CONCEPÇÕES DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E DUPLA ANTECIPAÇÃO / Conceptions de la formation professionnelle et double anticipation

Autores

  • Yves Schwartz Universidade de Provence

Palavras-chave:

Experiência, Formação profissional, Dupla antecipação, Trabalho

Resumo

Duas conferências Lisboetas, duas lições sobre experiência. Yves Schwartz retoma seu mestre, Georges Canguilhem, para levantar questões sobre a formação profissional. Se, por um lado, a similitude do meio nos permite, em uma primeira antecipação, acumular de forma normativa saberes em desaderência à diversidade de cada aqui e agora, buscando neutralizar as singularidades das situações de trabalho, por outro, uma segunda antecipação é convocada para implicar os debates, as dramáticas e as formas de eficácia que reconvocam os patrimônios de saberes, retrabalhando os procedimentos, as referências e os conceitos da primeira antecipação. Eis a noção de dupla antecipação que neste texto Schwartz coloca em ação nos cinco exemplos que nos apresenta e na síntese em seis pontos com a qual conclui.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

SCHWARTZ, Y. CONCEPÇÕES DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E DUPLA ANTECIPAÇÃO / Conceptions de la formation professionnelle et double anticipation. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 3, p. 17–33, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9220. Acesso em: 17 out. 2021.