A REFORMA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: UMA ORIENTAÇÃO EUROPEIA AFIRMADA / Teacher training reform: a strongly-marked european orientation / La réforme de la formation des enseignants: une orientation européenne affirmée

Autores

  • Luc Jamet

Palavras-chave:

Formação de professores, Estabelecimento formador, Profissão docente

Resumo

A União Europeia interessa-se, particularmente, na reforma da formação dos professores. Uma análise comparativa dos elementos notáveis e comuns dos conteúdos das reformas, de um lado, nos levará a notar a difícil emergência do estabelecimento formador. Por outro lado, a síntese destes trabalhos porá em evidência que a reforma europeia da formação dos professores se insere em uma nova lógica da profissionalização.

The European Union is taking particular interest in the teacher training reform. On the one hand, a comparative analysis of the salient and common features of their contents will lead us to notice the difficult emergence of the training institution. On the other hand, the synthesis of this research will highlight the fact that the European reform in teacher training is to be seen in a new logic of professionalisation.

L'Union Européenne s'intéresse particulièrement à la réforme de la formation des enseignants. Une analyse comparative des éléments saillants et communs de leurs contenus nous conduira, d'une part, à constater la difficile émergence de l'établissement formateur. D'autre part, la synthèse de ces travaux mettra en évidence que la réforme européenne de la formation des enseignants s'insère dans une logique nouvelle de la professionnalisation.

Biografia do Autor

  • Luc Jamet
    Doutor em Ciências da Educação, Investigador Associado da Universidade Católica de Angers / Laboratório PESSEOA

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Publicado

2013-05-11

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

A REFORMA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: UMA ORIENTAÇÃO EUROPEIA AFIRMADA / Teacher training reform: a strongly-marked european orientation / La réforme de la formation des enseignants: une orientation européenne affirmée. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 1, p. 55–76, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9111. Acesso em: 19 dez. 2024.

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