua origem, tendem, na atividade, a formar-se e a transformar-se para assegurar a ação eficiente com e sobre as dificuldades, os riscos e os problemas colocados pelas situações de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Mayen, École Normal Superieur De Dijon

Patrick Mayen é psicólogo, professor de Ciências da Educação da École Normal Superieur De Dijon. O pesquisador vem realizando estudos sobre o dispositivo de formação contínua Validation des Acquis d'Expérience - VAE desde 2002, com todos os atores em todas as fases do processo (júris, acompanhamento, informações e conselhos). Seus estudos portam principalmente sobre o conceito de experiência e sobre domínios da formação profissional, notadamente sobre a didática profissional.

Downloads

Publicado

2013-12-08

Como Citar

MAYEN, P. DINÂMICA DOS SABERES E PROCESSO DE ELABORAÇÃO PRAGMÁTICA / Dynamique des savoirs et processus d’elaboration pragmatique / Knowledge dynamics and the process of pragmatic elaboration. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 3, p. 125–147, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9232. Acesso em: 27 out. 2021.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.